Como garantir segurança profissional para os meus colaboradores?

original-d8996852b43d342666313ec7944cbc0c-780x450

Estamos vivendo em uma época conturbada, e a estabilidade desejada por todos os profissionais está ameaçada devido às inúmeras crises no cenário mundial. Isso automaticamente reflete no ambiente organizacional. Ninguém está seguro, pois vivemos em um mundo de constantes transformações. Porém, como transmitir segurança profissional?

Como comunicar aos seus colaboradores que eles estão seguros e que você se preocupa com as suas carreiras? Você precisa tomar algumas iniciativas para que eles possam entender que a empresa está investindo sempre em inovações, segurança e informações e que procura, por meio de treinamentos e desenvolvimento, capacitá-los e motivá-los.

Neste artigo, você entenderá por que uma gestão de pessoas bem-feita garante aos seus colaboradores a segurança profissional que eles desejam. Continue a leitura!

O que é segurança profissional e qual é a sua importância?

Para o colaborador, essa segurança diz respeito à organização que ele trabalha. Ele quer assegurar a sua permanência no local de trabalho. E é fundamental que a cultura organizacional, o clima e os benefícios gerados por ela sirvam para reter e engajar esse colaborador.

Ela é importante porque os profissionais devem se sentir valorizados e motivados a permanecerem na organização. Os colaboradores percebem se existe possibilidade de crescimento em suas carreiras e na qualidade de vida por meio de uma gestão de benefícios bem estruturada, e tudo isso reflete na satisfação interna e no ambiente de trabalho.

Muitas são as organizações que trouxeram novas tecnologias e inovações em sua forma de gestão, fizeram investimentos em diversas áreas para garantir a qualidade de vida de seus colaboradores e, além disso, trouxeram maior produtividade e lucratividade para o ambiente de trabalho. Essas mudanças contribuem para que esse profissional queira ficar mais tempo em sua empresa, o que reduz o turnover no seu negócio e aumenta a retenção de talentos.

Como potencializar e garantir a segurança profissional dos colaboradores?

Motivar a sua equipe de trabalho é essencial para melhorar a satisfação e a qualidade do serviço. Algumas ações podem acarretar grandes diferenças. Veja as principais.

Respeite os seus colaboradores

É imprescindível respeitar as pessoas e a diversidade de hábitos, culturas e tradições — ainda mais no ambiente de trabalho, no qual todos passam praticamente o dia todo.

Infelizmente, muitos no trabalho não aplicam as boas práticas de convivência. Portanto, cabe aos gestores disseminar bons exemplos por meio de atitudes respeitosas, tornando a rotina de seus colaboradores mais prazerosa.

Tenha políticas transparentes

Ter diretrizes claras permite que os colaboradores saibam como devem se comportar dentro da cultura e do contexto organizacional da empresa. A visão, a missão e os valores devem ser internalizados e observados por todos, para que os comportamentos e as atitudes sejam pautadas e aceitas pelo corpo de trabalho.

Incentive o desenvolvimento de competências

É importante capacitar todos os membros da sua equipe, de forma que todos estejam alinhados aos objetivos e às metas organizacionais.

Deve-se ampliar os conhecimentos, as habilidades e as atitudes de seus profissionais, pois qualificá-los para o desenvolvimento das suas atividades agrega mais eficiência, agilidade e maior produtividade às tarefas executadas no ambiente de trabalho.

O gerenciamento das competências organizacionais e individuais de seus colaboradores é essencial para o cumprimento dos objetivos e para o sucesso do negócio.

Faça a sua equipe se sentir confortável

Atualmente, as empresas estão procurando ter um bom planejamento estrutural com a finalidade de oferecer aos seus funcionários um ambiente que seja estimulante e confortável.

Ter um ambiente adequado é o básico para promover o bem-estar do seu bem mais precioso — o ser humano. Isso resulta em maior produtividade, satisfação e harmonia no ambiente.

Ouça e dê feedback

A comunicação tem um papel fundamental na empresa e deve caminhar por todos os setores de maneira fluida e eficaz. A tecnologia trouxe processos inovadores, incluindo a maior integração das informações entre os departamentos.

O feedback dado com respeito auxilia o colaborador a adquirir conhecimentos sobre o que precisa ser melhorado em seu desempenho, assim como para orientar, estimular e motivar as suas ações futuras ou que já estão dando certo.

Invista na qualidade de vida

A empresa que se preocupa com a qualidade de vida no trabalho dos seus profissionais é aquela que tem como meta fazer uma gestão de pessoas visando não somente a carreira de seus colaboradores, mas também toda a jornada ao longo de sua trajetória na organização — desde a sua admissão até o seu desligamento.

Ofereça flexibilidade

Os benefícios da flexibilidade trazem inúmeras vantagens ao ambiente de trabalho, tanto para a empresa quanto para o funcionário. A empresa que estimula a flexibilidade potencializa e desenvolve as habilidades de seus colaboradores.

Deixe a porta aberta

Quando o clima da empresa é propício e oferece um ambiente harmonioso, a política de portas abertas pode ser uma das melhores alternativas para reduzir o índice de turnover dentro da empresa.

Quando o colaborador sabe que pode contar com os gestores a qualquer momento, seja para uma conversa descontraída, seja para esclarecer algum ponto, seja para discutir sobre um problema, isso faz toda diferença.

O conceito de portas abertas faz todo o sentido em uma organização que valoriza os seus profissionais, uma vez que essa atitude torna as relações entre os gestores e o colaborador muito mais agradáveis.

Ofereça benefícios competitivos

Em diversos casos, os benefícios trazem as melhores vantagens competitivas concedidas a um funcionário como forma de complemento salarial. Muitas empresas já perceberam que devem ir além com alguns benefícios, com a finalidade de reter e engajar o seu profissional e não deixá-lo sair para a concorrência.

Eles têm se tornado um instrumento estratégico para que as organizações consigam se destacar junto ao mercado, pois vários profissionais desejam não somente um bom salário. Os benefícios oferecidos são um dos fatores principais na hora de os talentos escolherem onde vão trabalhar ou onde vão permanecer.

Portanto, as organizações precisam buscar continuamente formas de melhorar a gestão de pessoas e implementar ações que contribuam para a segurança profissional de seus colaboradores. Ao investir em treinamento e desenvolvimento, isso gerará um impacto positivo tanto para o trabalhador quanto para a organização, que terá mais vantagens competitivas no momento de atrair e reter bons colaboradores.

Gostou deste texto sobre segurança profissional? Então, aproveite a visita ao blog e leia o nosso e-book: Aprenda a elaborar uma política de benefícios efetiva para os colaboradores!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos