Vale-refeição é um benefício que o empregador fornece a seus funcionários para que eles possam se alimentar durante o período de trabalho. Essa opção engloba restaurantes, lanchonetes e quaisquer outros estabelecimento que cumpra com o propósito de fornecer alimentos prontos para consumo.

Além de alimentar os funcionários, o benefício refeição oferece outras vantagens para o empregador e para o pessoal contratado. Vamos entender um pouco mais sobre o assunto?

O vale refeição é obrigatório?

O pagamento de vale refeição não é obrigatório, exceto se a CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) exigir. Ainda que esse benefício seja obrigatório em seu setor de atuação, o empregador pode descontar até 20% da folha salarial do empregado para ajudar a arcar com os custos.

Quais as vantagens do vale refeição?

Mesmo não sendo algo obrigatório para vários setores, o vale refeição já é algo esperado pelos funcionários e a falta dele pode ser o suficiente para deixar de reter algumas pessoas qualificadas. Além disso, empresas que fazem uso do cartão refeição ganham algumas vantagens, como:

  • o vale refeição pode ser o diferencial que faltava para a empresa atrair mais profissionais;

  • fazendo uso do benefício refeição os colaboradores podem se alimentar melhor;

  • algumas empresas oferecem acompanhamento dos cartões via web;

  • o cartão é recarregado em uma data selecionada pelo empregador;

  • com a melhor alimentação, a produção das pessoas tende a aumentar e o pessoal fica mais motivado;

  • o cartão refeição é seguro e podemos acompanhar o saldo dos cartões a cada transação.

Como fazer uma boa gestão do vale refeição?

Para os empregadores que cogitam implementar o vale refeição em sua empresa, é importante ter ciência de que ele, assim como qualquer benefício, precisa ser bem gerido para não acarretar prejuízo para o negócio e insatisfação para os beneficiados.

Vamos ver algumas regras básicas para a gestão do cartão refeição? Acompanhe!

Faça sua adesão ao PAT

O PAT é um programa governamental que visa estimular o empregador a distribuir benefícios alimentícios aos trabalhadores de baixa renda (que recebem até cinco salários mínimos). Como recompensa dessa distribuição de benefícios o governo dá incentivos fiscais ao empregador.

Defina valores razoáveis para as refeições

Definir o valor adequado do benefício refeição é um desafio para muitas empresas. Para estipular a quantia ideal, é necessário que as empresas levem em consideração os custos para alimentação nas regiões onde estão localizadas. Além disso, podem utilizar os valores estabelecidos pelos sindicatos, por meio das convenções coletivas.

Busque um vale refeição aceito em vários lugares

De nada adianta fazer a contratação de um serviço de cartão refeição com baixa cobertura. A grande vantagem desse benefício é o fato de o colaborador poder comer onde quiser, de maneira saudável, durante o período de trabalho. Assim, ser aceito em vários estabelecimentos é o mínimo que um vale refeição precisa oferecer ao empregador e aos funcionários.

Terceirize a gestão do benefício

Gerenciar os benefícios dos colaboradores demanda bastante tempo e organização. Por isso, existem empresas, como a VB, que fazem toda a gestão do benefício, facilitando assim o dia a dia do RH. A VB realiza todo o processo de emissão de cartão, envelopamento, distribuição e liberação de créditos.

Dessa forma, é necessário que o empregador tenha atenção à gestão dos benefícios que ele entrega a seus funcionários. Tomando esse cuidado, ele terá acesso a incentivos fiscais, evitará prejuízos e deixará os funcionários satisfeitos.

Se tudo isso for respeitado, o vale refeição se torna uma ótima opção para a empresa investir: além de ser um diferencial na contratação de novo pessoal, o cartão refeição ajuda a deixar os trabalhadores motivados e produtivos.

Agora que você já entende como funciona o vale refeição e quais são seus benefícios, que tal entrar em contato com a gente? Nós podemos lhe orientar melhor sobre o que você deve oferecer aos seus funcionários e sobre como é feita a contratação do serviço!