RH estratégico

Saiba como melhorar a produtividade dos seus colaboradores

04/07/2016

Aumentar a produtividade da equipe de trabalho é indispensável para o sucesso de qualquer empreendimento. Por isso é cada vez mais comum investir na gestão de pessoas e no clima organizacional, objetivando alcançar resultados reais para o negócio.

Continue lendo nosso post e entenda como melhorar a produtividade dos seus colaboradores. Separamos ótimas dicas para você. Vamos lá!

Avalie o atual desempenho

Esse primeiro passo serve para identificar a lacuna entre o ideal e o real, ou melhor, quanto seus colaboradores deveriam realmente produzir e quanto, atualmente, eles estão produzindo. 

Para isso, busque informações sobre o volume de vendas atual, o índice de satisfação dos seus clientes, o tempo médio de negociação em cada compra etc. Se não souber muito bem como realizar essa avaliação inicial, vale a pena contratar um consultor.

Defina metas SMART

Com posse dos indicadores de desempenho, já dá para ter uma boa noção do que realmente está acontecendo. Então, é hora de definir metas claras para seus funcionários.

Metas bem elaboradas devem seguir o padrão SMART – do inglês, Specific (específica), Measurable (mensurável), Attainable (alcançável), Relevant (relevante) e Time-based (temporal). É importante ter o auxílio de pessoas chave de cada equipe, pode ser um coordenador, supervisor, gerente, enfim, alguém que conheça os colaboradores, suas dificuldades e seus potenciais.

Informe seus colaboradores das metas adotadas

Na hora de comunicar as metas definidas, muita atenção, todos devem entender o motivo pelo qual elas foram elaboradas e quais serão os indicadores utilizados para avaliar se, após o prazo estabelecido, foram ou não alcançadas. Faça isso em reunião com a equipe de trabalho, esteja pronto para ouvir críticas e esclarecer dúvidas – tenha certeza de que elas existirão.

Acompanhe o dia a dia da equipe

É aqui que as melhores ideias tendem a fracassar. Apenas definir e informar metas, por mais bem elaboradas que elas sejam, não trará resultados por si só. Para que isso aconteça, é importante acompanhar o trabalho dos colaboradores e dar feedbacks, o que deve se tornar um hábito no dia a dia do negócio.

Analise o desempenho final

Após um período previamente estipulado, volte a avaliar o desempenho dos seus colaboradores. Utilize as mesmas métricas que usou inicialmente: volume de vendas, índice de satisfação do cliente, tempo de negociação etc.

Com os indicadores em mãos, analise se as metas foram alcançadas. Se sim, parabenize seus colaboradores pelo resultado alcançado. Isso vai motivá-los a buscar sempre resultados melhores. Se não, cobre novos resultados, indique onde falharam e demonstre que confia em seu potencial de sucesso.

Recompense seus colaboradores pelos resultados

Isso se chama meritocracia e os trabalhadores valorizam muito. Infelizmente, muitos gestores acabam esquecendo desse último passo, mas tenha certeza de que fará toda a diferença no final das contas. Recompensar nem sempre é pagar um salário maior, mas deixar claro que reconhece e valoriza seu trabalho. Pequenas premiações como, por exemplo, uma vaga exclusiva na garagem, que não tem custo algum para empresa, podem ser bastante valorizadas.

Essas são algumas das dicas de como melhorar a produtividade dos seus colaboradores, porém não se esqueça de que outras questões podem influenciar o resultado final. Invista no treinamento da equipe, em equipamentos de qualidade e em um melhor clima organizacional. Além disso, manter um bom relacionamento com seus funcionários é muito importante para alavancar a produtividade.

Agora que você já sabe como melhorar a produtividade dos seus colaboradores, que tal deixar seu comentário em nosso post? Vamos lá, contribua com suas ideias!

Você também pode gostar

  • Maria Nazaré 09/07/2016 at 10:01

    Bom dia!\r\nÓtimas dicas! Irei compartilhar com os colegas de Gestão de pessoas.\r\nBom final de semana!

    • Wanderson 13/07/2016 at 14:49

      Legal, muito bom

  • Cristyane 15/07/2016 at 10:40

    Muito bom. Queria ser outra temas relacionados a produtividade dos colaboradores

  • Udson R de Souza 15/07/2016 at 19:06

    Pena que as empresas do interior do país ainda não aderem as novas tendências do RH

  • Como melhorar a produtividade dos colaboradores? : Asonet Medicina do Trabalho 11/05/2017 at 08:58

    Essa atitude é muito valorizada por qualquer colaborador.

  • Como melhorar a produtividade dos colaboradores? 24/07/2017 at 11:59

    […] Fonte: Meu Mundo RH. […]

  • Share This
    Navegação