Você sabe como avaliar a necessidade de treinamento da equipe?

 

voce-sabe-como-avaliar-a-necessidade-de-treinamento-da-equipe

É sempre importante reforçar a necessidade de treinamento em uma empresa. Com eles, é possível garantir tanto que os colaboradores sejam mais eficientes e preparados como também que fiquem mais motivados. Isso gera mais engajamento com os objetivos da empresa e, eventualmente, melhoria nos resultados.

Mas como avaliar a necessidade de treinamento de uma equipe e por que fazer isso? Continue a leitura deste post e tire suas dúvidas!

Por que fazer um levantamento da necessidade de treinamento da equipe?

Ao realizar um levantamento para reconhecer quais são as necessidades de treinamento da equipe, a empresa consegue identificar com precisão quais são os setores que necessitam de mudanças e otimizações para que se tornem mais efetivos.

Além disso, compreender essa necessidade também é importante para oferecer treinamentos mais adequados. Ao entender exatamente do que precisam os colaboradores e seus setores, os treinamentos são mais assertivos e, com isso, possuem um melhor retorno de investimento.

Como avaliar a necessidade de treinamento da equipe?

Entender quais são as necessidades de treinamento é uma tarefa que precisa ser realizada de maneira integrada e interna. Não adianta utilizar fórmulas prontas ou simplesmente copiar o que o mercado está fazendo — é necessário olhar para os talentos e setores e realmente compreender quais pontos merecem atenção.

No geral, as melhores práticas para conquistar bons resultados incluem:

Avaliação de desempenho

Por meio da avaliação de desempenho, é possível entender níveis produtivos de colaboradores e setores, além de compreender erros e dificuldades. A partir daí, há formas de levantar quais competências devem ser trabalhadas.

Observação

Às vezes, os resultados não aparecem traduzidos em números e relatórios, mas é possível notá-los por meio da observação. Sendo assim, o setor de RH tem que prestar atenção em questões que vão de conflitos a interesses de colaboradores para reconhecer essa necessidade.

Questionário

Perguntar diretamente para o colaborador também é uma alternativa. Muitas vezes, de acordo com seu plano de carreira e objetivos profissionais, o colaborador deseja fazer alguma especialização. Se fizer sentido para os resultados do negócio, pode ser considerada uma necessidade de treinamento.

Avaliações técnicas

Mediante a análise do produto ou serviço final e da satisfação dos clientes, o RH pode realizar avaliações técnicas em busca de pontos que precisam ser otimizados.

Solicitações de área

Em outros momentos, os próprios gestores podem solicitar que determinados colaboradores passem por treinamentos. Isso deve ser levado em conta, especialmente cruzando com os dados de outras ações.

Reuniões entre as áreas

Não é incomum que as áreas dependam umas das outras para atuar de maneira assertiva e eficiente. Sendo assim, uma possibilidade inclui realizar uma reunião entre os gestores das áreas para compreender que tipo de competência cada setor deve ter para um melhor fluxo de trabalho.

Relatórios, análises e descrições de cargos

Baseando-se nas descrições de cargos e de análises referentes ao turnover em cada função, por exemplo, é possível estabelecer competências e características desejáveis. Cruzando isso com a análise de perfil dos colaboradores atuais, tem-se uma ideia clara do que deve ser trabalhado.

Entrevistas de desligamento

E por falar em turnover, quando os colaboradores se desligam, é possível que haja causas de insatisfação e desmotivação. Com isso, fazer entrevistas de desligamento permite que a empresa saiba em que pontos falhou, especialmente na capacitação, de modo a prevenir novas saídas.

Fazer um levantamento da necessidade de treinamento da equipe permite que os treinamentos sejam mais eficientes e mais bem aproveitados. Para tanto, é necessário fazer avaliações de colaboradores e equipes e também perguntas e reuniões diretas de modo a chegar à seleção das necessidades principais.

Além dos treinamentos, benefícios também são fatores de motivação para colaboradores. Por isso, leia o nosso post e entenda como motivar os funcionários por meio de benefícios!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos