Separamos 6 benefícios de adotar um sistema de gestão de RH

original-49f4efede9797a8075b20d751cfc6fdf-780x450

Contar com um sistema de gestão de RH é uma das principais tendências do setor atualmente. Isso é reflexo das inovações impulsionadas pelas mudanças tecnológicas, que atingem praticamente todas as atividades humanas.

A informatização de muitas das tarefas do setor de recursos humanos propiciada pela implementação desses sistemas é capaz de alterar a dinâmica de gestão, trazendo mudanças significativas na produtividade e nos resultados do trabalho desenvolvido. Para saber mais dos benefícios dessa ferramenta, prossiga com a leitura.

1. Agilidade de processos

A burocracia costuma consumir boa parte do tempo de quem trabalha no setor de RH. Enquanto tem que lidar com essas tarefas, o profissional fica incapacitado de fornecer auxílio em outras obrigações, muito mais relevantes para o bom andamento do trabalho, o que também atrasa o fluxo dos processos.

Com um bom sistema de gestão de RH, tarefas monótonas e repetitivas podem ser automatizadas, como o preenchimento de formulários e cálculo de folha de pagamento. Isso libera mão de obra para tarefas que realmente exijam a ação humana.

2. Aumento de satisfação interna

A desburocratização de processos também contribui para o crescimento do índice de satisfação interna dos colaboradores. Essa, inclusive, é uma das missões de qualquer setor de recursos humanos, que trabalha para melhorar ambiente corporativo e, com isso, aumentar o engajamento de todos os envolvidos.

Com sistemas de gestão, fica mais fácil acessar e fornecer informações sobre faltas, frequências e gerenciamento de carreiras, tornando o atendimento a essas solicitações mais prático.

3. Identificação mais rápida de talentos

Um bom sistema de gestão de RH também auxilia na identificação e captação de perfis promissores para compor o seu corpo de colaboradores, o que é fundamental para o crescimento de qualquer empresa.

Isso pode ser feito tanto pela identificação de competências desejadas em funcionários que já estejam trabalhando na empresa quanto durante processo seletivos, quando muito currículos são recebidos e é normal se perder diante de tantos candidatos com características diversas.

4. Resultados mais confiáveis

A automatização de boa parte das tarefas sob responsabilidade do setor de recursos humanos também faz com a incidência de erros diminua, tornando os resultados mais confiáveis e reduzindo a necessidade de retrabalho, o qual toma tempo e prejudica a produtividade.

Além disso, erros nesse setor podem gerar cobranças e pagamentos indevidos. Isso resulta em prejuízos financeiros e em todo o trabalho necessário para reverter tais equívocos.

5. Avaliações em tempo real

Quem adota um sistema de gestão de RH não precisa agir baseado em suposições ou na mera intuição para tomar decisões sensíveis ao bom andamento das atividades da empresa.

Assim, é possível definir com mais certeza se um funcionário será ou não contratado, se há necessidade de rever algum processo ou se é preciso investir na capacitação de determinado colaborador, com base em indicadores gerados e atualizados em tempo real.

6. Feedbacks melhores

Sistemas de gestão de RH permitem que os feedbacks fornecidos tenham duas vantagens. O primeiro ponto positivo é que eles serão padronizados. Já o segundo aspecto engloba a possibilidade de incluir diferentes fontes de informação para gerar a avaliação.

Tal fator torna possíveis as avaliações globais, com informações de várias origens, como clientes, superiores e subordinados. Isso fornece uma visão em 360 graus da atuação daquele colaborador.

Essas são apenas algumas das vantagens de ter à disposição um sistema de gestão de RH. Logo, não usufruir dessa tendência pode fazer com que a sua empresa fique cada vez mais distante da concorrência, algo que ninguém deseja.

Gostou das informações do texto? Então que tal receber mais conteúdos como este no seu e-mail? Assine a nossa newsletter e não perca nada!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos