Seja para um maior controle e agilidade nos gastos com a frota corporativa, seja como um benefício aos funcionários, o vale combustível é uma alternativa eficiente e moderna. Afinal, ele permite o acompanhamento das despesas em tempo real, a desburocratização dos pagamentos, a elevação do moral da equipe e a redução de custos em todo o processo.

Além disso, o vale combustível é, também, uma ferramenta muito interessante para a gestão de frotas, pois diminui o uso de dinheiro vivo, a burocracia para que os veículos sejam abastecidos e ainda minimiza a possibilidade de fraudes, pois o controle pode ser feito com muito mais agilidade.

Vamos falar mais sobre as vantagens do vale combustível abaixo. Confira!

1. Vale combustível como benefício aos funcionários

O vale combustível é um auxílio pago por empregadores para que seus colaboradores possam deslocar-se ao seu local de trabalho e dele para clientes, reuniões, viagens, filiais, fornecedores, entre outros. Embora não seja garantido por lei, esse benefício se torna um diferencial da empresa em relação a suas concorrentes.

Afinal, oferecer a opção do funcionário utilizar o próprio carro para ir ao trabalho pode ser uma motivação para os talentos da empresa. Do mesmo modo, também incentiva a todos os colaboradores, já que boa parte deles prefere o conforto oferecido por esse meio de transporte.

Ainda, além de ser uma solução para os tradicionais reembolsos, pode auxiliar o departamento de Recursos Humanos a controlar as diárias de viagens ou ajudas de custo para colaboradores como executivos, vendedores, representantes.

Assim, proporcionar aos funcionários um auxílio para que utilizem seus veículos é interessante por aumentar a liberdade e o conforto dos trabalhadores e, dessa forma, elevar seu moral, por se sentirem parte de uma parceria com seu empregador.

Mas não é só como alternativa ao pagamento em dinheiro ou transferências bancárias aos colaboradores que o vale combustível é eficaz. É, também, uma importante ferramenta para a gestão de frotas.

2. Vale combustível na gestão de frotas: economia e agilidade

Além de poder ser oferecido como um benefício aos trabalhadores, o vale combustível também tem um papel importante na gestão de frotas corporativas, pois seu uso permite um maior controle dos gastos relacionados ao abastecimento das unidades, listando os valores, datas e horários em que foi utilizado.

Além disso, substitui o uso de dinheiro ou cheques para o pagamento de postos de gasolina. Assim, diminui a possibilidade de fraudes, erros de cálculo e situações de roubo, perda ou furto da quantia transportada. E pode também cortar gastos dentro da própria empresa.

3. As vantagens da terceirização do vale combustível

As vantagens citadas acima se tornam ainda mais atraentes com a terceirização dos serviços. Afinal, só assim é possível ter disponível, para os gestores, um sistema informatizado de controle de cada voucher, listando os créditos e as despesas em tempo real.

Portanto, o vale combustível tende a diminuir a burocracia interna, pois, além do controle dos gastos, contempla também a gestão da verba destinada ao abastecimento de veículos.

Ele ainda dá liberdade para que condutores ou responsáveis pelos veículos possam abastecê-los, sem a necessidade de requisitar valores, conferir notas fiscais ou efetuar reembolsos.

Como vimos, investir em um vale combustível é interessante tanto para melhorar a gestão de frotas corporativas, como para oferecê-lo como benefício ao seu quadro de funcionários.

Ao terceirizar seu fornecimento, a empresa passará a ter maior controle sobre seus gastos, além de diminuir os custos com burocracia e melhorar o moral de sua equipe.

Este artigo foi útil para você?Que tal aprender mais sobre gestão de benefícios? Conheça o nosso e-book gratuito: Guia dos Benefícios!