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RH estratégico

Valores das empresas: conheça os mais importantes para os candidatos

Por Carlos em 18/12/2019
4 minutos para ler

Em qualquer processo de seleção, alguns fatores devem ser considerados para escolher um candidato em detrimento de outro. É o caso, por exemplo, da aderência do profissional aos valores das empresas.

Embora seja aparentemente simples, essa análise é geralmente negligenciada. Quando o RH da organização deixa de se certificar de que candidato partilha dos valores da organização, os riscos são grandes e podem ser fatais.

Se você deseja saber um pouco mais sobre o assunto, encontrou o conteúdo ideal! Neste post, descobrirá a importância dos valores corporativos e quais são os atributos mais estimados pelos candidatos. Confira!

Por que os valores das empresas são importantes?

As empresas contemporâneas existem em um cenário hostil, de alta concorrência e intensa volatilidade. Para que consigam se destacar, as organizações devem nutrir um sincero senso de individualidade, fortalecendo aquilo que as diferencia.

De forma geral, é justamente essa a missão dos valores corporativos. Trata-se de pontuar e ressaltar quais são as diretrizes e comportamentos valorizados na empresa, motivando o quadro de funcionários a replicá-los de maneira orgânica e natural.

A importância dos valores empresariais, portanto, fica nítida: assegurar o alinhamento da equipe, permitindo que todos ajam de acordo com os critérios adequados, sem que seja preciso forçar situações desagradáveis — tais como repreensões e/ou punições.

Qual a influência dos valores corporativos na seleção de candidatos?

Uma vez ressaltada a importância dos valores corporativos, é interessante aplicar tal ótica aos processos de recrutamento e seleção. Afinal, ao escolher quais profissionais serão integrados à rotina da empresa, é pertinente que haja segurança com relação aos perfis individuais.

Ao RH, portanto, cabe a missão de avaliar os candidatos para além de suas competências técnicas — também examinando a aderência às características valorizadas pela companhia.

Aqui, vale uma exemplificação: se um dos valores do negócio é o trabalho em equipe, a contratação de um candidato individualista pode não ser a ideal. Da mesma forma, se existe um valor de foco em inovação, um profissional resistente a mudanças provavelmente terá dificuldades para se encaixar.

Na prática, os valores corporativos devem influenciar no processo de seleção na medida em que proporcionam decisões mais assertivas e relacionamentos mais duradouros entre empresa e colaborador.

Quais são valores mais considerados pelos profissionais?

Neste momento, já ficou claro que os valores corporativos são importantes para os dois lados do cenário: recrutador, que deseja formar a melhor equipe, e candidato, que precisa se sentir confortável para performar com máxima eficiência.

Dentre os valores mais recorrentes e/ou valorizados pelos profissionais no momento de aceitar uma proposta de trabalho, despontam, por exemplo:

  • transparência nas relações, garantindo que as dinâmicas do trabalho sejam pautadas em ética e tornem-se estruturas de parceria e confiança;
  • trabalho em equipe, sinalizando que a interação entre as pessoas (e times) é valorizada e estimulada;
  • foco em resultados, posicionando a organização como uma empresa atenta aos esforços de seus colaboradores (e, assim, disposta a recompensá-los pelo trabalho bem-feito);
  • responsabilidade social, assegurando que a organização compromete-se com seu impacto na sociedade e no meio-ambiente, dedicando-se a torná-lo sempre mais positivo.

Os atributos citados, assim como uma série de outros valores das empresas, devem permear a decisão do RH e do candidato. Trata-se de uma via de mão dupla, em que as duas partes precisam estar alinhadas e cientes de seus compromissos e preferências.

O conteúdo foi útil e você deseja continuar aprendendo? Então, aproveite para entender como o LinkedIn Business pode maximizar seus processos de recrutamento e seleção.

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