Saiba o que é RH digital e como ele vai otimizar os seus processos

original-dd2306e682201420e706cbb8cbf3a9a8-780x450

Os avanços na tecnologia alteraram não apenas a forma como a maioria das pessoas desenvolve suas atividades profissionais. Essas mudanças em curso são tão profundas que estão transformando até mesmo a maneira como as empresas organizam suas estruturas internas. Nesse contexto inovador, surge o RH digital.

Se você nunca ouviu falar nesse conceito, não se preocupe, pois explicaremos em que ele consiste e mostraremos quais são as vantagens de adotá-lo na sua empresa. Interessado? Confira!

O que é RH digital?

O RH digital é aquele no qual os processos foram remodelados a partir da revolução tecnológica, advinda da implementação e popularização da internet. Isso torna possível a otimização de diversas atividades.

Para entender qual foi o caminho até o RH digital, vamos, antes, ver como esse setor evoluiu ao longo do tempo. No começo, o chamado RH 1.0 se encarregava apenas de resolver pendências burocráticas entre colaboradores e empregadores, a fim de manter as relações de trabalho dentro das conformidades da lei.

Depois, chegamos ao RH 2.0, que ia além desse relacionamento estritamente legal e se ocupava, também, de fazer com os funcionários se sentissem integrados à estratégia de desenvolvimento do negócio.

Com o RH 3.0, também chamado de RH digital, todas as questões dos estágios anteriores ainda estão presentes, mas a forma de lidar com elas muda. Isso porque, o setor passa a atuar com a forte presença de soluções tecnológicas.

Quais são os motivos para adotá-lo?

Mas qual é o impacto dessas inovações tecnológicas no RH? A partir do momento em que diversas atividades sob a responsabilidade desse setor são otimizadas, torna-se possível produzir mais e melhor, utilizando menos recursos. Veja, a seguir, algumas das vantagens que valer a pena investir sua confiança no RH digital!

Aumento de produtividade

A combinação de processos realizados de forma mais ágil e com menor índice de erros resultará em um aumento de produtividade em seu negócio. E como o RH é estratégico para as demais áreas da empresa, essa elevação será sentida de forma ampla.

Redução de custos

Se o aumento da produtividade for acompanhado da redução de custos, melhor ainda, certo? O RH digital conta com ferramentas que reduzem a chance de erros em cálculos de folha de pagamento, benefícios, tributos e outras obrigações do setor, por exemplo. Assim, fica mais fácil controlar todos esses pontos sem que ocorram erros, reduzindo as perdas causadas por eles.

Simplificação e melhoria nas rotinas

Todas as atividades do setor de RH devem ser sempre entregues com prontidão e exatidão. Por isso, no RH digital tudo é feito de maneira ainda mais veloz e precisa, no momento em que for necessário, sem precisar recorrer a planilhas, pastas de documentos ou outros métodos.

Como o RH digital pode ser implementado?

Se você está interessado em contar com as vantagens do RH digital, saiba que existem diversas estratégias para implementá-lo na sua empresa. Desse modo, separamos, na lista a seguir, algumas das que já fazem parte desse departamento. Confira!

Gamificação

A gamificação consiste em utilizar elementos de jogos eletrônicos em atividades do dia a dia, como no trabalho. Profissionalmente, a gamificação pode servir para estabelecer metas, ensinar novas habilidades ou medir o desempenho da equipe.

Recrutamento Digital

Redes sociais, jogos e entrevistas on-line servirão cada vez mais como base para os processos de recrutamento, tornado-os essencialmente digitais. Isso facilita a conexão com jovens talentos, familiarizados com esse ambiente.

People Analytics

O people analytics é o método que integra dados de diferentes fontes para fornecer métricas relevantes para o setor de RH. Esses dados servem de base para as tomadas de decisão, que serão sempre baseadas nas melhores informações disponíveis.

Essas são apenas algumas das maneiras pelas quais o RH digital vai, aos poucos, ganhando espaço e mudando a forma como esse departamento funciona. Ao profissional da área, cabe ficar atento às modificações, a fim de estar preparado para as novidades na sua empresa.

Quer se tornar um profissional ainda mais bem preparado? Então não deixe de conferir o nosso guia completo para quem trabalha no RH!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos