Benefícios Corporativos

Saiba como a gestão de benefícios é um diferencial para retorno de resultados

22/03/2017

A oferta de benefícios por parte das empresas, indo além dos salários e das obrigações previstas por lei, é uma realidade cada vez mais comum no Brasil. Atualmente, não é difícil encontrar empresas que ofereçam benefícios como vale alimentação, combustível e outros pontos que aumentam a qualidade de vida dos colaboradores.

Essa tendência se justifica porque esse tipo de abordagem não é exatamente um custo, mas, sim, um investimento com foco no retorno produtivo por parte dos funcionários. Essa oferta pode funcionar, inclusive, como um diferencial do negócio.

Pensando nisso, veja a seguir quais são os efeitos e a importância da gestão de benefícios para um negócio em busca de melhores resultados.

A preocupação com o bem-estar dos colaboradores melhora os resultados

É muito importante que o RH tenha uma preocupação voltada para o bem-estar dos colaboradores como forma de conquistar resultados melhores. Ao agir dessa maneira, o setor consegue gerar mais motivação nos colaboradores e também criar uma percepção diferenciada sobre o negócio.

Ao sentirem que a empresa se preocupa verdadeiramente com eles, os funcionários ficam mais motivados e passam a ter um senso de retribuição em forma de trabalho e resultados para o negócio.

A atração e a retenção de talentos são aumentadas

Essa questão da percepção dos colaboradores, inclusive, está também ligada à imagem que a empresa passa. Ao fazer uma boa gestão de benefícios, a imagem que o negócio apresenta é de mais preocupação com os colaboradores, posicionando-se como um empregador de qualidade.

Isso é especialmente útil para atrair novos talentos que buscam, também, qualidade de vida. Uma vez dentro da empresa, eles são retidos mais facilmente pelas condições favoráveis.

Assim, é possível diminuir consideravelmente a taxa de rotatividade ou turnover, o que ajuda na conquista de resultados mais coesos e consistentes.

A gestão de benefícios colabora para a satisfação da equipe

De uma maneira geral, a oferta de benefícios é importante para a satisfação dos colaboradores. Para 67% dos brasileiros, por exemplo, os benefícios são mais importantes do que o salário e o “salário emocional”, por sua vez, também ganha destaque.

Dessa maneira, com uma boa política de benefícios é mais fácil ter colaboradores que estão mais satisfeitos e felizes no ambiente de trabalho. Isso melhora não apenas questões ligadas à motivação e produtividade, mas também favorece a manutenção de um ambiente de trabalho com ótimo clima organizacional.

O alcance de metas se tornar mais fácil

O fato é que todas essas questões, juntas, colaboram para que a equipe seja mais produtiva e, com isso, consiga atingir as metas mais facilmente. Um funcionário motivado, por exemplo, pode produzir até 50% mais, enquanto os colaboradores felizes têm um acréscimo de 12% na produtividade.

Além disso, uma retenção de talentos mais intensa faz com que a equipe fique mais unida e possa dar continuidade mais facilmente a projetos. Em geral, isso estimula a criação de laços e também a produtividade, fazendo com que as metas sejam alcançadas mais facilmente.

Uma gestão de benefícios é um diferencial para a empresa porque demonstra preocupação com os colaboradores, além de aumentar a atração e retenção de talentos e a satisfação de quem atua no negócio. Quanto ao retorno de resultados, há um incremento na satisfação e na produtividade, criando uma situação favorável para o empreendimento.

Quer acertar em cheio nesse processo? Então, conheça algumas dicas para melhorar a sua gestão de benefícios!

Você também pode gostar

  • César 21/04/2017 at 22:49

    Parabéns pela iniciativa, esse artigo ajudará muitas pessoas.

    • VB 29/05/2017 at 10:15

      Olá, César! Ficamos felizes que tenha gostado do conteúdo. Continue acompanhando o blog para entrar cada vez mais no mundo de RH.

    Share This
    Navegação