Entenda os desafios e as características de um RH moderno
O sucesso de qualquer negócio depende da atuação do setor de Recursos Humanos. Afinal, é ele o responsável por gerenciar o capital mais importante da empresa: o humano. Esse setor desempenha funções como admissões e desligamentos, controle de ponto, entre outras.
No entanto, é preciso lembrar que o departamento está se tornando menos operacional e cada vez mais estratégico. Ou seja, o RH moderno, além dos processos já citados, também precisa criar ações que visam o bem-estar dos colaboradores.
Isso porque modernizar um setor que tradicionalmente tinha outros focos não foi algo que aconteceu subitamente. Conforme foram implementadas as mudanças, surgiram novos desafios, como otimizar o tempo e aumentar a produtividade, planejar campanhas de atração e retenção de talentos, investir no oferecimento e gestão de benefícios, entre outros.
Foi pensando nisso que, neste post, não só falaremos um pouco mais sobre como é um RH moderno, como também mostraremos como o setor pode tornar mais produtivo. Vamos lá?
O que é um RH moderno?
Diferentemente do RH operacional, modelo tradicional de gestão focado sobretudo na realização de procedimentos mais burocráticos, o RH moderno — também conhecido por RH 4.0 — tem como prioridade o capital humano. Tudo isso, obviamente, sem deixar de lado os objetivos e necessidades da empresa. Um de seus diferenciais é a criação de ações que possam ser acompanhadas, mensuradas e aperfeiçoadas, visando sempre bons resultados para ambas as partes: colaboradores e organização.
Em outras palavras, o RH moderno atua como uma espécie de ponte entre negócio e funcionários. Organizado, articulado e integrado aos demais setores, ele compreende os anseios e expectativas de todos os lados. Diante disso, consegue criar estratégias de valor para disseminar a cultura do negócio, melhorar o clima organizacional, engajar os times, aumentar a motivação e a produtividade, identificar oportunidades de melhorias etc.
Quais são os principais desafios para modernizar o RH?
Conforme falamos brevemente no começo do post, o RH moderno precisou e ainda precisa driblar uma série de desafios em sua atuação. Vários procedimentos básicos passaram por remodelações e até mesmo transformações significativas, e explicar essas mudanças aos gestores, mostrando de que formas elas contribuirão com o sucesso da empresa, não é uma tarefa tão simples assim, concorda?
Abaixo, listamos alguns dos desafios mais frequentes para o RH moderno. Assim, você pode já começar a pensar em formas de superá-los em seu negócio. Veja só!
Reformulação dos processos de recrutamento e seleção
O RH moderno entende que os processos de admissão e desligamento, bem como altos índices de turnover, comprometem consideravelmente o orçamento empresarial. Por isso, uma das principais preocupações do setor é trazer para o negócio os colaboradores certos, ou seja, aqueles que têm o perfil exigido para cumprir com as funções da vaga e são mais alinhados aos objetivos e à missão da companhia.
Isso quer dizer que os processos de recrutamento e seleção devem ser repensados, de forma a atrair apenas os talentos desejados, otimizando o tempo e aumentando as chances de que aquele funcionário permaneça na empresa. Nesse sentido, alcançar os resultados mais acertados só é possível por meio do desenvolvimento, teste e aperfeiçoamento de novas estratégias.
Humanização como parte da cultura empresarial
Devido aos níveis altos de competitividade no mercado de trabalho, os profissionais atuais já entendem a importância de se capacitarem para conseguirem lidar com as demandas das empresas. Por outro lado, isso também fez com que esses talentos passassem a escolher melhor onde desejam ou não trabalhar.
Nesse sentido, trazer ao quadro de colaboradores os melhores profissionais requer por parte das empresas uma postura mais humana, com foco no desenvolvimento, no bem-estar e na qualidade de vida do funcionário; além, é claro, da valorização e do reconhecimento das funções exercidas por cada um. Aqui, um grande desafio do RH moderno é convencer os gestores de que adotar estratégias de motivação, como o oferecimento de benefícios, trará alto retorno — e não apenas gastos para os cofres da empresa.
Otimização de processos por meio da tecnologia
A tecnologia é uma das principais bases para modernizar o RH, já que facilita a gestão de pessoas e permite a otimização de processo burocráticos como o controle de horas, emissão de holerites etc. Felizmente, existem nos dias de hoje inúmeras soluções que podem ser utilizadas para esses fins, desde softwares especializados até ferramentas e apps digitais.
É claro que a disrupção com o tradicional, ou seja, como RH operacional, gera receio em um primeiro momento. No entanto, as empresas precisam entender que essas transformações aumentam a produtividade, evitam retrabalhos e promovem o desenvolvimento de equipes de alta performance.
Quais são as características de um RH moderno?
Agora que você já sabe o que é o RH moderno e quais desafios ele enfrenta para se tornar cada vez mais estratégico, chegou o momento de conhecer, também, as características do setor que o tornam mais eficiente, produtivo, automatizado e lucrativo. Acompanhe!
Automação e otimização
O RH moderno e a tecnologia andam lado a lado, de mãos dadas. Isso quer dizer que é praticamente impossível que o setor atue de forma estratégica e obtenha os melhores resultados se não usar recursos tecnológicos para automatizar e otimizar processos.
Lembra que dissemos que a tecnologia deve ser empregada para facilitar e ganhar tempo naqueles procedimentos mais burocráticos? Pois as ferramentas tecnológicas também podem ser muito úteis no que diz respeito ao recrutamento e seleção (por meio de divulgações de vagas segmentadas, uso de canais como o LinkedIn, entrevistas remotas etc.), comunicação interna, treinamento de colaboradores e até mesmo gestão de benefícios.
Planejamento estratégico de RH
O planejamento estratégico é um dos fatores que torna o RH moderno mais eficiente. Isso porque ele visa a busca constante por melhorias que possam colaborar com o crescimento e bom funcionamento do negócio, além da motivação e desenvolvimento dos funcionários.
É por meio do planejamento estratégico de RH que o setor, integrado aos demais departamentos da companhia, identifica possíveis riscos nas ações executadas, pode prevenir erros, consegue corrigir problemas a tempo e aperfeiçoar o que vem dando certo. Tudo isso é feito seguindo passos como:
- conhecimento total dos objetivos da companhia;
- alinhamento entre os objetivos empresariais e os do RH;
- implantação da gestão de inovação;
- análise do clima organizacional e do employer branding;
- desenvolvimento e acompanhamento de planos de ação.
Inovação nos benefícios aos funcionários
Ao longo do post, já abordamos o oferecimento de benefícios corporativos como estratégia importante do RH moderno para gerar motivação e o sentimento de valorização entre os colaboradores. As vantagens podem ser refletidas nos níveis de produtividade, qualidade das entregas, redução das taxas de turnover, fidelização de talentos etc.
Contudo, para que a estratégia de fato funcione, é papel do setor pensar em oferecer recompensas que realmente sejam atrativas para o funcionário. Para isso, ele utiliza pesquisas de opinião e outras ferramentas. Isso permite o sucesso da ação e dá a oportunidade ao RH de pensar em planos de benefícios inovadores e diferenciados.
Como você pode perceber, o RH moderno é um modo de atuação do setor de Recursos Humanos cada vez mais adotado pelas empresas que sabem agir de forma estratégica. Isso porque as ações desenvolvidas por ele visam potencializar não só os resultados do próprio RH, como os da empresa, tendo como aliadas a tecnologia, o planejamento e as políticas focadas nos colaboradores. Com isso, os ganhos em produtividade, retenção de talentos, employer branding e lucratividade se tornam naturais.
Por falar em políticas focadas nos colaboradores, que tal aproveitar sua visita no blog e conferir que tipos de benefícios as empresas podem oferecer para inovar? Esperamos você por lá!