Tecnologia na contabilidade: 5 tendências que você precisa conhecer

original-a6cfe2a08662602880f855486b4b2602-780x450

As ferramentas tecnológicas são úteis em qualquer segmento de negócio. E o ramo de contabilidade também faz está incluído. É importante que o contador conte com recursos tecnológicos para se manter competitivo no mercado do século XXI. Afinal, as transformações digitais estão afetando o modo de trabalho de todos os profissionais da área contábil.

As novas ferramentas influenciam a elaboração do planejamento e das metas, além da realização de diferentes tipos de atividades e processos, facilitando ainda o relacionamento e até a divulgação de serviços. Veja 5 tendências da tecnologia na contabilidade que vale a pena conhecer para otimizar o seu trabalho!

1. Os softwares de gestão contábil

A tecnologia na contabilidade otimiza certos processos e torna mais fácil a realização de atividades com o suporte tecnológico ideal. Os softwares permitem que o gestor seja mais preciso no planejamento e na efetivação das atividades profissionais. Alguns softwares de gestão ajudam a controlar tarefas do setor contábil, reduzindo a complexidade de processos mais burocráticos, como balancetes dinâmicos, folha de pagamento, emissão de notas fiscais, elaboração de relatórios.

Há softwares que conseguem dar conta das mais diversas atividades do setor contábil, enquanto outros se destinam a atividades mais específicas. O mercado oferece softwares de contabilidade comercial, custos, fiscais, administração de pessoal, faturamento, gerencial, controle de estoque e outros.

2. O atendimento online

A tecnologia, principalmente por meio da internet, permite tornar o atendimento ao cliente mais dinâmico. Antes, ele tinha opções mais limitadas para se comunicar com o contador, como telefone, fax ou presença física. Hoje, já não é necessário deslocar-se, o que ajuda a ganhar tempo. Tudo se torna possível devido às ferramentas de contato digitais: e-mails, chats no site da empresa (incluindo os chatbots), formulários online, comunicadores em tempo real (WhatsApp, Skype).

Desse modo, podem ser abertos diferentes canais de contato para atender ao cliente, permitindo que sejam enviados documentos e mensagens, sejam elucidadas dúvidas, sejam solicitados orçamentos e outros processos — tudo com agilidade e segurança.

3. A integração de sistemas

Para aprimorar a performance das empresas, é preciso que o fluxo de informações entre os diferentes setores e sistemas seja eficiente. A precariedade da comunicação só gera transtornos, inclusive interpretações erradas sobre diversos assuntos.

A integração de sistemas contábeis também é uma tendência no campo da tecnologia da contabilidade. O software para contadores ajuda no cumprimento de atividades diversas, desde as mais simples até as mais estratégicas. Dessa maneira, garante-se uma melhor produtividade e uma visualização integral dos desafios do setor.

4. Os certificados digitais

Os documentos digitalizados levantam questões sobre a segurança digital. Uma dúvida é em relação à autenticidade de um determinado documento, ou seja, é preciso ter certeza de que ele não foi fraudado, adulterado. Há certificados que asseguram a autenticidade das assinaturas, bem como o envio dos documentos digitais.

Há basicamente dois tipos de certificados digitais: o A1 (refere-se a arquivos digitais) e o A3 (refere-se a tokens ou a cartões). É necessário contar com certificados digitais para confirmar que a documentação tem valor efetivo. Sem os certificados digitais, não há como prestar serviços mais confiáveis e cativar os clientes.

5. A informatização do escritório

A informatização não consiste na aquisição de novos computadores. Consiste em digitalizar completamente todas as operações do escritório. Essa tendência implica a utilização correta de todos os sistemas eletrônicos desenvolvidos pelo governo, como o SPED e o eSocial. Outra maneira de informatizar é o escritório contar com softwares próprios para analisar dados, medir resultados e outras ações.

O escritório precisa ainda apresentar condições para realizar a digitalização de toda a documentação disponível. Isso representa a transformação dos arquivos físicos em arquivos digitais que possam ser assinados e autenticados para serem armazenados na nuvem.

Revelamos as 5 principais tendências da tecnologia na contabilidade. Convém ao contador manter-se atualizado sobre todas as tecnologias existentes para agregar maior valor ao seu trabalho e melhorar o seu posicionamento no mercado.

Se você gostou do artigo e deseja receber novidades em seu e-mail, assine a nossa newsletter!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos