Terceirização do RH: confira processos que podem ser terceirizados no setor

Sem Parar Empresas: Terceirização do RH: confira processos que podem ser terceirizados no setor

Foi-se o tempo em que a terceirização do RH era um tema que despertava polêmica. Muito disso se deu por conta da elevação da complexidade das atividades desenvolvidas por esse setor. O que antes quase sempre se resumia a demissões e contratações hoje engloba uma série de outras tarefas, como a correta gestão de benefícios e a elaboração de estratégias que promovam o ganho de produtividade.

Nesse sentido, a terceirização traz uma série de ganhos, abrindo espaço para que esse setor tão importante dentro de qualquer empresa se dedique a ações com caráter mais específico. Mas quais processos podem ser terceirizados sem trazer prejuízos ao resultado? Explicaremos isso ao longo deste conteúdo. Confira!

Quais os benefícios da terceirização do RH?

Como você provavelmente já sabe, a terceirização consiste na prática de contratar uma empresa externa para realizar atividades que até então eram desenvolvidas pela equipe própria. Isso normalmente é feito quando se quer melhorar a eficiência do negócio, favorecendo a melhor alocação de recursos, sejam eles financeiros ou humanos.

Porém, além do incremento na eficiência, a adoção de processos terceirizados dentro do RH embute uma série de outros benefícios. Os mais notáveis estão listados nos tópicos a seguir.

Redução de custos

A manutenção de uma equipe completa de RH, capaz de fazer frente a todas as demandas desse setor, pode custar caro para a empresa. Os custos serão ainda maiores se todo o setor tiver quer ser levantado do zero, como acontece num negócio que está começando.

Dessa forma, terceirizar parte (ou a totalidade) dos processos é uma excelente estratégia de redução de custos sem representar perda de eficiência nos resultados obtidos. Além disso, a terceirização garante maior previsibilidade nessas despesas.

Melhora da alocação de tempo e recursos

Com processos terceirizados, os demais profissionais de RH da sua empresa concentram recursos preciosos (como o tempo) em tarefas que realmente demandem sua ação. Isso é nítido, por exemplo, em atividades que exigem apenas o cumprimento de tarefas repetitivas.

Em vez de perder tempo com isso, seus colaboradores estarão concentrados em desempenhar outras funções que colaborem efetivamente com a melhoria dos resultados da empresa, enquanto os demais processos estão sob responsabilidade do serviço contratado.

Aumento da produtividade

Pense, por um instante, na perda de produtividade gerada pela necessidade de dar conta de uma série de tarefas meramente burocráticas que são importantes para o andamento do negócio. Esses trabalhos secundários ocupam um tempo precioso na jornada de trabalho e comprometem de forma significativa a eficiência.

Além disso, nem sempre sua empresa conta com a especialização adequada para desenvolver determinada tarefa de forma satisfatória. Com isso, surgem retrabalhos, reduzindo ainda mais a produtividade e prejudicando a utilização dos recursos disponíveis.

Elevação da escalabilidade

O termo escalabilidade, em linhas gerais, diz respeito à capacidade que um negócio tem de expandir suas atividades de forma satisfatória sem comprometer a qualidade do trabalho entregue.

Nesse sentido, uma empresa que planeja crescer deve considerar desde já como isso impactará as suas soluções de RH. Considerar a terceirização de parte dos processos do setor ajuda também nisso, uma vez que facilita a expansão, já que para ampliá-lo basta rever o contrato de serviço sem fazer grandes investimentos adicionais.

Quais processos podem ser terceirizados?

Por mais benefícios que a terceirização demonstre ter, sempre há muitas dúvidas acerca de quais processos trazem bons resultados se sua responsabilidade for repassada. Por isso, indicamos abaixo algumas atividades que podem sem terceirizadas com retornos satisfatórios.

Folha de pagamento

Dependendo do tamanho da empresa e do número de colaboradores que ela tem, a emissão correta da folha de pagamento certamente demandará bastante tempo, uma vez que são diversos itens que devem ser observados com cuidado. Além de tudo, erros nessa hora comprometem a empresa, inclusive em aspectos jurídicos e tributários.

Por isso, ao terceirizar essa responsabilidade e entregá-la a alguém capacitado, será possível otimizar a dinâmica de pagamentos, reduzir o volume de trabalho concentrado no setor de RH e melhorar a alocação de recursos conforme já destacamos.

Controle de ponto

A principal característica do controle de ponto é que normalmente ele exige o emprego de soluções específicas, que muitas vezes envolvem a contratação de equipamentos e softwares dedicados a esse fim.

Desse modo, para garantir o controle preciso dessas informações, o ideal é sempre contratar junto os serviços de uma empresa especializada nessa atividade que seja capaz não apenas de fornecer os equipamentos necessários, como também de prestar assistência e fornecer relatórios completos e detalhados sempre com precisão.

Recrutamento e seleção

Mesmo que por muito tempo não se cogitasse a terceirização dos processos de recrutamento e seleção, isso vem mudando aos poucos. É cada vez maior o número de empresas que recorrem a consultorias externas para garantir contrações mais acertadas.

Entre as vantagens da terceirização desse processo, estão redução do custo e do tempo para a seleção dos candidatos e um maior foco na qualidade da contratação, uma vez que são maiores as chances de encontrar um profissional que preencha o perfil esperado.

Gestão de benefícios

Assim como a emissão da folha de pagamento, a gestão adequada dos benefícios oferecidos aos funcionários requer tempo para que tudo seja feito de forma correta, principalmente quando se leva em conta que alguns deles são regulamentados pela legislação trabalhista.

E basta pensar no número de benefícios que podem ser disponibilizados para ter uma noção de quanto tempo será necessário para dar conta dessa tarefa: vale-transporte, vale-refeição, vale-alimentação, auxílio odontológico e seguro de vida são apenas alguns deles.

Diante dos ganhos de produtividade e satisfação que um plano de benefícios traz, é importante garantir que a empresa responsável pela sua gestão tenha experiência no mercado e ofereça sempre as melhores soluções, garantindo a tranquilidade tanto para colaboradores quanto para o seu RH, como é o caso da VB.

Assim, a terceirização do RH traz bons resultados, desde que bem implementada. E isso passa por entender melhor quais processos podem ser terceirizados e os benefícios que essa opção gera para a rotina do negócio.

Quer contar com as melhores soluções em gestão de benefícios? Então, entre em contato com a VB agora mesmo e conheça nossas opções para revolucionar seu setor de RH.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos