Tendências de RH: o que sua empresa não pode deixar de acompanhar

tendencias-de-rh-o-que-sua-empresa-nao-pode-deixar-de-acompanhar

Criar uma cultura corporativa que impulsiona a eficiência de colaboradores e alinha a força de trabalho é tarefa imprescindível para qualquer empresa.

O setor de recursos humanos deve detectar as melhores formas de recrutar, reter e engajar os melhores profissionais, para que resultados positivos possam ser alcançados. Por isso, é importante manter-se atualizado sobre os métodos e processos de gestão de pessoal que surgem a todo momento.

Afinal de contas, organizações eficazes só são construídas com equipes altamente capacitadas.

Confira, a seguir, algumas das principais tendências de RH que despontam no mercado atual.

Mobilidade no Trabalho

Mobilidade no trabalho é um tipo de trabalho em que tarefas corporativas são realizadas sem a necessidade de um escritório.

O modelo propõe que organizações façam uso de dispositivos tecnológicos, que vão possibilitar a realização de tarefas e o compartilhamento de documentos, sem que todas as partes envolvidas no processo se encontrem de fato.

Dessa forma, informações continuam sendo acessadas de forma rápida e eficiente e os diversos colaboradores ganham tempo e comodidade.

Como o encontro não é necessário, o trabalho pode ser realizado por um número amplo de profissionais em todo o mundo, o que garante produtividade e flexibilidade. O trabalho flexível acaba aprimorando os processos de trabalho, aumentando a eficiência e gerando economia de tempo e dinheiro.

Além disso, o trabalho remoto possibilita que o colaborador trabalhe com um ritmo próprio, o que leva a uma melhora em seu desempenho.

A mobilidade no trabalho é ainda pouco difundida no Brasil, mas tem ganhado espaço. Cada vez mais softwares e aplicativos são desenvolvidos para gerenciar o processo do trabalho a distância e mais empresas se interessam pela modalidade.

People Analytics

Dentre as tendências de RH, a people analytics é a prática de gestão de pessoas por meio da análise de dados. Ao realizar a leitura cuidadosa de resultados, falhas e processos da empresa, a empresa realiza ações assertivas, que trazem bons resultados internos.

Por meio do uso de softwares, que são alimentados com informações relevantes do negócio, é possível o acesso a estatísticas que ajudam os gestores de uma organização a desenvolver novas ideias, resolver problemas de pessoal e a direcionar as ações do departamento de recursos humanos — e da empresa como um todo.

A análise de dados garante escolhas certeiras, evitando riscos. Uma vez que o setor de recursos humanos conhece esses aspectos da empresa, é possível traçar estratégias para o recrutamento, retenção e engajamentos dos melhores profissionais.

Planejamento de carreira em W

Novas formas de crescimento corporativo são encontradas no mercado atual. No passado, funcionários seguiam a linha tradicional de crescimento, em que a posição de liderança era alcançada gradativamente.

Esse modelo, no entanto, não leva em consideração o perfil do colaborador, que muitas vezes não tem as aptidões necessárias para ocupar um cargo específico.

O planejamento de carreira em W oferece ao funcionário a possibilidade de assumir o cargo de gestão, sem que ele deixe de executar as tarefas técnicas.

Cria-se então um funcionário altamente especializado, que domina conhecimentos específicos de ambas as áreas. A opção cria profissionais mais flexíveis, versáteis e dinâmicos, que entendem o funcionamento da empresa como um todo.

Benefícios diferenciados

Providenciar um plano de benefícios bem estruturado e que atenda as necessidades dos colaboradores é fundamental para toda companhia. Funcionários talentosos não procuram apenas salários competitivos, mas também uma série de benefícios que alcancem os seus objetivos pessoais e profissionais.

Nesse contexto, diversas empresas fazem um planejamento diferenciado de benefícios, providenciando vantagens que levam em conta as necessidades de cada colaborador. Ao optar por essa estratégia, a organização preocupa com a qualidade de vida do funcionário, gerando taxas maiores de retenção e engajamento.

Um departamento de recursos humanos eficiente é capaz de organizar e atender as necessidades específicas de uma empresa por meio de uma gestão bem executada de seus funcionários.

Por isso, é fundamental que as principais práticas sejam realizadas em conformidade com o mercado vigente, que sempre demanda novos métodos de lidar com o capital humano. Seguir tendências pode ser a peça-chave para o sucesso profissional.

Já conhecia todas essas tendências de RH? Para saber mais sobre a área de recursos humanos, siga em nossas redes sociais (LinkedIn e Facebook)!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos