Recrutamento online: conheça as vantagens e desvantagens

O recrutamento e seleção de pessoas é uma das funções mais importantes desempenhadas pelo setor de recursos humanos de qualquer empresa, já que é isso o que garante colaboradores talentosos e qualificados para a composição do quadro de funcionários.

E, como tudo no setor de RH, esses processos também estão sendo afetados pela transformação digital em curso. Com isso, o recrutamento online ganha espaço, buscando otimizar muitas das etapas necessárias para a contratação de um novo funcionário. Para entender como funciona essa opção, suas vantagens e desvantagens, confira o texto abaixo. Boa leitura!

O que é o recrutamento online?

O recrutamento é o processo pelo qual uma empresa busca candidatos com perfil adequado a uma vaga a ser preenchida, de acordo com uma série de características predefinidas. Normalmente, o recrutamento envolve várias etapas e o ideal é que ele atraía o maior número possível de pessoas alinhadas com a vaga.

Nesse cenário, o recrutamento online é aquele que é feito por meio digital, desde a divulgação, o recebimento dos currículos e, até mesmo, os testes e as entrevistas. Todo o processo geralmente é conduzido em plataformas especializadas, o que garante a segurança e a eficiência dessa forma de disputa pelas vagas.

Essa forma de encontrar candidatos ajuda na redução de custos com o processo de recrutamento e aumenta a chance de encontrar profissionais mais qualificados, entre outras vantagens que serão abordadas ainda neste texto.

Como funciona o recrutamento online?

De acordo com as suas estratégias para seleção e recrutamento digital, é possível definir se todas as etapas dos processos serão feitas ou não por meio virtual. De forma geral, testes de personalidade, de idioma, de raciocínio lógico e entrevistas por vídeo costumam ser os estágios mais adotados em recrutamentos online. Análise de redes sociais no recrutamento e a utilização de softwares de análise comportamental são outros dois recursos muito empregados para aumentar a chance de sucesso.

Toda essa etapa deve ser precedida de uma descrição cuidadosa da vaga, ainda maior do que se ela fosse divulgada por meios tradicionais ou se o processo fosse feito por meio presencial. Tal cuidado evita que candidatos não tão alinhados com a vaga se candidatem ao posto, o que é bem comum, principalmente quando as vagas são anunciadas nas redes sociais, que costumam ter anúncios mais sucintos e objetivos.

Após a decisão sobre quais etapas serão feitas virtualmente e de ter redigido o anúncio, é preciso definir quais serão as plataformas e ferramentas utilizadas. Em entrevistas por vídeo, é normal utilizar o Skype, por exemplo. De todo modo, é importante centralizar todas as informações geradas e coletadas durante o recrutamento, para que a análise dos resultados seja feita sempre de forma eficiente.

Quais são as vantagens do recrutamento online?

A utilização da tecnologia para otimizar o processo de recrutamento de novos colaboradores é capaz de propiciar inúmeras vantagens para as empresas que fazem essa opção. Abaixo, listamos alguns desses benefícios.

Custos menores

Quando comparados aos modelos normais de recrutamento e seleção, os processos conduzidos via meios digitais costumam ter custos menores, o que se torna um grande atrativo para a sua implementação.

Toda a estrutura necessária para fazer a triagem e análise dos candidatos é substituída por sistemas digitais, muitos deles automatizados. Isso elimina muitos intermediários do processo de recrutamento, resultando em uma diminuição dos custos na empresa.

Maior alcance

Um dos grandes feitos da internet é democratizar a comunicação, tornando possível fazer a sua mensagem chegar a muitas pessoas, por meio de poucos cliques. Logo, recrutamentos online conseguem impactar um número maior de possíveis candidatos com perfil compatível com a sua vaga, o que aumenta a chance de sucesso da sua procura.

Além disso, os processos feitos com etapas virtuais eliminam (ou, pelo menos, reduzem) as barreiras geográficas. Como não é necessário estar presente na sede da empresa para realizar as etapas necessárias da seleção, isso abre espaço para candidatos de outras localidades, que não participariam se o processo exigisse presença física.

Mais agilidade e produtividade

Outra vantagem da internet é que ela agiliza os processos. Basta pensar: é provável que uma vaga anunciada pela manhã tenha muitas respostas em poucas horas de candidatos que já podem começar a passar pelas fases seguintes da triagem.

Dentro dos setores de recursos humanos, essa digitalização representa um ganho significativo de produtividade, já que muitos processos manuais são eliminados e a análise dos candidatos pode ser feita de maneira muito mais rápida e com menores chances de equívoco.

Mais informações sobre o candidato

A sua empresa considera o LinkedIn para recrutamento e seleção? Com processos online, é possível ir além das fontes tradicionais de informação sobre o candidato e agrupar dados de diferentes origens, como portfólios e páginas pessoais, que embasarão com mais confiabilidade a tomada de decisões.

Quais são as desvantagens do recrutamento online?

Porém, antes de adotar definitivamente o recrutamento online, é preciso pensar também em suas desvantagens. Indicamos as queixas mais frequentes abaixo.

Impessoalidade

Ao ser conduzido à distância, e com intermédio de máquinas, um processo de recrutamento online pode gerar um ar de impessoalidade entre recrutadores e candidatos. Para minimizar isso, seja cuidadoso com a linguagem empregada na comunicação e deixe sempre os canais de contato abertos, respondendo às solicitações recebidas em tempo hábil.

Plataformas pouco amigáveis

Garanta também que as plataformas empregadas nos processos sejam amigáveis e simples de serem utilizadas. Além da navegação fluída e intuitiva, as informações disponibilizadas devem estar sempre atualizadas, para garantir ao candidato uma boa experiência durante a sua participação na seleção.

Elevado número de respostas

A linha que separa um bom número de candidatos de um volume exagerado de candidaturas é bem tênue. Uma enxurrada de candidatos pode dificultar a seleção e gerar trabalho demasiado para o setor de RH. Por isso, inclua filtros no formulário de inscrição, para evitar que se inscrevam pessoas que não têm o perfil daquela vaga.

Por fim, além de pesar as desvantagens e vantagens do recrutamento online, reflita se ele é a forma de procurar novos colaboradores mais adequada para a sua empresa. Entenda como são feitas as contratações atualmente, se a mudança terá impacto positivo na rotina do negócio e se os funcionários responsáveis por isso estão aptos a esse novo método de seleção. Se bem planejadas, levando esses aspectos em consideração, qualquer mudança tende a ter mais chances de sucesso.

Quer conhecer outras tendências de RH? Então, confira este e-book com um mapa de tendências do setor, que pode ser baixado gratuitamente!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos