RH do futuro: fique por dentro de 7 previsões para essa área

Sem Parar Empresas: RH do futuro: fique por dentro de 7 previsões para essa área

O setor de recursos humanos é muito dinâmico, com diversas demandas surgindo a todo o instante. Ao mesmo tempo, novas ferramentas aparecem e outras habilidades são exigidas do profissional dessa área. Com isso, ele deve se manter atento para acompanhar de perto tais mudanças.

Esses constantes avanços nas formas de lidar com pessoas no ambiente profissional levam à seguinte pergunta: como será o RH do futuro? Para quem trabalha nesse setor, vale sempre se inteirar sobre o que vem por aí, principalmente porque muitas das novidades já estão em prática.

Então, confira previsões para o futuro do trabalho. Boa leitura!

1. Automação de processos

Por muito tempo, boa parte das atividades de um profissional de RH envolvia o desenvolvimento de tarefas repetitivas. Entre elas, a conferência dos pontos dos funcionários ou mesmo a triagem de currículos durante processos seletivos.

Gradualmente isso vai mudando, principalmente por causa da automação de processos. É só pensar no relógio eletrônico de ponto, que dispensa a conferência manual da presença dos colaboradores durante a jornada de trabalho.

Por isso, o profissional de RH tem mais tempo livre para atuar em outras áreas que efetivamente necessitem do emprego de suas competências. Isso fará do papel desse setor algo mais estratégico, e não apenas uma engrenagem burocrática do funcionamento da empresa.

2. Customização e humanização

Essas duas novidades vão caminhar lado a lado. O RH do futuro deverá ser capaz de utilizar as novas tecnologias não como um fim, mas como meio de aumentar a produtividade e oferecer melhores soluções visando sempre ao bom desempenho e à qualidade de vida dos profissionais da empresa.

As pessoas deixarão de ser apenas um número na folha de pagamento e todos os recursos tecnológicos disponíveis devem ser utilizados para melhor atendê-las. É isso o que se chama de humanização, colocando o setor a serviço delas — e não o contrário.

Nesse sentido, a customização trabalha para oferecer soluções ajustadas às necessidades de cada um dos colaboradores. Jornadas de trabalho, plano de benefícios ou mesmo ofertas personalizadas para novos talentos podem ajudar muito na gestão, atração e retenção dos melhores profissionais.

3. Uso massivo de dados

O uso massivo de dados é essencial na automação, customização e outras tendências do que vem por aí no setor de recursos humanos. Basta pensar na quantidade diária de informações geradas por cada um de nós no ambiente de trabalho e de como elas podem ser úteis para orientar novas estratégias e decisões.

Decidir com base na intuição ou sem evidências sólidas? Isso, provavelmente, ficará para trás e quem não se adaptar tem muito a perder. De acordo com levantamento da consultoria PWC, feito com os líderes de 2100 empresas, pelo menos 53% das decisões são parcialmente baseadas em dados.

Um setor de RH que funcione dessa maneira terá como norte a utilização de métodos de coletas e análise dessas informações para identificar padrões e traçar cenários possíveis para a gestão futura do capital humano.

Para em colocar prática a utilização dos dados, é necessário ter um plano consistente para que eles possam ser coletados e estruturados conforme métricas específicas. Além disso, é preciso correlacionar as informações de forma correta e utilizá-las para as projeções desejadas.

Os dados podem ser empregados em processos de seleção e recrutamento, bem como para avaliação de desempenho e gerenciamento da força de trabalho disponível. Tudo isso, é claro, envolve a atuação de profissionais capacitados para lidar com essas novas tecnologias.

4. Adoção de softwares de integração

Outra frente que promete trazer impactos positivos para o setor de RH e que exigirá profissionais com conhecimentos satisfatórios sobre novas tecnologias é a adoção de softwares de gestão integrada. Com o tempo, é provável que essas ferramentas se tornem indispensáveis.

Esses sistemas podem ir desde mecanismos de gerenciamento de metas, distribuição de benefícios e controle da folha de pagamento, até plataformas de recrutamento e seleção que considerem características psicológicas dos participantes.

5. Emprego de novas habilidades

Não é só a tecnologia que exigirá do profissional de RH habilidades para lidar e tirar proveito dessas ferramentas. É bem provável, inclusive, que quem atua nesse setor passe a colaborar em diversas frentes do negócio.

Alguém com habilidades para trabalhar o marketing do setor ou capaz de atuar nas mídias sociais de forma eficiente consegue colaborar na comunicação interna das ações do setor de RH, por exemplo.

De todo modo, o desenvolvimento, a aprendizagem e a aquisição de novas habilidades se dará de forma constante, ao longo de toda carreira. Caso contrário, pode haver uma defasagem à medida que novas tendências surjam.

6. Aprimoramento dos processos de seleção

O modo como os novos colaboradores são escolhidos também tende a mudar para melhor e, com certeza, será uma das características de um RH moderno. Contratar profissionais alinhados com o perfil desejado é difícil e erros nessa decisão atrasam o desenvolvimento das atividades e podem se refletir em prejuízos financeiros para o negócio.

Como é de se esperar, a tecnologia ganhará cada vez mais destaque em todos os estágios do processo, começando pela divulgação das vagas e indo até a análise das características de cada candidato.

Para surtir o efeito desejado, todas as etapas do processo de seleção devem ser planejadas com cuidado, levando em conta quais os benefícios da adição de tecnologia a cada uma das fases.

7. Gamificação

O RH do futuro também trabalha com diversos instrumentos para aumentar o engajamento dos colaboradores. Uma das estratégias que promete ganhar força é a da gamificação.

Ela consiste na adoção de mecanismos e táticas comuns aos jogos eletrônicos para incentivar determinados comportamentos e mensurar seus resultados. No ambiente de trabalho, a gamificação pode ser utilizada na elaboração de feedbacks, na distribuição de recompensas e em sistemas de colaboração.

Eles se tornarão mais efetivos e contribuirão com o aumento do engajamento de forma até divertida, em muitos casos.

O RH do futuro, como você pôde vislumbrar ao longo texto, promete ganhos na produtividade e um reforço na humanização da gestão de pessoas, quase sempre com o auxílio imprescindível da tecnologia, em busca dos melhores resultados. Então, acompanhe tudo o que pode mudar nesse setor e esteja preparado.

A inteligência artificial é outra tendência forte para o RH do futuro. Aproveite e veja quais os seus possíveis impactos.

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