Qualidade de vida para colaboradores mais velhos: o que pode ser feito?

224385-qualidade-de-vida-para-colaboradores-mais-velhos-o-que-pode-ser-feito

Proporcionar mais qualidade de vida e melhorar o bem-estar dos profissionais é uma preocupação da maioria das empresas que desejam reter os seus talentos. Contudo, quando se trata de colaboradores mais velhos, esse é um assunto que precisa de uma atenção ainda maior.

Atualmente, existe uma grande necessidade de valorizar os funcionários veteranos. E isso ocorre porque a experiência da mão de obra madura, bem como a sua capacidade para lidar com problemas diversos e situações estressantes, é capaz de produzir resultados positivos no ambiente de trabalho.

Acompanhe este post e veja quais ações uma empresa pode fazer para beneficiar essa parcela do seu público interno!  

Colaboradores mais velhos no mercado de trabalho

“Quarenta (anos) é o novo vinte” ou “Cinquenta é o novo trinta”. Provavelmente você já ouviu alguma expressão desse tipo, não é mesmo? E isso não é uma inverdade. Atualmente, com o avanço da medicina, as descobertas da ciência e as transformações na sociedade, o modo como as pessoas envelhecem e lidam com a velhice mudou.

A aposentadoria não é mais sinônimo de parar de trabalhar e ficar em casa. Uma pesquisa, realizada pela Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e divulgada pelo Ministério do Trabalho, revela que, entre 2010 e 2015, houve um crescimento de 30% no número de pessoas de 50 a 64 anos no mercado formal de trabalho.

O número de pessoas com mais de 65 anos com carteira assinada também cresceu. Passou de 361,3 mil para 574,1 mil, no mesmo período. Isso indica um aumento de 58,8%. No entanto, esses dados trazem questões importantes para as organizações.

É preciso repensar a forma de lidar com essas pessoas e encontrar maneiras de mantê-las satisfeitas e engajadas em suas funções. Para tanto, é preciso lançar mão de ferramentas que os incluam e os façam enxergar um propósito em trabalhar.

Listamos, abaixo, algumas ações que podem ser eficientes. Observe:

Condições adequadas de trabalho

A infraestrutura de uma organização é de suma importância para garantir que o dia a dia dos seus trabalhadores não termine com dores musculares ou lesões. Assim sendo, o ambiente físico deve oferecer facilidade de acesso e manejo, segurança, conforto, limpeza e estética.

Além disso, é preciso estar atento às funções exercidas pelo colaborador. O trabalho deve estar de acordo com as suas habilidades e aptidões, mas, principalmente, em consonância com as suas capacidades.

Cuidado com o bem-estar subjetivo do colaborador

O bem-estar de um profissional se relaciona diretamente com a sua satisfação. E essa, por sua vez, está ligada ao clima organizacional, à cultura da empresa, à valorização dos seus esforços e às relações interpessoais estabelecidas com a liderança e com os colegas de trabalho.

Tendo isso em vista, cabe à empresa investir em atividades que fortaleçam os laços sociais do indivíduo, proporcionando-lhe momentos com a família e com os parceiros de equipe. Tais eventos podem gerar o senso de pertencimento a uma rede de relações contínuas, criar emoções positivas e aumentar a autoestima do colaborador mais velho.  

Benefícios

Sentir-se valorizado é um desejo intrínseco ao ser humano. Portanto, o reconhecimento por seus anos de dedicação, pelo trabalho realizado e por suas contribuições à empresa é fundamental para motivar os profissionais com mais idade.

Seja de forma pública, em eventos corporativos, seja por meio de bonificações — como vale presente, aumento do valor do vale refeição/alimentação, concessão de vale combustível, planos de saúde e odontológico mais vantajosos etc. —, os benefícios são sempre bem-vistos e aceitos como forma de valorização.    

Tratar os colaboradores mais velhos com atenção, cuidado e respeito é um modo de demonstrar-lhes o quanto eles são fundamentais para a empresa. Afinal, eles podem agregar conhecimentos inestimáveis aos mais novos e gerar uma benéfica troca de experiências, tanto para o time de profissionais quanto para a empresa.

Se uma gestão de pessoas moderna e humanizada é um valor para sua empresa, assine a nossa newsletter e receba em primeira mão os melhores conteúdos sobre o tema!

 

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos