Vale refeição: conheça as vantagens de oferecer para os funcionários

O vale-refeição nada mais é que um benefício que o empregador fornece a seus funcionários para que eles possam se alimentar durante o período de trabalho. Essa opção engloba restaurantes, lanchonetes, padarias e quaisquer outros estabelecimentos que cumpram com o propósito de fornecer alimentos prontos para consumo.

Além de alimentar os funcionários, o benefício refeição conta com outras vantagens para o empregador e para o pessoal contratado. O time fica mais motivado e a empresa passa a ter um diferencial de mercado em cenários de contratação e retenção de talentos. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto?

Confira, neste post, quais as razões para oferecer o benefício. Veja, ainda, como funciona o vale-refeição e o que deve ser observado para uma gestão eficiente desse auxílio.

O vale-refeição é obrigatório?

O vale-refeição é uma política de benefícios que, assim como o vale-transporte ou o vale-alimentação, pode ser caracterizada por uma obrigação legal. Seu pagamento acontece quando a empresa optar por ele ou quando a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) ou contrato de trabalho estabelecem o pagamento.

Ainda que esse benefício seja obrigatório em seu setor de atuação, o empregador pode descontar até 20% da folha salarial do empregado como forma de minimizar os impactos desse pagamento — e também como uma maneira de garantir que o benefício não seja caracterizado como parte do salário. Explicaremos melhor a seguir.

O que saber sobre o pagamento do vale-refeição

O Artigo 458 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) indica que o benefício do vale-refeição não pode exceder o teto de 20% do salário contratual. Além disso, a CLT explica que “além do pagamento em dinheiro, compreende-se no salário, para todos os efeitos legais, a alimentação, habitação, vestuário ou outras prestações in natura que a empresa, por força do contrato ou do costume, fornecer habitualmente ao empregado”.

Em outras palavras, quando o benefício não é fornecido gratuitamente, ele tem natureza indenizatória e não pode ser incorporado ao salário. Isso faz com que, muitas vezes, o desconto seja meramente simbólico, garantindo maior tranquilidade para o empregador.

As diferenças entre vale-refeição e vale-alimentação

É comum a confusão entre a oferta do vale-refeição e do vale-alimentação. No entanto, existem importantes diferenças entre os benefícios.

Enquanto o vale-refeição é fornecido para o pagamento dos alimentos prontos para consumo (restaurantes, padarias e redes de fast food), o alimentação tem como objetivo auxiliar na compra de gêneros alimentícios. Ou seja, é uma escolha que entrega um benefício a mais para o colaborador.

Ainda assim, saiba que a satisfação dos funcionários não é o único benefício de ofertar o vale-refeição para os funcionários.

Quais as vantagens do vale refeição?

Mesmo não sendo algo obrigatório para vários setores, o vale-refeição já é algo esperado pelos funcionários. A falta dele, aliás, pode ser o suficiente para deixar de reter alguns colaboradores qualificados.

Acontece que, com o vale-refeição, o empregado pode se alimentar todos os dias sem, para isso, comprometer sua renda salarial. Ainda que não exista um valor mínimo estipulado para o benefício, é interessante que a empresa avalie quanto é necessário, em média, para a alimentação principal na região em que trabalha.

Pode ser, no entanto, que o valor esteja atrelado às questões sindicais. Quando isso acontece, o departamento de recursos humanos (RH) deve ficar atento e observar convenções coletivas para alinhar a oferta de benefícios.

Mas a retenção de talentos e a satisfação dos funcionários não são as únicas vantagens da oferta do vale-refeição. Separamos alguns outros pontos interessantes que fazem com que o benefício seja relevante tanto para o contratante, quanto para o contratado. Veja só:

  • o vale-refeição pode ser o diferencial que atrai mais profissionais qualificados;
  • os colaboradores podem se alimentar melhor com o auxílio do vale-refeição;
  • o pessoal fica mais motivado e a produtividade tende a aumentar;
  • o benefício é um estímulo para as refeições coletivas e a interação da equipe;
  • existe liberdade para escolher onde almoçar ou lanchar;
  • em alguns casos, pode ser feito o acompanhamento dos cartões via web;
  • o cartão é recarregado em uma data selecionada pelo empregador, demonstrando transparência ao colaborador;
  • o benefício é seguro, tem senha e acesso ao saldo a cada transação efetuada;
  • permite a dedução do imposto de renda para empresas que aderem ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Agora já ficou claro como adotar o vale-refeição traz vantagens para uma empresa. Mas ainda que esse seja um diferencial competitivo, é importante realizar uma boa gestão do benefício. Falaremos sobre isso a partir de agora.

Como fazer uma boa gestão do vale refeição?

Para os empregadores que cogitam implementar o vale-refeição em sua empresa, é importante ter ciência de que ele, assim como qualquer benefício, precisa ser bem gerido para não acarretar prejuízos para o negócio e insatisfação para os beneficiados.

Vamos ver algumas regras básicas para a gestão do cartão refeição? Acompanhe!

Faça sua adesão ao PAT

O PAT é um programa governamental que tem como intuito estimular o empregador a distribuir benefícios alimentícios aos trabalhadores de baixa renda (ou seja, que recebem até cinco salários mínimos). Como recompensa dessa distribuição de benefícios, o governo concede incentivos fiscais ao empregador.

Para se cadastrar no programa, é necessário acessar o site do PAT e avaliar suas diretrizes, além de analisar se o enquadramento é vantajoso para a empresa. No geral, é possível deduzir até 4% do valor do imposto de renda devido com a inscrição.

Defina valores razoáveis para as refeições

Definir o valor adequado do benefício refeição é um desafio para muitas empresas. Para estipular a quantia ideal, é necessário levar em consideração os custos para alimentação nas regiões onde estão localizadas. Além disso, podem utilizar os valores estabelecidos pelos sindicatos, por meio das convenções coletivas.

Vale lembrar, no entanto, que o próprio PAT determina valores mínimos para o benefício. A conta é realizada de maneira que o funcionário possa se alimentar de maneira saudável e adequada. Uma forma de realizar o cálculo é avaliar o preço médio de refeições prontas (o tradicional prato feito), incluir a sobremesa e multiplicar pelos dias úteis do mês.

Busque um vale-refeição aceito em vários lugares

De nada adianta fazer a contratação de um serviço de cartão refeição com baixa cobertura. A grande vantagem desse benefício é o fato de o colaborador poder comer onde quiser, de maneira saudável, durante o período de trabalho. Assim, ser aceito em vários estabelecimentos é o mínimo que um vale-refeição precisa oferecer ao empregador e aos funcionários.

Planeje a inserção do benefício na sua empresa

Para não abalar as fianças da sua empresa, é importante avaliar com calma qual o melhor momento de incluir um benefício como o vale-refeição da sua empresa. Por isso, os benefícios oferecidos aos funcionários devem ser planejados. Nessa hora, ter uma gestão financeira eficiente e transparente ajuda a garantir a segurança dessa decisão.

Terceirize a gestão do benefício

Gerenciar os benefícios dos colaboradores demanda bastante tempo e organização. Por isso, existem empresas que fazem toda a gestão do cartão, facilitando assim o dia a dia do RH. São organizações que realizam todo o processo de emissão de cartão, envelopamento, distribuição e liberação de créditos. Da mesma forma, garante a segurança e a transparência das transações.

Até agora, já falamos sobre as vantagens da oferta do vale-refeição, assim como abordamos a importância de uma boa gestão do benefício. Mas como escolher a melhor empresa para oferta do vale refeição? Descubra o que avaliar!

Como escolher uma empresa para fazer a gestão do vale-refeição?

A escolha da melhor empresa para gerenciar o benefício do vale-refeição deve estar atrelada a alguns fatores importantes, que vão afetar positivamente a vida do empresário e a rotina do funcionário. São alguns passos:

  • avaliar a facilidade de gestão;
  • observar as possíveis promoções ou facilidades;
  • analisar a cobertura ou abrangência do benefício;
  • pesquisar sobre serviços e experiência de mercado;
  • comparar ofertas.

É importante lembrar que a gestão do vale-refeição deve trazer vantagens para a empresa contratante e facilidades para o beneficiário. Agora você já sabe o que é vale-refeição e como funciona. Descubra, enfim, qual opção contratar!

Vantagens de escolher a VB

Com tradição no mercado há 20 anos, a VB se destaca por oferecer o benefício que abrange cerca de 97% das cidades do país e conta com uma ampla rede credenciada.

Além de entregar mais satisfação e produtividade para os colaboradores, o VB Refeição (um dos benefícios trabalhados pela empresa) tem alguns pontos que são diferenciais. Aliás, são detalhes que impactam diretamente na escolha da empresa de gestão de benefício.

Veja só o que faz da VB uma ótima opção:

  • pode ser solicitado por pessoa física;
  • a contratação pode acontecer a partir de 1 colaborador;
  • consulta de saldo e próxima recarga por meio de aplicativo;
  • central de atendimento própria;
  • cartão equipado com tecnologia de chip;
  • administração do benefício por meio do portal da VB;
  • recarga pontual, a partir de data indicada;
  • incentivos do PAT.

Dessa forma, é necessário que o empregador tenha atenção à gestão dos benefícios que ele entrega a seus funcionários. Tomando esse cuidado, ele terá acesso a incentivos fiscais, evitará prejuízos e deixará os funcionários satisfeitos.

Se tudo isso for respeitado, o vale-refeição se torna uma ótima opção para a empresa investir. Além de ser um diferencial na contratação de novo pessoal, o cartão refeição ajuda a deixar os trabalhadores motivados e produtivos — com melhor desempenho.

Agora que você já entende como funciona o vale-refeição e quais são suas vantagens, aproveite para entrar em contato conosco! Nossos consultores podem orientar melhor sobre o que você deve oferecer aos seus funcionários e sobre como é feita a contratação do serviço. Que tal incluir esse benefício na gestão dos seus colaboradores?

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos