Todos os seus funcionários têm direito ao auxílio para se locomover até a empresa. Porém, nem todos utilizam os mesmos meios de transporte, o que pode dificultar o seu trabalho na hora de administrar esse benefício.

Neste post, vamos tirar todas as suas dúvidas em relação ao vale combustível. Você vai entender a diferença entre vale combustível e vale transporte, assim como descobrir os benefícios de usá-lo na sua empresa!

O vale combustível é uma alternativa eficiente e moderna para diferentes situações. Entenda agora como ele funciona!

O que é o vale combustível

O vale combustível é uma forma de benefício oferecido ao funcionário que utiliza carros particulares para se locomover até a empresa. Ele também pode ser usado como uma forma de controlar os gastos com combustível nas frotas corporativas.

Ele consiste em um cartão pré-pago que é utilizado pelo seu colaborador na hora de abastecer o carro particular ou veículo da frota da sua empresa. Esse cartão é recarregado por você de forma automatizada e o seu funcionário têm um saldo disponível para utilizar com combustível.

Dessa forma, você centraliza os gastos da sua empresa com combustível em um único meio de pagamento. Além disso, possibilita que os seus funcionários utilizem os seus carros particulares para irem ao trabalho de forma simplificada.

Diferença entre vale transporte e vale combustível

O vale transporte é um direito estabelecido pela CLT para todos os colaboradores de uma empresa. Segundo essa lei, independentemente da distância entre a casa do seu funcionário e o seu local de trabalho, ele pode requisitar esse benefício.

Porém, o vale transporte costuma ser solicitado por colaboradores que utilizam transporte público para se locomover. Com isso, os funcionários que possuem carro particular acabam não vendo utilidade nesse benefício.

O vale combustível é uma solução na hora de assegurar esse benefício a todos os seus funcionários. Isso porque ele atende às necessidades dessa parcela de colaboradores que acaba não sendo incluída no vale transporte.

Porém, ao optar pelo vale combustível, o seu colaborador abre mão do vale transporte. E, para assegurar que a empresa esteja adequada às leis trabalhistas, isso deve ser realizado por meio de um acordo inicial com o empregador em relação ao valor do vale combustível.

Ou seja, se o seu funcionário não utiliza o transporte público para se deslocar até a empresa, esse benefício acaba perdendo sua utilidade. Porém, ao possibilitar que ele troque o vale transporte pelo vale combustível, você assegura o benefício da melhor forma possível, tanto para sua empresa quanto para o colaborador.

Essa é uma forma de buscar adequação à lei trabalhista, ao mesmo tempo em que respeita a individualidade do seu colaborador. Ou seja, por meio do vale combustível, você consegue satisfazer as necessidades dos seus colaboradores que utilizam veículos particulares para chegar ao trabalho.

Formas de uso do vale combustível

O vale combustível pode ser utilizado com diversas finalidades na sua empresa. A primeira delas é como um substituto do vale transporte. Porém, ele também pode ser uma forma de garantir o controle de frotas.

Ao utilizar o vale combustível nas frotas corporativas, você melhora o seu controle de gastos relacionados ao abastecimento das unidades. Além disso, possibilita os recursos necessários para os seus motoristas, de acordo com as suas necessidades. Com isso, evita imprevistos na hora de abastecer os seus veículos.

Você também pode utilizar o vale combustível para viagens ou deslocamentos dos seus funcionários. Com isso, evita ter que realizar reembolsos quando os seus colaboradores precisam se deslocar para visitar clientes ou fornecedores, por exemplo.

Benefícios do vale combustível

O vale combustível oferece diversos benefícios, tanto para a organização quanto para os colaboradores. Vamos apresentar as 3 principais vantagens para que você comece a utilizar o vale combustível agora mesmo!

1. Melhora a satisfação e segurança dos seus funcionários

A oferta do vale combustível aos seus funcionários possibilita que eles possam utilizar o próprio carro para ir até o trabalho. Esse meio de transporte oferece maior conforto no deslocamento dos seus colaboradores.

Isso pode se tornar um diferencial para sua empresa, melhorando a satisfação dos seus colaboradores e atraindo mais talentos para a sua organização.

Isso porque você aumenta a liberdade de escolha deles em relação aos seus benefícios. Mais satisfeitos, seus funcionários também se tornammais motivados e engajados com o seu trabalho.

Dessa forma, sua produtividade também se eleva. Além disso, eles percebem que a empresa se preocupa com as suas necessidades, o que aumenta o sentimento de parceria entre empregado e o empregador.

Além disso, o vale combustível substitui o uso de dinheiro para o pagamento de combustível. Isso diminui a possibilidade de fraudes, roubos, perdas ou furtos, o que também traz maior sentimento de segurança para os seus colaboradores.

2. Diminui a burocracia

Reembolsos costumam gerar alguns transtornos para as empresas. Isso porque seu funcionário pode esquecer de te apresentar as notas fiscais e, com isso, se sentir lesionado pela empresa. Além disso, essa prática pode acabar gerando custos que não estavam previstos no seu planejamento financeiro.

O vale combustível é uma boa solução para os tradicionais reembolsos da sua empresa. Com ele, você consegue prever custos com o deslocamento dos seus funcionários. Dessa forma, realiza a recarga do cartão com antecedência.

Com isso, o seu funcionário tem o saldo disponível para utilizar quando necessário, sem precisar solicitar aos gestores com antecedência. Além disso, você não tem surpresas com reembolsos de combustível que não estavam previstos no orçamento, permitindo maior controle sobre os gastos da sua empresa e diminuindo a burocracia dos seus processos.

3. Automatiza o controle

A utilização do vale combustível permite que você acompanhe valores, datas e horários nos quais ele foi utilizado. Isso gera um maior controle sobre gastos relacionados aos funcionários, assim como um melhor gerenciamento das unidades da sua frota.

O sistema que acompanha o uso do vale combustível permite um controle de gastos em tempo real, listando créditos e despesas. Além de possibilitar que você disponibilize mais recursos para os seus funcionários antes que eles precisem solicitar.

Portanto, o vale combustível é um recurso que gera benefícios tanto para a gestão de frotas quanto para os seus funcionários. Ao terceirizar o seu fornecimento, a empresa passará a ter mais controle sobre seus gastos, além de diminuir a burocracia e aumentar a satisfação dos seus funcionários.

E para aprender mais sobre a gestão de benefícios na sua empresa, conheça o nosso e-book gratuito. No Guia dos Benefícios você pode tirar todas as suas dúvidas e melhorar a gestão dos seus funcionários.

E para começar a utilizar o vale combustível agora mesmo na sua empresa, entre em contato com a VB! Conheça as nossas soluções e potencialize os seus resultados!