RH estratégico

Semana do RH: 3 desafios e oportunidades desta profissão

30/05/2016

O profissional de recursos humanos (RH) faz muito mais que controlar férias e outros benefícios. Ele também é o grande responsável pela capacitação dos colaboradores, pelo desenvolvimento e por manter um bom clima no ambiente de trabalho. O profissional dessa área ganha cada vez mais destaque dentro das empresas, mas também precisa vencer os diversos desafios da profissão.

Além de desafios, a profissão também garante diversas oportunidades no mercado de trabalho por causa da importância que o setor de recursos humanos tem ganhado nos últimos anos. Hoje, damos início a Semana do RH, em comemoração ao dia internacional do administrador de pessoal (3 de junho). Em homenagem a você profissional de RH, elaboramos esse post especial com desafios e oportunidades da área.

Desenvolvimento da liderança

Cada vez mais, as empresas procuram criar padrões de liderança dentro de suas equipes, pois os líderes podem resolver mais facilmente qualquer tipo de questão e encontrar a melhor solução possível.

Um dos desafios do RH é encontrar formas de despertar esse senso de liderança em seus colaboradores. Embora muitos achem que liderança é algo de nascença, é possível desenvolver essa característica no indivíduo. Para isso, é necessário encontrar as melhores ferramentas para o desenvolvimento e treinamento desse indivíduo.

O próprio profissional dessa área precisa ser líder, pois é bem provável que estará à frente de equipes de diversos setores, exigindo que, além de líder, ele seja um comunicador e tenha vasto conhecimento do ramo da empresa em que trabalha.

Mais produtividade, menos estresse

Todos os profissionais possuem enorme carga de responsabilidade em suas funções dentro das empresas. Com o RH não é diferente. É preciso encontrar maneiras de gerenciar melhor o seu tempo e produzir mais, e tudo sem estresse.

O desafio maior é fazer com que os colaboradores possam produzir mais, e a solução encontrada é oferecer treinamento. A motivação também é  importante, já que funcionários motivados são capazes de alcançar os melhores resultados.

Uma forma de vencer esse desafio é encontrar alternativas que funcionem para o próprio RH e em seguida aplicar nos demais colaboradores da empresa as técnicas e o conhecimento adquiridos.

Espaço no mercado de trabalho

Vale ressaltar, mais uma vez, que a função do RH não é somente cuidar de férias e outros benefícios, sua função vai muito além. Por causa de sua importância, esse profissional ganha cada vez mais destaque no mundo dos negócios.

O profissional de RH possui grande participação dentro da empresa, colaborando diretamente para o seu crescimento, já que ele é capaz de motivar e criar líderes dentro das organizações. Uma empresa que não possui um profissional dessa área certamente sofrerá e ficará estagnada, já que não terá uma equipe motivada.

Para conseguir e manter uma boa colocação no mercado de trabalho, o profissional de RH precisa estar atento aos avanços tecnológicos, ao perfil do trabalhador – que pode variar de acordo com o setor – e a outras questões pertinentes ao seu bom desenvolvimento, como o treinamento da equipe.

Outra questão importante é sempre buscar novos conhecimentos e compartilhar os que já possui. Se você é profissional de RH, compartilhe os seus conhecimentos! Deixe sua dica para outros profissionais ou para quem pretende trabalhar nessa área.

Você também pode gostar

  • Leda Frey 04/06/2016 at 08:52

    Aliado a tudo que foi dito, o mais importante na minha opinião é o profissional de RH gostar de gente! Quem não gosta de gente, tem que virar a chave e ser feliz em outra área.

  • Rita 04/06/2016 at 16:16

    Com toda certeza! Infelizmente tenho encontrado isso pessoas que não gosta de “gente” querendo, ou melhor, exigindo que o outro se desenvolva. De que maneira? Gostar de gente, e entender que cada pessoa é única são requisitos essenciais para quem escolhe essa profissão.

  • Cristiane Cruz 04/06/2016 at 18:41

    Em tudo que foi colocado, outro ponto que é fundamental dentro da área de Recursos humanos é a empatia. \r\nEste ato traz grandes resultados dentro de uma equipe.

  • Liliane Rodrigues 04/06/2016 at 23:08

    Uma area que admiro Muito ,pena que não consegui seguir carreira. Quem sabe um dia!

  • Share This
    Navegação