Vale combustível: 8 motivos para oferecer esse benefício

vale-combustivel-3-motivos-para-oferecer-esse-beneficio

Todos os seus funcionários têm direito ao auxílio para se locomover até a empresa. Porém, nem todos utilizam os mesmos meios de transporte, o que pode dificultar o seu trabalho na hora de administrar esse benefício.

Neste post, vamos tirar todas as suas dúvidas em relação ao vale-combustível. Você vai entender a diferença entre vale-combustível e vale-transporte, assim como descobrir os benefícios de usá-lo na sua empresa!

O vale-combustível é uma alternativa eficiente e moderna para diferentes situações. Entenda agora como ele funciona!

 

O que é o vale-combustível

O vale-combustível é uma forma de benefício oferecida ao funcionário que utiliza carros particulares para se locomover até a empresa. Ele também pode ser usado como uma forma de controlar os gastos com combustível nas frotas corporativas.

Ele consiste em um cartão pré-pago que é utilizado pelo seu colaborador na hora de abastecer o carro particular ou veículo da frota da sua empresa. Esse cartão é recarregado por você de forma automatizada, e o seu funcionário tem um saldo disponível para utilizar com combustível.

Dessa forma, você centraliza os gastos da sua empresa com combustível em um único meio de pagamento. Além disso, possibilita que os seus funcionários utilizem os seus carros particulares para irem ao trabalho de forma simplificada.

A diferença entre vale-transporte e vale-combustível

O vale-transporte é um direito estabelecido pela CLT para todos os colaboradores de uma empresa. Segundo essa lei, independentemente da distância entre a casa do seu funcionário e o seu local de trabalho, ele pode requisitar esse benefício.

Porém, o vale-transporte costuma ser solicitado por colaboradores que utilizam transporte público para se locomover. Com isso, os funcionários que têm carro particular acabam não vendo utilidade nesse benefício.

O vale-combustível é uma solução na hora de assegurar esse benefício a todos os seus funcionários. Isso porque ele atende às necessidades dessa parcela de colaboradores que acaba não sendo incluída no vale-transporte.

Porém, ao optar pelo vale-combustível, o seu colaborador abre mão do vale-transporte. E, para assegurar que a empresa esteja adequada às leis trabalhistas, isso deve ser realizado por meio de um acordo inicial com o empregador em relação ao valor do vale-combustível.

Ou seja, se o seu funcionário não utiliza o transporte público para se deslocar até a empresa, esse benefício acaba perdendo a sua utilidade. Porém, ao possibilitar que ele troque o vale-transporte pelo vale-combustível, você assegura o benefício da melhor forma possível, tanto para a sua empresa quanto para o colaborador.

Essa é uma forma de buscar adequação à lei trabalhista, ao mesmo tempo em que respeita a individualidade do seu colaborador. Ou seja, por meio do vale-combustível, você consegue satisfazer as necessidades dos seus colaboradores que utilizam veículos particulares para chegar ao trabalho.

As formas de uso do vale-combustível

O vale-combustível pode ser utilizado com diversas finalidades na sua empresa. A primeira delas é como um substituto do vale-transporte. Porém, ele também pode ser uma forma de garantir o controle de frotas.

Ao utilizar o vale-combustível nas frotas corporativas, você melhora o seu controle de gastos relacionados ao abastecimento das unidades. Além disso, possibilita os recursos necessários para os seus motoristas, de acordo com as suas necessidades. Com isso, evita imprevistos na hora de abastecer os seus veículos.

Você também pode utilizar o vale-combustível para viagens ou deslocamentos dos seus funcionários. Com isso, evita ter que realizar reembolsos quando os seus colaboradores precisam se deslocar para visitar clientes ou fornecedores, por exemplo.

Os benefícios do vale-combustível

O vale-combustível oferece diversos benefícios, tanto para a organização quanto para os colaboradores. Vamos apresentar as 8 principais vantagens para que você comece a utilizar o vale-combustível agora mesmo!

1. É ideal para cargos e equipes que se deslocam mais

O vale-combustível é ideal para as equipes e os profissionais cujos cargos exigem mais locomoção. Em vez de dependerem de transporte público para efetivar as suas atividades, eles podem usar o seu próprio veículo, agilizando os negócios e aumentando as possibilidades de sucesso.

Os transportes públicos têm horário de saída e correm o risco de superlotação, dificultando a vida dos profissionais. Além disso, o conforto de viajar ou se deslocar dentro da cidade em seu próprio veículo é incomparável. Para equipes que precisam se deslocar muito em trabalho de campo, o vale-transporte acabaria custando mais caro para a empresa.

2. Dá autonomia para o funcionário escolher

Como não se trata de uma obrigatoriedade o fornecimento de combustível, isso dá mais liberdade para o funcionário decidir se acha ou não melhor essa opção, se prefere ela ao vale-transporte. É um acordo no qual a decisão do funcionário é que prevalecerá.

Ou seja, se ele não tem carro próprio e depende de transporte público, a melhor escolha é realmente o vale-transporte. Mas caso ele tenha o seu próprio veículo, a segunda opção pode ser bem mais vantajosa. Afinal de contas, ele não dependerá de metrô ou ônibus para ir até o local de trabalho.

Sabe-se perfeitamente o quanto andar nesses meios de transporte pode ser desgastante para o profissional. Optar pelo abastecimento do tanque pode, portanto, melhorar a qualidade de vida do profissional e aumentar a sua produtividade.

3. Elimina o controle manual de reembolsos

O cartão elimina a necessidade de reembolsar as despesas dos colaboradores. É realmente a melhor maneira de diminuir os gastos com abastecimento. A rotina operacional fica mais simplificada, assegurando a centralização das despesas somente em um pagamento. O cartão ainda permite a eliminação dos procedimentos manuais de reembolso, adiantamento e prestação de contas. Isso tudo contribui para melhorar a sua gestão.

4. Substitui o auxílio pago em dinheiro

Outra vantagem é que o cartão substitui o subsídio pago em dinheiro, otimizando o controle financeiro. Não é necessário dar dinheiro ao funcionário para se deslocar até determinado ponto ou fazer determinada viagem. Basta usar o cartão e abastecer conforme as necessidades do veículo, sem o perigo de faltar ou sobrar dinheiro.

Para o fluxo de caixa, o vale-combustível torna-se uma ferramenta de auxílio, que promove melhor controle das contas a pagar e a receber, reduzindo as possibilidades de erros na hora de fechar o caixa e de irregularidades que geralmente dão dores de cabeça ao final do dia e no fechamento do mês.

5. Melhora a satisfação e segurança dos seus funcionários

A oferta do vale-combustível aos seus funcionários possibilita que eles possam utilizar o próprio carro para ir até o trabalho. Esse meio de transporte oferece maior conforto no deslocamento dos seus colaboradores.

Isso pode se tornar um diferencial para a sua empresa, melhorando a satisfação dos seus colaboradores e atraindo mais talentos para a sua organização.

Isso porque você aumenta a liberdade de escolha deles em relação aos seus benefícios. Mais satisfeitos, os seus funcionários também se tornam mais motivados e engajados com o seu trabalho.

Dessa forma, a sua produtividade também se eleva. Além disso, eles percebem que a empresa se preocupa com as suas necessidades, o que aumenta o sentimento de parceria entre empregado e o empregador.

Além disso, o vale-combustível substitui o uso de dinheiro para o pagamento de combustível. Isso diminui a possibilidade de fraudes, roubos, perdas ou furtos, o que também traz maior sentimento de segurança para os seus colaboradores.

6. Diminui a burocracia

Reembolsos costumam gerar alguns transtornos para as empresas. Isso porque o seu funcionário pode se esquecer de apresentar as notas fiscais para você e, com isso, se sentir lesionado pela empresa. Além disso, essa prática pode acabar gerando custos que não estavam previstos no seu planejamento financeiro.

O vale-combustível é uma boa solução para os tradicionais reembolsos da sua empresa. Com ele, você consegue prever custos com o deslocamento dos seus funcionários. Dessa forma, realiza a recarga do cartão com antecedência.

Com isso, o seu funcionário tem o saldo disponível para utilizar quando necessário, sem precisar solicitar aos gestores com antecedência. Além disso, você não tem surpresas com reembolsos de combustível que não estavam previstos no orçamento, permitindo maior controle sobre os gastos da sua empresa e diminuindo a burocracia dos seus processos.

7. Automatiza o controle

A utilização do vale-combustível permite que você acompanhe valores, datas e horários nos quais ele foi utilizado. Isso gera um maior controle sobre gastos relacionados aos funcionários, assim como um melhor gerenciamento das unidades da sua frota.

O sistema que acompanha o uso do vale-combustível permite um controle de gastos em tempo real, listando créditos e despesas. Além disso, essa tecnologia possibilita que você disponibilize mais recursos para os seus funcionários antes que eles precisem solicitar.

 

8. Traz diferencial competitivo

Atualmente, as empresas aprenderam a valorizar ainda mais um conceito que sempre existiu: o de diferencial competitivo. Tudo o que o diferencia a sua empresa das concorrentes (diferença positiva) é vantajoso para ela, agrega mais valor à marca.

O mais comum ainda é oferecer o vale-transporte, sendo que muitos funcionários, e até gestores, nem sabem da existência do cartão de vale-combustível. Logo, quando se opta por esse último, a empresa está dando um passo além da concorrência, oferecendo um serviço de melhor qualidade para os seus colaboradores. Ao mesmo tempo, consegue otimizar a sua gestão e promover uma administração financeira mais precisa.

Portanto, o vale-combustível é um recurso que gera benefícios tanto para a gestão de frotas quanto para os seus funcionários. Ao terceirizar o seu fornecimento, a empresa passará a ter mais controle sobre os seus gastos, além de diminuir a burocracia e aumentar a satisfação dos seus colaboradores.

Se você quiser aprender mais sobre a gestão de benefícios na sua empresa, conheça o nosso e-book gratuito. No Guia dos Benefícios, você pode tirar todas as suas dúvidas e melhorar a gestão dos seus funcionários.

Para começar a utilizar o vale-combustível agora mesmo na sua empresa, entre em contato com a VB! Conheça as nossas soluções e potencialize os seus resultados.

 

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos