O guia completo do Recrutamento Inteligente

Sem Parar Empresas: O guia completo do Recrutamento Inteligente

O recrutamento inteligente é um conceito que vem ganhando mais importância nos últimos anos. Já se foi o tempo em que o Recursos Humanos era o setor responsável somente por controle de ponto, folha de pagamento e questões burocráticas.

Esse departamento vem executando papel estratégico conforme as empresas percebem a importância de investir e desenvolver o seu ativo humano, sendo exatamente aí que entra o recrutamento inteligente e a abordagem do RH do futuro.

Pense só: você implementa as melhores tecnologias e soluções para o seu negócio, mas os colaboradores estão desalinhados em relação aos objetivos da organização, são desmotivados ou não têm as qualificações necessárias para o cargo. De nada adiantará o investimento, concorda?

Preparamos este guia a partir das dúvidas que recebemos sobre o tema e a importância dele para os resultados da sua empresa. Continue a sua leitura e entenda o que faz um recrutamento ser inteligente, os benefícios para os negócios e como aplicá-lo nos seus processos.

O que é recrutamento inteligente?

O recrutamento inteligente é um processo estratégico que vai desde a divulgação de vagas até a gestão de talentos. Esse conceito se trata de utilizar tecnologias e metodologias para automatizar, otimizar e tornar todo o processo de recrutamento e seleção mais eficiente, acertado e econômico para as empresas.

Os processos seletivos estão evoluindo muito nos últimos dois anos, principalmente por meio de tecnologias disruptivas — soluções tecnológicas que aprimoram tarefas diárias, como uso de plataformas.

As informações e os dados que as empresas precisam lidar diariamente estão mais complexos e a concorrência está cada vez mais acirrada. Esse cenário faz com que os negócios precisem de soluções inovadoras e de maneira rápida.

Além disso, ainda precisam alinhar a tecnologia à redução de custos e ao aumento da competitividade. Não é à toa que a liderança 4.0 tem sido necessária para lidar com esse verdadeiro caos.

Onde entra o recrutamento inteligente? Na busca por encontrar profissionais qualificados, emocionalmente inteligentes e que agregam soluções e resultados à empresa, ao mesmo tempo em que torna esse processo mais eficiente.

Já parou para pensar no tempo que se perde conferindo milhares de e-mails com currículos — muitas vezes fora do perfil? Os processos inteligentes no recrutamento visam justamente a otimização e escolhas mais acertadas desde a seleção dos candidatos até a implementação de programas internos de desenvolvimento.

Qual é a importância do recrutamento inteligente

O mercado não tem mais espaço para empresas que encaram tecnologias como gastos e recursos dispensáveis. A transformação digital abriu espaço para uma discussão sobre a tecnologia substituir a mão de obra humana. Isso não é totalmente verdade.

Alguns processos realmente se tornam automatizados e completamente executados por software. Diante disso, os profissionais precisam se qualificar para fazer algo que as máquinas não fazem: tomar decisões complexas. Há alguns anos, as pessoas precisavam aprender datilografia, não é mesmo?

No entanto, as empresas têm dificuldades, justamente, em encontrar colaboradores qualificados. Para que se tenha uma ideia, uma pesquisa da empresa Robert Half (especializada em recrutamento e seleção) identificou que 60% dos recrutadores enfrentam dificuldades na contração.

O desafio é conseguir selecionar profissionais que dominem novas tecnologias e adotem a educação continuada. Tudo isso torna os processos de seleção mais demorados, complexos e, muitas vezes, mais caros.

O recrutamento inteligente vem para descomplicar esse cenário e fazer com que os gestores de RH tenham mais tempo e recursos para utilizar em decisões mais complexas. Veja só os principais fatores que tornam esse conceito importante e necessário.

Aumenta a eficiência operacional

As etapas de divulgação e seleção de candidatos são as mais operacionais. Além de divulgar as vagas em diversos canais, é preciso selecionar um por um entre aqueles que aparentemente se adequam à oportunidade.

No entanto, essa função que antes era considerada secundária, vem representando fase crucial e estratégica nas empresas. Afinal, a qualidade e agilidade desse processo interfere os resultados de toda a empresa ao encontrar profissionais qualificados.  

Nesse sentido, o recrutamento inteligente utiliza desde plataformas eficientes para divulgação e seleção por meio de inteligência artificial. Essa automatização auxilia você a identificar candidatos com base em alinhamento de valores, experiências profissionais e até mesmo fatores comportamentais. Também há o uso de técnicas de marketing para atrair os melhores talentos do mercado.

Melhora a imagem da empresa

Empresas com turnover alto ficam com a imagem prejudicada no mercado. Profissionais qualificados, engajados com as empresas e que têm planos de carreira sólidos não querem entrar em empresas correndo o risco de saírem em pouco tempo. Isso prejudica a sua reputação até mesmo com os clientes, já que processos internos interferem na satisfação dos clientes.

Os bons colaboradores estão mais exigentes em relação às empresas que trabalham. Eles sabem o papel fundamental que representam no sucesso do negócio e as exigências vão além do salário. A gestão de benefícios, por exemplo, tem sido fator decisivo para o bom profissional aceitar uma vaga ou não.

Onde entra o recrutamento inteligente? Essa estratégia permite reter talentos em menos tempo, assim não é necessário ficar divulgando a mesma vaga diversas vezes, sendo que isso pode prejudicar o processo de seleção. Os candidatos acreditam que a vaga possa estar com algum problema ou que os outros selecionados não gostaram de algo.

Afinal, boas vagas em boas empresas são fechadas rapidamente. Quando a oportunidade fica aberta por muito tempo abre espaço para dúvidas. Além disso, o recrutamento inteligente e eficiente o ajuda a encontrar os profissionais adequados e engajados para a empresa, fazendo com que o turnover diminua consideravelmente.

Quais são as características do recrutamento inteligente?

A principal diferença entre o recrutamento operacional e o inteligente é a menor incidência de falhas e de tempo no processo. Esse primeiro modelo é aquele tradicional, predominantemente manual e repetitivo. Além de mais limitado, ele é um processo mais descontrolado, já que fica mais difícil construir uma boa base de currículos manualmente.

Ao contrário do modelo operacional, o recrutamento inteligente faz uma verdadeira varredura de todos os candidatos em potencial. Aliás, algumas ferramentas disponibilizam filtros até de localização dos selecionados.

Além disso, segundo 69% dos recrutadores entrevistados pelo Relatório de Tendências Globais de Recrutamento, realizado pelo LinkedIn, afirmaram que as entrevistas e processos de seleção tradicionais falham ao analisar as softs skills e habilidades comportamentais.

Confira, a seguir, os principais diferenciais e características desse modelo inovador e eficiente.

Uso da tecnologia

Uma empresa não pode considerar que adota o recrutamento inteligente se não há tecnologias envolvidas no processo. Não, não estamos falando de planilhas do Excel, mas sim de tecnologias disruptivas, como softwares e plataformas inteligentes.

Essas soluções auxiliam em toda a administração do processo seletivo, começando pela divulgação estratégica de vagas e passando pelos currículos e testes comportamentais e técnicos. Além de contratar profissionais qualificados e engajados, essas ferramentas reduzem custos com processos longos. Além disso, todo o processo pode ser feito pelo recrutamento online. Assim, todas as etapas, incluindo as entrevistas, são feitas a distância. 

Essa seleção automatizada é feita quando a inteligência artificial consegue identificar palavras-chave em bancos de dados. Isso permite que você tenha uma lista de candidatos que realmente se adequa à oportunidade em poucos cliques.

As tecnologias também são utilizadas para otimizar as seleções baseadas em comportamentos e na gestão de competências. Há ferramentas que fazem mapeamentos comportamentais e permitem o envio de testes para avaliar aspectos emocionais e outros aspectos da saúde mental.

Triagem de currículos estratégica

A triagem de currículos é uma das fases mais operacionais, demoradas do recrutamento e que nem sempre é totalmente imparcial quanto a questões pessoais. Os e-mails e canais ineficientes de divulgação recebem diversos currículos a todo o momento, sendo que muitas vezes são de profissionais que não têm as qualificações descritas na vaga.

Porém, para descobrir se o currículo é adequado ou não, o recrutador precisa abrir um por um. Como os profissionais de Recursos Humanos estão cada vez mais ocupados e sobrecarregados com decisões complexas, esse processo de triagem toma muito tempo e se torna suscetível a falhas e aumento de custos.

Para solucionar esse problema, uma das características do recrutamento inteligente é a triagem estratégica. Esse processo é feito por meio de ferramentas que aceleram a tarefa de selecionar e permitem que você coloque filtros baseados em seus interesses — somente candidatos com ensino superior e com habilidades em gestão de equipes, por exemplo.

Isso é feito pela inteligência artificial que verifica todo o banco de candidatos da vaga e seleciona uma lista em poucos segundos, conforme os critérios que selecionou. Porém, é importante ressaltar que a forma e os canais utilizados para a divulgação da oportunidade facilitam ou dificultam essa triagem, mesmo contando com tecnologias inovadoras.

Busque por sites e plataformas eficientes e de boa reputação e faça uma descrição completa da vaga, incluindo as competências necessárias, as funções do cargo, carga horária e benefícios.

Controle eficiente das etapas de recrutamento e seleção

O recrutamento inteligente é aplicado em todas as etapas do processo de seleção, e não somente na divulgação e na triagem. Todas as fases são otimizadas e documentadas, o que ajuda a desenvolver melhores dinâmicas de grupo para uma boa experiência do candidato.

Podem ser feitas entrevistas a distância, para reduzir custos tanto da empresa quanto do contratado, ou até mesmo para facilitar processos de recrutamento para profissionais em home office

Além de tornar todas as etapas mais acertadas e ágeis, as tecnologias e métodos do recrutamento inteligente garantem a organização do processo seletivo. Você consegue criar base de dados rápidas com informações dos candidatos ou profissionais que não foram aprovados, mas podem ser indicados para futuras oportunidades. Também terá mais facilidade em documentar todas as fases para criar relatórios.

Utilização de dados para avaliar currículos

A utilização de Analytics, Big Data e Business Intelligence é cada vez mais presente no RH. No recrutamento inteligente, essas tecnologias se baseiam em dados para avaliar currículos. Um dos principais riscos e desvantagens da seleção de currículos tradicionais é a parcialidade.

Questões pessoais devem ser irrelevantes para a seleção, sendo avaliadas somente o comportamento, as experiências, as competências e habilidades profissionais e de trabalho em equipe.

Os currículos não devem ser avaliados considerando questões de gênero, raça, localidade ou nacionalidade. Aspectos mais subjetivos que possam interferir nas funções dos profissionais, como idade e aspectos emocionais e comportamentais, devem ser considerados em outras etapas, mas não sem conhecer o candidato.

Mesmo que de maneira inconsciente e não proposital, os humanos correm o risco de considerar esses fatores em algum momento. Já as ferramentas e a inteligência social são imparciais. A triagem é feita por meio da aplicação de dados que avaliam os requisitos para a vaga, como habilidades indispensáveis para as funções.

Processo seletivo humanizado

Não somente os interesses das empresas que importam durante o processo seletivo. Não é à toa que a estratégia de employee experience começa ainda no recrutamento. Aliás, isso também reduz o turnover.

Percebendo a importância disso, 77% dos recrutados que participaram do relatório de Tendências do Recrutamento e Seleção de 2020 afirmaram que focam na experiência dos colaboradores para aumentar e melhorar retenção de talentos.

Apesar de estarem mais digitais e automatizados, os negócios são também mais humanizados em relação aos seus colaboradores. Pode parecer contraditório, mas a automatização e a implementação de tecnologias, como no recrutamento inteligente, pode deixar o RH mais humanizado

Com etapas mais centradas, eficientes, rápidas e currículos selecionados, os recrutadores conseguem dar mais atenção aos candidatos, já que não precisarão fazer entrevistas generalizadas.

O recrutamento inteligente também auxilia na identificação de padrões e dados dos candidatos, para que os recrutadores consigam adaptar o processo de forma individual, confortável e personalizada conforme as necessidades e particularidades de cada um.

Como colocar o recrutamento inteligente em prática?

Antes mesmo de começar a implementação do recrutamento inteligente, é importante fazer um mapeamento de processos do seu setor de Recursos Humanos. Levante todo o fluxo de trabalho do processo seletivo, os responsáveis por cada etapa, o tempo e o custo e quais fases precisam ser aprimoradas primeiro.

Feito isso, as tecnologias precisam ser funcionais para as características da sua empresa. Nem tudo o que funciona para o concorrente terá bons resultados nos seus processos. Por isso, o mapeamento precisa levantar os principais problemas e identificar as melhores soluções para cada caso.

Com isso em mente, veja só os passos para colocar esse modelo de recrutamento em prática.

Posicione a sua marca como empregadora

Fortalecer a marca como empregadora é o mesmo que traçar estratégias para atrair clientes. Porém, no caso do recrutamento inteligente, o objetivo é atrair talentos qualificados e engajados. A Google é uma marca empregadora, pois eles conseguem atrair excelentes candidatos em razão do posicionamento.

Quem nunca viu a piscina de bolinhas nos escritórios da empresa? O clima descontraído e o crescimento exponencial da marca? Isso faz com que os melhores profissionais queiram construir carreira em negócios assim.

Para se posicionar como marca empregadora, divulgue as vantagens de se trabalhar na sua empresa, os diferenciais que os colaboradores podem contar, e os benefícios, como as bonificações.

O ideal é que o site do negócio tenha uma sessão destinada à carreira. Poste fotos do ambiente e dia a dia de trabalho, coloque depoimentos dos contratados e aproveite para contar a história como a empresa começou.

Crie uma cultura empresarial sólida

A cultura organizacional — valores, objetivos e crenças que definem a empresa — precisa ser sólida e clara a todos os candidatos e colaboradores já contratados. A contratação precisa ser focada em profissionais que tenham algo em comum com essa cultura. Caso contrário, com o tempo, se tornarão colaboradores desalinhados em relação às metas, desmotivados e sem perspectivas de crescimento.

No entanto, é preciso revisar a cultura empresarial conforme as mudanças do mercado e dos processos internos. Esse não é um conceito rígido e imutável. Existem diferentes tipos de cultura organizacional, sendo que o recrutamento inteligente se preocupa muito com a cultura de pessoas.

Esse modelo atua na valorização dos funcionários e todos os ativos humanos são colocados em primeiro lugar, independentemente da sua posição ou funções na empresa. Para colocá-lo em prática, é necessário investir no desenvolvimento dos colaboradores visando o crescimento profissional de todos os times.

Use plataformas tecnológicas para recrutamento e seleção

As plataformas de recrutamento e seleção são utilizadas desde a divulgação até a aplicação de testes, sejam eles comportamentais, sejam eles técnicos. Essas tecnologias disruptivas utilizam a inteligência artificial para avaliar dados e cruzar com as definições e requisitos da vaga que divulgou.

Depois, a plataforma indica os currículos mais alinhados sua procura a partir do banco de dados de candidatos usuários da plataforma. Além disso, você consegue colocar diversos filtros, como de localidade, experiências profissionais, tempo de atuação na área e outros aspectos relevantes para a sua escolha.

Após essa triagem estratégica, você pode enviar questionários e testes ao profissional e controlar toda a agenda do processo, como dinâmicas marcadas, entrevistas agendadas com os candidatos e resultados dos testes.

Por meio dessa tecnologia, você também se mantém atualizado sobre o mercado das suas vagas, como os salários praticados, os benefícios mais buscados e competências necessárias.

Treine a sua equipe

Todos os envolvidos no processo de seleção precisam saber utilizar as ferramentas do recrutamento inteligente. Imagine se cada responsável ou recrutador executar as tarefas de um jeito ou não entender das tecnologias?

Certamente o que deveria tornar a contratação mais rápida e acertada se transformará em erros e desalinhamentos. Esse treinamento de processos deve ser feito ainda nas fases de implantação das tecnologias para evitar esse tipo de problema.

Avalie o fit cultural

Fit cultural é a capacidade de adaptação de um candidato à cultura organizacional. O mesmo vale para as políticas da empresa, linguagem e padrões a serem seguidos. O risco de não avaliar o fit cultural é contratar colaboradores que se tornarão desmotivados, com dificuldades em exercer suas funções e sem adaptação do ambiente de trabalho.

Contratar profissionais por meio dessa análise permite errar menos nas contratações e ainda aumenta as suas chances de reter os melhores talentos e diminui a rotatividade — e, consequentemente, reduz também os custos e o tempo com a seleção de novos colaboradores.

Para avaliar o fit cultural, é importante averiguar o perfil comportamental para identificar se o candidato se encaixa em comunicador, analista, executor ou planejador. Outras etapas importantes são as dinâmicas de grupo e o histórico profissional.

Aposte no recrutamento interno

Um modelo muito utilizado dentro do recrutamento inteligente é a seleção interna. Nem sempre você precisa buscar profissionais de “fora”. Esse é um processo que incentiva os colaboradores a se qualificarem e buscarem melhores resultados, já que há chances de crescimento.

Além disso, isso torna o processo mais econômico, rápido e ainda mais eficiente para a empresa. Afinal, o profissional não precisará passar por processos de onboarding, por exemplo, pois já conhece o funcionamento e políticas da empresa. Os alinhamentos são exclusivos das novas funções e do cargo.

Porém, é importante definir critérios claros e justos para o recrutamento e seleção de internos. Assim, problemas com favoritismo ou privilégio de alguns são evitados.

Crie um banco de dados

Um acontecimento muito comum é que os recrutadores fiquem em dúvida sobre quem contratar, quando mais de um candidato é qualificado e atende aos requisitos da vaga. Quando isso acontece, o ideal é que esse candidato vá para um banco de dados.

Assim, você armazena os resultados do processo seletivo e os dados do profissional para quando surgirem novas oportunidades que ele se encaixe. O ideal é que esse banco seja construído em plataformas com essa funcionalidade ou em softwares.

Participe ativamente do processo

Não é raro encontrar empresas que reservam a responsabilidade do recrutamento aos analistas de RH. O ideal é que todos os níveis desse departamento, inclusive os coordenadores, acompanhem e participem de todas as etapas.

A experiência dos coordenadores pode evitar decisões equivocadas — e a troca de ideias sobre os processos, tecnologias e sobre os candidatos é algo muito rico para a decisão da contratação.

O recrutamento inteligente surgiu para aprimorar o processo de recrutamento e seleção e adequar o Recursos Humanos à transformação digital. A tecnologia soluciona muitos problemas e ainda evita que outros surjam durante esse processo. Então, se mantenha atualizado sobre as tendências desse setor para conseguir tornar as contratações mais eficientes e de acordo com as inovações da área.

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