Treinamento e desenvolvimento de colaboradores: 7 dicas para melhorar

Sem Parar Empresas: Treinamento e desenvolvimento de colaboradores: 7 dicas para melhorar

Se a sua equipe não consegue alcançar a qualidade e a produtividade de que precisa, está na hora de melhorar o programa de treinamento e desenvolvimento. Essa prática é fundamental para aperfeiçoar as competências dos colaboradores e trazer melhorias para o negócio por meio da inovação contínua.

Esse tipo de programa é criado pensando em como melhorar a performance da equipe para atender às necessidades da empresa. E à medida que o mercado se modifica, é preciso aprender novos conceitos, técnicas e desenvolver comportamentos que ajudem no crescimento da organização.

Pensando nisso, as dicas abaixo ajudarão você a construir um programa eficiente e que traga os resultados almejados. Então acompanhe!

1. Faça um diagnóstico da situação atual

Antes de tudo, você precisa fazer um diagnóstico. Ele serve para mostrar quais são as dificuldades que impedem a sua equipe de dar o próximo passo na melhoria da performance. Assim, você reconhece os problemas enfrentados, tem clareza sobre o que está acontecendo e quais são as possíveis causas da situação. Esse primeiro passo é crucial para planejar a estratégia de treinamento e desenvolvimento.

Observe como os colaboradores executam suas atividades rotineiras e quais são as lacunas que não os deixam executar suas atividades com excelência. Considere quais são os objetivos do negócio e em que momento a empresa se encontra para alcançar esse resultado. Assim fica mais fácil entender o que os colaboradores precisam para progredir, como veremos a seguir.

2. Determine os resultados esperados

O que você pretende alcançar com o programa de capacitação da sua equipe? Como definiria um resultado excelente? Essas respostas ajudarão a visualizar o cenário ideal e evitar escolhas que não condizem com o que se espera obter — por exemplo, conteúdos e habilidades que não contribuirão para o momento que a empresa está vivendo.

Uma técnica que já vem sendo utilizada na educação corporativa são as trilhas de aprendizagem. Elas ajudam não apenas a nivelar o conhecimento do time, mas também a melhorar a gestão de conhecimento da empresa, já que os próprios funcionários podem disseminar seus conhecimentos mais avançados uns com os outros.

3. Mensure as competências a serem desenvolvidas

Para alcançar o objetivo esperado pela empresa, é preciso definir quais metas são capazes de levar a determinado resultado. E, para isso, você precisa saber qual o progresso desse caminho e se as ações realizadas estão suprindo as necessidades identificadas.

Por isso, você precisa medir o desenvolvimento de competências de cada colaborador. Já dizia o sábio William Edwards Deming, renomado especialista da produtividade e qualidade: “o que não é medido, não é gerenciado”.

Além do mais, lembre-se de que o conjunto de competências se dá tanto pelas habilidades técnicas quanto pelas comportamentais. Isso significa que todo programa de treinamento e desenvolvimento precisa abordar conhecimentos técnicos, práticos e construção de comportamentos que formarão o aprendizado do colaborador. Observe as perguntas, as dificuldades, os erros que se repetem na equipe e quais tipos de competências poderiam evitar isso.

4. Defina o formato e os tipos de recursos

Considerando que existem diversos formatos com recursos variados para usar nos programas de treinamento e desenvolvimento, essa escolha precisa se relacionar com o perfil dos colaboradores, cultura da empresa e análise de prós e contras de cada um.

No caso dos treinamentos, a pauta em questão deve abordar a vivência do mundo do trabalho e as ações de desenvolvimento, fatores-chave para o autoconhecimento e construção de novas habilidades.

Pesquise sobre as opções disponíveis no mercado e em quais delas seus colaboradores se sentiram confortáveis e estimulados a participar. Podem ser grupos de leitura, materiais audiovisuais, gamificação, estudos de caso, dentre outros. O importante é gerar engajamento na sua equipe para a troca de aprendizado.

5. Aposte na aprendizagem combinada

A aprendizagem combinada, ou blended learning, é uma tendência de RH nos programas de capacitação e educação corporativa que visa combinar os métodos tradicionais presenciais com a tecnologia. A vantagem disso é que você consegue envolver tanto os colaboradores que sentem necessidade de interação face a face quanto os que gostam da independência dos sistemas e aplicativos.

Além do mais, fica mais fácil desenvolver múltiplas competências porque você trabalha a aprendizagem personalizada com o dinamismo das plataformas digitais. Eles consomem o conteúdo, interagem e se divertem enquanto direcionam seu próprio aprendizado rumo aos resultados esperados pela empresa.

6. Avalie os resultados obtidos

Cada avanço no programa de treinamento e desenvolvimento precisa ser medido para mensurar as conquistas e ajustar o que for preciso. Por isso, você precisa fazer essa avaliação. Identifique se os colaboradores gostaram dos recursos utilizados, se o conteúdo foi interessante e, principalmente, quais impactos foram gerados para o exercício do cargo.

Uma dica é utilizar o método eNPS para avaliar em uma escala de 0 a 10 e obter dados mensuráveis. Porém, as competências comportamentais precisam de mais tempo para serem mensuradas quando comparadas com as técnicas. Neste sentido, você pode observar e entender o que acontece por meio das avaliações de desempenho, dando mais tempo para situações variadas e tempo hábil para um feedback.

7. Invista em um programa de recompensas

Todo ser humano necessita de motivação para dar o próximo passo, inclusive no desenvolvimento de competências profissionais. Cabe a você, na posição de gestor de pessoas, criar formas de reconhecer o esforço do colaborador e recompensar a conquista de cada resultado. Isso o incentivará a vencer suas próprias limitações, além de estimular os colegas a sua volta.

E essas recompensas podem ser variadas. Por exemplo, medalhas e emblemas para simbolizar uma subida de nível, elogios e homenagens públicas que gerem reconhecimento e sensações de bem-estar e felicidade, e até mesmo prêmios mais tangíveis, como bônus, presentes e carteiras de benefício.

Os programas de treinamento e desenvolvimento são vitais para aquisição e manutenção do conhecimento da empresa, além de reforçar o diferencial competitivo com um time de alta performance. Por isso, além dessas dicas, procure sempre identificar se os resultados esperados foram alcançados por meio dos indicadores-chave de desempenho e da melhoria contínua do negócio no mercado.

Você tem tido dificuldades com o desempenho dos seus colaboradores? Compartilhe suas experiências nos comentários e vamos conversar um pouco mais sobre esse assunto!

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