4 passos para fazer um bom processo de recrutamento interno

Sem Parar Empresas: 4 passos para fazer um bom processo de recrutamento interno

O recrutamento interno é uma seleção entre profissionais já contratados pela empresa, a fim de que assumam outro cargo. A vaga disponível precisa ter um nível hierárquico superior ao do colaborador que entrará na disputa. Assim, ao ser recrutado, ele será promovido.

Essa prática é muito interessante e vantajosa ao RH, pois o conhecimento prévio sobre os candidatos concede maior rapidez e eficiência. No entanto, alguns cuidados precisam ser tomados para que tudo funcione corretamente.

Algumas companhias dizem que isso gera competição entre os funcionários, causando frustração em quem não foi aprovado. No entanto, esse processo interno favorece o plano de carreira das organizações.

Neste conteúdo, vamos destrinchar tudo sobre recrutamento interno para que você possa usufruir dessa técnica de seleção. Confira a seguir.

Como funciona o recrutamento interno?

Para iniciar o processo internamente, a equipe do RH divulga o processo na intranet, nos murais ou outra ferramenta de comunicação da empresa. Depois, avalia os perfis, realiza as entrevistas e aplica métodos de escolha, como comportamento do candidato diante de desafios e dinâmicas de grupo.

Existem três tipos de abordagem no recrutamento interno:

  • informal — busca de um candidato específico por meio de indicações de gestores que já trabalharam com ele;
  • abertura de vagas — comunicação formal aos departamentos sobre a existência de cargos que precisam ser preenchidos. Todos que cumprirem os critérios podem concorrer;
  • reenquadramento — promoção de talentos que fazem parte do programa de carreira, conforme o plano de cargos e salários da companhia.

Para esse tipo de recrutamento funcionar de forma justa, é importante que o RH utilize normas transparentes de seleção, de modo a não privilegiar nenhum colaborador.

Quais são as principais vantagens do recrutamento interno?

Conheça as vantagens que a seleção interna pode trazer para sua empresa.

Valoriza a equipe

O time se sente mais motivado, melhorando os seus resultados, além garantir desenvolvimento e aumento da produtividade. Com isso, eles enxergam possibilidade de crescimento dentro da companhia. Logo, ao disponibilizar vagas internas, a empresa demonstra que valoriza sua equipe.

Cria senso de meritocracia

Uma organização que lança oportunidades de promoção aos seus funcionários conforme a atuação coletiva gera meritocracia. Assim, a competitividade e os resultados operacionais melhoram consideravelmente. O recrutamento interno é visto como um estímulo a quem deseja ter uma carreira crescente.

Retém talentos

Em alguns casos, as companhias perdem excelentes profissionais para a concorrência por não aproveitarem os seus talentos ou por não garantirem oportunidades de desenvolvimento de carreira para que eles fiquem na empresa. Por meio do recrutamento interno, a probabilidade de reter talentos é ampliada.

Nesse sentido, o funcionário que partiria em busca de cargos mais interessantes, passa a contribuir com melhorias dentro da própria empresa. Afinal de contas, ela sabe que poderá alcançar a colocação almejada onde já está familiarizada.

Garante maior rapidez

A admissão de funcionários por meio do recrutamento externo é bastante burocrática, pois inclui uma série de etapas para selecionar os profissionais adequados. Tudo precisa ser feito com cautela, pois o RH não quer errar na escolha final.

No entanto, essa demanda só é demorada porque os candidatos são desconhecidos. São os primeiros contatos entre eles e a empresa, sendo necessário compreender seus perfis de comportamento e alinhar com a cultura da companhia e equipes de trabalho (futuros colegas).

Já no recrutamento interno, o colaborador já é conhecido. É possível saber se ele segue ou não os valores da empresa. Essa vivência agiliza o processo, assim como o acerto por parte do recrutador.

Cria cases de sucesso

Uma instituição exemplar deve colecionar cases de sucesso para incentivar seus recém-contratados. Relatos de quem começou por baixo e chegou a um cargo elevado, subindo de degrau por degrau até atingir seu objetivo de carreira. Esse tipo de história reforça a marca empregadora.

Quando existe um exemplo prático, os colaboradores podem olhar para frente e imaginar posições mais elevadas dentro da companhia. Também contribui para o sucesso operacional e mercadológico do negócio, entregando resultados competitivos.

Por isso, o recrutamento interno pode ser contemplado como um estímulo aos talentos que querem crescer com o tempo.

Reduz custos

Esse processo apresenta custos reduzidos. O primeiro é o fato de não ser necessário gastar recursos com a divulgação de anúncios externos. O segundo é que não haverá novas despesas relativas à contratação, bastando mudar a função do colaborador, bem como seu novo salário e jornada de trabalho. Por fim, esqueça custos que envolvam adaptação e integração do funcionário em questão.

Como fazer o recrutamento interno?

Existem algumas práticas que precisam ser adotadas para garantir o sucesso dessa operação. Veja o passo a passo a seguir.

1. Reúna as informações dos candidatos

Acesse o banco de dados dos colaboradores interessados em disputar as vagas e analise cada caso. Informe-se sobre perfil profissional, convivência interna, produtividade, pontualidade e outros fatores. Além disso, pegue referências com os líderes e colegas de trabalho do candidato. Essas informações são indispensáveis para um bom recrutamento.

2. Considere a experiência dos colaboradores

Funcionários com mais tempo de casa devem ser priorizados em relação aos mais novos. Isso porque o desempenho dos veteranos geralmente é melhor que os demais. Outro fator a ser considerado é que profissionais experientes compreendem melhor a dinâmica operacional na companhia e podem auxiliar com melhorias. Além disso, optar por talentos antigos é uma maneira de valorizá-los pelos serviços já prestados.

3. Explore as possibilidades

O recrutamento interno é um processo que permite muitas possibilidades, desde a descrição de cargos, remanejamento de funcionários, reajuste salariais e benefícios, até a formação contínua de colaboradores que preencham cargos previstos com antecedência. Essa operação pode ser muito estratégica.

4. Faça testes de competência profissional

Conhecer a empresa que trabalha é essencial, mas a competência profissional do candidato para assumir uma nova função deverá ser avaliada. Portanto, faça testes a fim de identificar a afinidade do candidato com as competências e habilidades necessárias para ocupar a vaga.

Então, está preparado para colocar o processo de recrutamento interno em prática na sua empresa? Se você seguir os passos mencionados, certamente fará um processo ágil, conciso e eficiente, remanejando os melhores funcionários para ocupar os cargos em aberto.

Se achou este material útil e quer acompanhar as novidades da Sem Parar Empresas, siga nossa página no Instagram e confira nosso site!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos