Redução de custos sempre foi uma preocupação dos empresários de pequenas empresas. Em um momento de dificuldades como o que estamos passando, essa preocupação deve ser ainda mais intensa.

Algumas despesas, quando bem administradas, podem ser eliminadas ou reduzidas. Uma gestão eficiente e um acompanhamento constante podem significar a manutenção de um negócio mesmo em com um cenário adverso.

Neste post, abordaremos alguns pontos que podem gerar redução de custos. Se você é gestor de uma pequena empresa, este post foi feito para você. Confira!

Mapeie seu negócio

O primeiro passo a ser dado para uma redução de custos é entender profundamente como está o seu negócio. Faça um mapeamento de seu empreendimento, listando todas as tarefas que são executadas, com o responsável por cada uma e com quais recursos são realizadas.

Veja se as rotinas estão otimizadas e se não é possível simplificá-las ou eliminá-las — mantenha apenas as absolutamente imprescindíveis.

Avalie todas as despesas de custeio

A partir do mapeamento, faça um estudo criterioso de todas as suas despesas, ou seja, tudo o que for necessário para a manutenção de seu empreendimento. Avalie uma a uma, independentemente de custo individual. Atente-se para:

Energia elétrica

Conscientize seus colaboradores para a redução do consumo de energia elétrica. Além do custo financeiro há também a questão de sustentabilidade e de respeito ao meio ambiente.

Aluguel e condomínio

Veja o custo das despesas de locação. Discuta redução do valor do aluguel e das taxas de condomínio, se existentes. Reflita se não há um local de menor custo para se estabelecer, desde que guardadas as mesmas características do ambiente atual.

Proprietários de imóveis em todo o país têm negociado aluguéis mais baratos devido à dificuldade de se conseguir novos inquilinos. Estamos em um ótimo momento para uma renegociação de contratos.

Telefonia e internet

Discuta a adequação de seus planos de telefonia e internet. Há, no mercado atual, uma concorrência muito grande entre as operadoras, possibilitando melhoria nas condições vigentes.

Limpeza e segurança

Examine os gastos com limpeza e faxina e também com a segurança do seu estabelecimento. Estas despesas são altas e, às vezes, podem ser minimizadas. Utilizar segurança eletrônica pode ser uma boa política.

Impressão e cópias

Analise o volume de impressões e cópias que são efetuadas em sua empresa — o ideal é converter ao máximo para arquivos digitais e reduzir ao máximo as impressões coloridas.

Serviços de transporte

Use os serviços de motoboy e de envio expresso de encomendas somente em último caso. Busque sempre por alternativas mais baratas.

Material descartável

Conscientize o pessoal a utilizar o mínimo possível material descartável. Incentive o uso de canecas e garrafas para tomar café e água. A utilização de toalhas de papel pode também ser reduzida.

Renegocie com fornecedores

Chame seus fornecedores, um a um, e renegocie valores, prazos e forma de pagamento. Mostre a todos que o momento impõe uma série de medidas para a continuidade do negócio.

Considere a terceirização

Reflita se no seu negócio não há atividades menos essenciais que possam ser terceirizadas. Converse com eventuais fornecedores de serviços e discuta a viabilidade de sua contratação.

Avalie a possibilidade de utilizar um única empresa que concentre o fornecimento de cartões de vale-transporte, vale-alimentação e vale-refeição. Isto trará uma facilidade na gestão e uma economia de tempo e de recursos.

Controle o seu fluxo de caixa

Tenha um controle rigoroso com seu fluxo de caixa. Evite o atraso de pagamentos que incidam multas e juros para a sua quitação.

Não misture as despesas pessoais com as despesas da sua empresa. Tenha a tecnologia da informação como aliada e utilize as suas facilidades para auxiliá-lo a gerenciar o seu negócio.

Atualmente, há soluções informatizadas para todo o tipo e porte de empresa. Algumas soluções oferecidas no mercado são cobradas como serviço, ou seja, não há a necessidade de adquirir o sistema. O pagamento é feito por utilização de cada transação efetuada. Procure se inteirar sobre as opções disponíveis.

Agora que você já viu como gerar redução de custos em pequenas empresas, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das notícias mais recentes sobre administração de pequenas e médias empresas. Conheça o Benefícios, uma plataforma que tem tudo o que você precisa em um só lugar!