Sua empresa entende por que é importante cuidar da saúde dos funcionários, colocando essa preocupação na lista de prioridades do dia a dia do negócio? Além de ser um dos aspectos que contribui para a atração e retenção de talentos, esse cuidado traz uma série de outros benefícios.
Por isso, neste artigo, vamos explorar quais são as vantagens de se investir na saúde dos colaboradores, as melhores formas de promover esse tipo de ação e quais os impactos de não fazer isso. Boa leitura!
A importância de cuidar da saúde dos funcionários
É quase um consenso entre os profissionais do setor de recursos humanos de que colaboradores satisfeitos com o ambiente e as condições de trabalho rendem mais e melhor. Logo, o retorno de oferecer benefícios que favoreçam o desenvolvimento de um ambiente saudável e acolhedor são perceptíveis, principalmente nos indicadores de produtividade e engajamento.
No caso da saúde, tal afirmação faz ainda mais sentido: funcionários com problemas médicos não conseguem desenvolver suas atividades de forma satisfatória. Além disso, o investimento na prevenção gera uma economia considerável, solucionando problemas antes que eles se agravem.
Pensando em tudo isso, nos tópicos a seguir vamos detalhar como cuidar da saúde dos funcionários se reverte em uma série de vantagens para o próprio colaborador, para o ambiente de trabalho e para os resultados da empresa como um todo.
Redução do absenteísmo
Quanto menos doenças os colaboradores tiverem, menos eles precisarão faltar do trabalho, o que se traduz em uma melhoria dos indicadores de absenteísmo, em menos afastamentos por problemas de saúde. Sempre é bom mantê-lo baixo, já que o excesso de ausências resulta em custos extras para a empresa e perda de produtividade.
Melhora a produtividade
Em paralelo à queda no absenteísmo, é provável que a empresa note uma melhoria nos principais indicadores de produtividade, impactando positivamente nos resultados da operação. É óbvio reforçar, mas ninguém consegue desempenhar suas atividades doente, com dores ou qualquer outro incômodo gerado por problemas de saúde, incluindo transtornos mentais.
Reforça a boa imagem da empresa
Cada vez mais a valorização dos colaboradores é vista como um diferencial no mercado, fazendo com que as empresas incluam valores como respeito, consideração e empatia na lista de atributos destacados para alcançar o reconhecimento do mercado.
Logo, se preocupar com a saúde dos funcionários é demonstrar que a empresa dá atenção com o que de mais importante ela pode ter: as pessoas. A partir disso, se estabelece uma relação de confiança entre colaboradores e empregadores, valorizando e reconhecendo o esforço de cada um no crescimento do negócio.
Amplia a qualidade de vida
Demonstrar preocupação com a saúde dos funcionários não deve ser visto apenas como uma forma de obter ganhos para a empresa. Afinal, o negócio precisa reconhecer a importância do cuidado pelo próprio cuidado e de que maneira isso traz ganhos para a qualidade de vida de todos no ambiente profissional.
Tal forma de encarar a questão humana por trás da preocupação com a saúde também ajuda na humanização dos colaboradores, mostrando que a empresa tem uma visão empática a eles, não os encarando como meros números.
As melhores formas de promover a saúde
Para alcançar os resultados esperados, a saúde no ambiente de trabalho deve ser encarada de forma sistemática. Normalmente, ações integradas trazem mais retorno do que aquelas feitas de forma isolada. Por isso, confira o que pode ser implementado na empresa com o intuito de promover a saúde dos colaboradores.
Adote ações de prevenção
A maior parte dos problemas de saúde podem ser prevenidos ou, se diagnosticados precocemente, tratados com mais facilidade. Por isso, foque suas estratégias de prevenção nesses dois aspectos.
Reforce a importância da prática de exercícios, de uma alimentação saudável, da ingestão adequada de água e do descanso periódico. Vale também ressaltar que é sempre importante procurar um médico quando algo não estiver bem. Além disso, campanhas como o outubro rosa e o novembro azul ajudam na conscientização de problemas sérios.
Evitar acidente também se enquadra nesses cuidados de prevenção. Por isso, mapeie os principais riscos na empresa, forneça os treinamentos e os equipamentos adequados e fortaleça a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes)
Melhore o clima organizacional
Um clima organizacional saudável é fundamental para a qualidade de vida de todos. Por isso, adote ações que promovam a integração e a colaboração de todos os membros da equipe. Sem isso, as relações de trabalho podem levar ao adoecimento constante.
Para alcançar o ponto ideal, as pesquisas de clima organizacional são uma ferramenta importante. Por meio delas é possível identificar os problemas e atuar para corrigi-los quanto antes.
Não ignore a saúde mental
Dentro do cuidado com o clima organizacional, não ignore a preocupação com a saúde mental, ainda mais em um contexto em que elas são responsáveis por um número cada vez mais de afastamentos.
De acordo com dados da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, em 2020 foram mais de 575 mil afastamentos relacionados a transtornos emocionais, um índice 26% maior em relação a 2019.
Logo, as empresas devem fornecer a assistência adequada, seja por meio do acesso a profissionais, seja por meio de canais de atendimento que acolham queixas relacionadas ao ambiente de trabalho e forneçam orientações sobre como lidar com cada situação, encaminhando para o atendimento especializado sempre que identificada a necessidade.
Ofereça benefícios
Além de serem atrativos e ajudarem na motivação, os benefícios são parte importante na promoção da saúde de todos os colaboradores. Um plano de benefícios que ofereça planos de saúde e de assistência odontológica permite que o colaborador vá ao médico ou dentista quando for preciso.
Ou seja, contar com esse benefício fará toda a diferença na qualidade de vida do colaborador, que não terá que se preocupar com essa despesa. Ademais, com o apoio dos profissionais de saúde apropriados, ele poderá resolver questões que, de outra forma, provavelmente seriam ignoradas.
Os impactos de ignorar esse cuidado
Os impactos causados pela falta de cuidado com a saúde dentro de uma empresa são difíceis de serem estimados. No entanto, eles podem ser sentidos pela necessidade do pagamento de salários enquanto houver o afastamento por doenças, pela perda de horas produtivas, pela interrupção de projetos ou mesmo pelos custos diretos com despesas médicas necessárias para tratar problemas mais graves.
Portanto, encare sempre as ações na promoção da saúde dos funcionários como um investimento e tome atitudes nesse sentido quanto antes. Dessa forma, será possível sentir mais cedo os benefícios obtidos com esse cuidado essencial.
Continue acompanhando nosso trabalho curtindo a página da VB no Facebook agora mesmo.