O principal objetivo da seleção de funcionários é recrutar os melhores colaboradores para os quadros da empresa. Contudo, entre a intenção e a concretização desse plano, existe uma série de medidas que precisam ser tomadas.

Uma delas é a elaboração de um anúncio atraente, capaz de estimular os melhores profissionais de um setor a investirem em um processo seletivo.

Por isso, se você é responsável por um negócio e quer melhorar a eficiência nas rotinas de captação de talentos, continue a leitura e faça uma checklist dos 5 fatores que tornam uma vaga atraente!

1. Exigir apenas o essencial

Seja em termos de quantidade (mais requisitos), seja em termos de qualidade (requisitos mais específicos), o excesso de obstáculos para participar da seleção de funcionários acaba afastando bons candidatos.

Isso ocorre porque a combinação de competências reduz a chance de encontrar uma pessoa que atenda aos requisitos. Por exemplo, o número de contadores que falam francês é menor do que o número total de contadores.

Nesse sentido, o ideal é focar em uma descrição sucinta e apenas com exigências essenciais para o desenvolvimento das tarefas do cargo. Isso porque, em etapas futuras, poderemos avaliar mais conscientemente quem é a melhor opção para ocupar a vaga.

2. Descrever as funções corretamente

Além da exposição de requisitos, uma informação indispensável de qualquer anúncio é a descrição do conjunto de tarefas de um cargo.

As funções alteram a base de avaliação do candidato e podem levar à desistência de profissionais qualificados, porque serão seus principais deveres dentro da empresa.

Por exemplo, uma descrição genérica pode afastar candidatos especializados, como um advogado tributarista diante de uma vaga genérica no setor jurídico.

Sendo assim, precisamos cuidar para que o anúncio contenha informações próximas da realidade, resumindo o que será, de fato, exigido no dia a dia.

3. Expor o salário de maneira clara

O salário ainda é um dos maiores atrativos de qualquer emprego, uma vez que, por meio dele, o profissional planeja suas despesas e investimentos futuros.

Nesse sentido, ao comparar duas oportunidades, o candidato verifica, primeiro, a diferença salarial entre elas e, posteriormente, atribui peso aos benefícios.

Logo, a remuneração deve estar dentro dos parâmetros de mercado e exposta de maneira clara na descrição da vaga.

4. Oferecer benefícios

Investir em um processo seletivo demanda tempo, esforço, dinheiro e outros recursos do profissional, bem como a opção por algumas oportunidades em detrimento de outras.

Por isso, vales-transporte, refeição, combustível, cultura e planos de saúde precisam constar de forma clara e explícita nos anúncios de vaga.

Esses benefícios certamente farão com que a balança penda para o lado da nossa empresa no momento de uma decisão.

5. Ter um plano de carreira

O planejamento de longo prazo é outro fator que pesa nas escolhas profissionais, especialmente diante de pessoas cada vez mais preocupadas com o futuro.

Com efeito, a menção a planos de carreira e possibilidades de crescimento dentro da empresa não só é positiva como pode ser o diferencial de uma vaga.

Aliando esse fator aos demais itens mencionados, a seleção de funcionários da sua empresa será muito mais atrativa e certamente despertará o interesse de profissionais capacitados.

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