Entenda o que é o RH Ágil e como ele funciona

original-e401dd27fa563235d046ddaf6f9b805d-780x450 (1)

Com a transformação digital e a automatização dos processos de recursos humanos, o setor de RH está se firmando como uma área estratégica para os negócios. Para acompanhar todas essas mudanças, esse setor precisa se adequar e usar novas técnicas no seu dia a dia. Um exemplo disso é o RH ágil: uma resposta da área para melhorar os seus processos continuamente e em tempo reduzido.

Os processos operacionais estão ficando cada vez mais fluidos, seja por iniciativa própria ou por demanda externa — como é o caso do eSocial (Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas). A otimização de rotinas produtivas, como o processo seletivo, é uma necessidade constante. Se você quer saber mais sobre o assunto, continue a leitura conosco! Vamos lá?

O que é Recursos Humanos ágil?

O RH ágil é o conjunto de boas práticas adotadas pelo segmento que tem como origem os propósitos da metodologia agile. Ele faz parte do novo cenário condicionado ao departamento, marcado pelo universo digital, o conhecido RH 4.0. Com o direcionamento ágil, o setor passa a desenvolver processos cada vez mais produtivos, reduzindo custos e otimizando a experiência do colaborador com a sua empresa.

A cultura ágil nos procedimentos de recursos humanos é extremamente necessária para que a sua empresa acompanhe as mudanças do mercado. Assim, o conceito de inovação deve ser desenvolvido internamente para ser repassado aos candidatos como um valor cultural corporativo. A melhor forma de transferir para um profissional qual é o propósito da empresa e o que ela está fazendo para o alcançar é por meio do exemplo.

Portanto, o RH ágil é uma forma de fazer a gestão estratégica de pessoas, sendo uma ferramenta que condiciona alta performance: aumento da produtividade, redução de custos, processos menos burocráticos e o engajamento dos públicos com a marca. Essa prática é sinônimo de gerenciamento inteligente.

O que é uma metodologia ágil?

Se você ainda não sabe o que é o conceito de metodologia ágil, vamos explicar para você. Pelo nome, com certeza, você já deve ter imaginado que é um conjunto de “regras” e boas práticas que resultam em mais agilidade, não é mesmo? É exatamente a ideia principal dessa expressão. Essas ações são usadas no dia a dia e aplicadas aos processos.

As metodologias ágeis são uma forma de descomplicar os processos (promovendo a desburocratização) e potencializar os resultados. Elas têm impactos, diretos e indiretos, em pontos sensíveis para os negócios, seja na experiência do seu colaborador, seja na atração e retenção de novos talentos, seja na jornada do cliente.

Origem do pensamento ágil

O surgimento das metodologias ágeis se deu com o fortalecimento da criação e do desenvolvimento de produtos da área de tecnologia da informação, isso em meados da década de 1990.

Os métodos foram publicados como um Manifesto Agile em 2001, e isso chamou a atenção de especialistas de outras áreas, que perceberam a aplicabilidade da metodologia em diversos processos organizacionais.

Quais são os principais métodos?

Existem muitas técnicas fundamentadas em metodologias ágeis que podem ser implantadas no seu setor de RH. No entanto, há aquelas que são mais comuns, usadas com frequência em grandes corporações pela sua facilidade de aplicação e pelos resultados obtidos. Abaixo, confira as principais técnicas ágeis.

Kanban

Esse modelo é muito interessante, principalmente para aquelas pessoas que têm dificuldade em fazer o gerenciamento do tempo nas suas atividades. Com o Kanban, é possível dobrar a sua produtividade simplesmente usando uma agenda e critérios de status.

As atividades são divididas em três grupos: to do (a fazer), doing (em andamento) e done (feito). Você pode usar essa técnica com o apoio do aplicativo OneNote da Microsoft, listando as tarefas e mudando a cor do marcador conforme elas mudam de etapa, ou você pode usar sistemas mais detalhados, como é o caso do Trello.

Scrum

O Scrum é uma técnica de reuniões rápidas e frequentes para alinhamento de informações. A proposta dela é que os encontros não gastem mais do que trinta minutos e seja um momento para validar se cada participante do projeto fez a sua demanda, além de passar novas atividades para o andamento dele. É uma ferramenta muito usada pelos times de TI em projetos voltados para a área de processos de negócios.

Lean

A metodologia Lean é extremamente eficiente e tem como um dos seus principais fundamentos a redução do desperdício de recursos. Em resumo: menos é mais. Essa técnica foi o diferencial competitivo das montadoras orientais nas décadas de 1970 e 1980, como a Toyota. Elas foram as primeiras a usarem esse método e, com isso, otimizaram a sua produção nos pilares tempo, custo e qualidade.

O Lean tem uma etapa inicial e essencial para a sua efetividade: o 5S. Com certeza, você deve ter ouvido esse termo em algum departamento da empresa e ficou se perguntando o que isso significa. Esse conceito tem como origem a primeira letra de cinco palavras japonesas: Seiri (Classificação), Seiton (Ordem), Seiso (limpeza), Seiketsu (padronização) e Shitsuke (Disciplina).

Como o RH ágil funciona na prática?

Para que o seu RH seja, de fato, reconhecido pela prática do conceito ágil, primeiramente, é preciso difundir essa cultura internamente. Isso é feito por meio de ações da comunicação corporativa, treinamentos e exemplos passados pela postura dos gestores e líderes do departamento.

As metodologias ágeis podem e devem ser aplicadas em diversos processos operacionais para aperfeiçoar a gestão de RH, principalmente aqueles que causam mais impactos na experiência do colaborador. Alguns exemplos deles são a atração e seleção de candidatos, além do processo de admissão propriamente dito.

Quais são as vantagens dessa metodologia?

Com tudo o que apresentamos até aqui, você deve ter percebido que a metodologia agile para RH traz muitos benefícios para o desempenho do negócio. Mas, com certeza, os mais significativos estão em torno do tripé custo, qualidade e tempo. Então, usando as ferramentas ágeis, você consegue maximizar a sua produtividade, bem como da sua equipe.

Além disso, com o fortalecimento do RH digital, as metodologias ágeis devem ser mais usadas nas empresas. Elas são ferramentas que alinham os processos às tendências da transformação digital em tempo reduzido e proporcionam mais autonomia para as equipes, sendo aliadas no gerenciamento de pessoas. Não deixe de usar essas metodologias e construa um RH ágil.

O RH da sua empresa já está respondendo à transformação digital de forma ágil? Quais são as maiores dificuldades enfrentadas? Conte um pouco da sua experiência: deixe o seu comentário!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos