Vender nas redes sociais: 7 dicas para aumentar os resultados

Sem Vender; Vender nas redes sociais: 7 dicas para aumentar os resultados

De acordo com levantamento feito pelo Statista, um banco de dados interacional, 159 milhões de brasileiros acessam as mídias sociais diariamente. Além disso, de acordo com a mesma pesquisa, 81% da população conta com alguma forma de acesso à internet, fazendo do nosso país o 5º mais conectado no mundo. Dessa forma, vender nas redes sociais pode ser uma excelente maneira de alcançar muita gente.

Contudo, para obter bons resultados utilizando os diferentes canais nas mídias sociais é necessário contar com estratégias eficientes e seguir algumas recomendações básicas. Por isso, vamos mostrar neste artigo algumas dicas que fazem toda a diferença na hora de vender por meio da internet e das redes sociais.

1. Tenha uma identidade visual

Para obter bons resultados divulgando seus produtos e serviços nas redes sociais é fundamental ter uma identidade visual bem definida — e são várias as razões para isso.

A primeira delas é que nossa atenção é atraída por conteúdos bem produzidos e com boa qualidade nas imagens. Isso também vale para aquelas redes sociais onde o texto predomina, já que a identidade visual costuma ser o primeiro aspecto que chama a atenção quando alguém está de olho na tela.

Além da atração imediata causada por uma identidade visual coerente e bem pensada, ela ajuda a estabelecer laços entre você e seus consumidores e permite que eles reconheçam seus conteúdos, produtos e serviços de forma muito mais ágil. No mais, a combinação de cores, texturas e layouts pode ser utilizada para transmitir diferentes mensagens, sensações e conceitos sobre sua marca.

2. Conheça o seu público em potencial

Não adianta ter uma identidade visual impecável ou os produtos mais incríveis do mundo se você não souber se é aquilo mesmo que seu público está procurando. Por isso, caso você não conheça seu público-alvo, é a hora de mudar esse cenário.

Esse passo é indispensável para que as estratégias desenvolvidas tenham mais chance de funcionar. É com a delimitação do seu público-alvo em potencial que se torna possível definir que tipo de conteúdo produzir, como chamar a atenção para sua mensagem, quais produtos são mais ou menos interessantes para essa audiência e até mesmo estabelecer em que redes sociais sua marca deve estar presente.

Se seu público é composto majoritariamente de jovens, talvez seja o caso de atuar no TikTok, por exemplo. Por outro lado, para públicos mais velhos, essa rede social talvez não seja o melhor caminho, indicando que seus esforços devem se concentrar em outra mídia.

3. Entenda a concorrência

A análise do seu público-alvo pode acontecer em paralelo à avaliação da sua concorrência, identificando como ela marca presença nas diferentes redes sociais. Para isso, mapeie empresas que ofereçam os mesmos produtos e serviços que você.

Tome cuidado, é claro, para não copiar o que os concorrentes estão fazendo, já que isso gera problemas e prejudica a reputação do seu negócio. Contudo, utilize essa avaliação para entender melhor como cada uma das marcas age para se conectar aos clientes e de que forma você pode atuar para se destacar e oferecer uma experiência mais rica.

4. Crie conteúdos relevantes

Em 1996, Bill Gates, o fundador da Microsoft, publicou um texto com o título “O conteúdo é Rei”, afirmando que o que realmente movimentaria dinheiro na internet seria o conteúdo, de forma similar ao que acontece na TV.

Mais de 20 anos depois, podemos dizer que essa afirmação continua válida, principalmente nas redes sociais, na qual o mar de conteúdo tende ao infinito. Por isso, mais do que contribuir com a inundação do volume de informação é fundamental que você abasteça suas páginas e perfis com conteúdo relevante.

Para alcançar esse objetivo, reúna o que você sabe sobre seu público e quais são seus interesses com aquilo que você quer transmitir a respeito da sua marca. O conteúdo também pode ser utilizado para educar os consumidores a respeito dos seus produtos e serviços, bem como fornecer soluções para suas dores (ou seja, para as demandas e problemas que ele tem e que podem ser solucionados por você).

5. Mantenha um cronograma de postagens

A manutenção de um cronograma de postagens cumpre diversos objetivos. O primeiro é manter suas redes sociais movimentadas, sempre com novidades que tragam a atenção do consumidor de volta.

Em um segundo momento, esse fluxo constante pode ajudar a sua marca a alimentar o algoritmo das redes sociais. Algumas dessas plataformas privilegiam páginas que postem de forma constante, entregando os conteúdos para mais pessoas. Isso tende a melhorar suas métricas de alcance e engajamento.

Para estabelecer a frequência ideal e em que horários são melhores, faça testes e monitore os resultados a partir de cada alternativa experimentada.

6. Esteja a postos para interagir

Não basta utilizar as redes sociais para divulgar seus conteúdos e anunciar seus produtos e deixar os consumidores em uma posição passiva. Lembre-se sempre de que esses canais são, sobretudo, espaços para criar conexões e estabelecer conversas.

Logo, defina diretrizes de como vão se dar essas interações, desde a resposta aos comentários de uma publicação, aos feedbacks (negativos e positivos) ou mesmo dúvidas que possam chegar dos consumidores.

O cuidado com essas respostas faz toda a diferença, já que isso fortalece a imagem da marca entre os consumidores, que veem de forma positiva essa atenção.

7. Invista em anúncios

Se o seu planejamento financeiro permitir, em muitos casos vale a pena investir em estratégias envolvendo anúncios pagos nas redes sociais para alcançar mais pessoas e incrementar o engajamento.

Tal decisão passa, é claro, por avaliar a viabilidade e a efetividade dessa opção. Além disso, como cada rede social tem opções diferentes de anúncios pagos, é necessário considerar tais particularidades.

Seja como for, faça o acompanhamento do retorno dos investimentos feitos em anúncios para garantir que o dinheiro colocado na estratégia está surtindo os efeitos esperados.

Logo, métricas de retorno sobre investimento são essenciais. Elas permitem observar se cada real colocado nas campanhas está trazendo retornos superiores em relação às quantias gastas. Caso contrário, a estratégia pode estar gerando prejuízos.

É claro que vender nas redes sociais é fundamental em um mundo em que os clientes estão cada vez mais conectados. Entretanto, para alcançar os melhores resultados possíveis é necessária uma estratégia bem pensada, sempre levando em conta os fatores apontados ao longo deste post.

E você, já vende pelas redes sociais? Quais são suas dicas para lidar melhor com esses canais? Conte nos comentários!

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