Gestão de RH

Saiba como utilizar o LinkedIn Business para recrutamento e seleção

27/11/2018

Realizar processos de recrutamento e seleção eficazes e com custos reduzidos é um dos maiores desejos dos gestores atuais. Todavia, nem todos conhecem o LinkedIn Business, que é uma rede direcionada a viabilizar esses processos e promover a imagem da corporação.

Com o LinkedIn Business amplia-se a probabilidade de atrair profissionais de alta performance e, por meio dele, a corporação pode aumentar suas redes de contato e fazer buscas direcionadas a localizar os candidatos ideais para as vagas que estão disponíveis.

Ficou curioso para saber como utilizar essa excelente ferramenta? Então, siga a leitura deste artigo e confira agora mesmo!

Como configurar a página da empresa no LinkedIn?

Para configurar a página da empresa no LinkedIn Business é preciso adicionar a corporação à rede social. Em seguida, deve-se escolher uma imagem de capa com o logotipo da companhia, para que ela seja facilmente reconhecida pelos profissionais e pelas demais instituições.

Depois disso, é imprescindível criar uma descrição da organização de maneira clara, objetiva e formal. Tome cuidado com erros de português, incoerência nas informações ou inclusão de dados que não agregam valor à sua empresa.

Preencha os detalhes nos campos fornecidos pela própria rede social de maneira mais completa possível. Por fim, adicione membros para administrar e otimizar a página de sua corporação, elabore posts, divulgue novidades e vagas disponíveis para atrair candidatos e clientes.

Como utilizar o LinkedIn para recrutamento e seleção?

O LinkedIn Business é uma excelente ferramenta para otimizar os processos de recrutamento e seleção. E, para esse fim, você pode começar por fazer anúncios de vagas segmentadas, expondo as competências profissionais exigidas, com o intuito de começar a atrair os interessados pelas posições disponíveis.

Em seguida, utilize o LinkedIn Talents Insights, LinkedIn Talent Finder, Recruiter Corporate, entre outros que são versões Premium do LinkedIn. A versão gratuita, apesar de eficaz, deixa de fornecer algumas funcionalidades que facilitariam o encontro de profissionais de alta performance nas redes.

Nesse ínterim dê uma aparência profissional para sua página de negócios, isso faz com que encarem sua empresa com maior seriedade, logo, indivíduos mais qualificados vão se interessar por ela.

Por fim, ao receber os candidatos, monte equipes para um primeiro contato com eles na própria rede, analisando seus perfis ou entrando em contato via chat ou Skype. Com isso, faz-se uma triagem virtual antes de convidar os indivíduos para a seleção presencial.

Quais as vantagens de utilizar o LinkedIn?

São inúmeras as vantagens de utilizar o LinkedIn Business para recrutamento e seleção. Podemos citar a otimização do tempo, redução de gastos e maior alcance na divulgação das vagas, principalmente as patrocinadas que conquistam maiores visualizações.

Além disso, o processo de recrutamento se torna mais direcionado, afinal, o candidato pode conhecer a empresa por meio do seu perfil e vice-versa. Com isso, já se tem uma ideia do que um pode esperar do outro. Dessa forma, aumenta a probabilidade de recrutar indivíduos com perfis compatíveis ao da companhia.

Os processos de seleção também são otimizados com essa ferramenta, pois eles podem ser iniciados no próprio espaço virtual, com flexibilidade de horário, redução de custos com espaço e locomoção, otimização do tempo e demanda de uma equipe menor para realizar.

A seleção presencial será mais efetiva, com candidatos melhor preparados e alinhados ao perfil da corporação, facilitando a tomada de decisão dos recrutadores.

Como vimos, o LinkedIn Business é uma excelente ferramenta para a empresa que deseja otimizar seu tempo, reduzir seus gastos e, ao mesmo tempo, se promover e conquistar profissionais de alta performance. É uma rede simples e prática, que pode alavancar resultados e tornar a corporação mais competitiva no mercado.

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