Qual a relação entre as metas e a motivação de equipe?

qual-a-relacao-entre-as-metas-e-a-motivacao-de-equipe

Para que uma empresa tenha um bom desempenho, ela precisa de, pelo menos, duas coisas: primeiro, metas bem estabelecidas; segundo, uma equipe disposta a alcançá-la. E apesar de serem elementos distintos, são profundamente ligados. Afinal, a motivação de equipe pode ser fortemente influenciada pelo desenvolvimento de metas por parte dos gestores.

Existem várias formas de manter os seus colaboradores engajados em suas funções. Possibilidade de bônus, dias de folga extras, promoções, entre outros benefícios são ferramentas muito utilizadas para garantir o melhor desempenho. Porém, uma simples organização de agenda e estabelecimento de objetivos pode ter um impacto tão grande quanto.

Neste post, entenda o motivo para essa relação ser tão forte. Confira:

Acompanhamento do progresso

Um dos fatores que possibilita a melhor motivação de equipe é a capacidade de acompanhar o próprio progresso. Foi feito um experimento em uma lavoura, onde trabalhadores deveriam fazer o corte em uma linha reta.

No primeiro grupo, apenas o começo e o fim da tarefa estavam marcados, enquanto no segundo havia marcas a cada 2 metros. O segundo grupo foi capaz de encerrar a tarefa mais rápido e com menor fadiga.

Isso acontece porque o cérebro humano tende a acelerar seu desempenho quando acredita que uma meta está próxima. Ao quebrar a tarefa em pequenos objetivos, é possível interpretar a conclusão de cada um deles como uma atividade fechada, ganhando um pequeno impulso a cada uma.

Satisfação pelo sucesso

Outro fator forte para a motivação de equipe é a certeza de que o objetivo foi alcançado. Tarefas prolongadas e muito abertas tendem a provocar frustração em todos os colaboradores, já que não há uma dimensão clara sobre a conclusão. Apenas parece que o trabalho será eterno e nunca recompensado.

Porém, ao estabelecer metas claras, todos sempre saberão aonde devem chegar e quando. Isso evita a frustração de um trabalho muito longo, além de gerar maior satisfação a cada objetivo alcançado.

Redução da perda de foco

Um problema que tende a prejudicar a motivação em quase todo tipo de projeto é uma mudança repentina de objetivo. Os gestores sabem que, em algumas situações, é necessário adaptar os planos, ou mesmo alterá-los.

Porém, se essa mudança é feita sem uma justificativa clara, é provável que os colaboradores se sintam perdidos, não sabendo mais qual é a finalidade de suas funções.

Metas bem estabelecidas e estáveis tendem a se manter, independentemente de qualquer alteração no trajeto. Isso oferece a segurança que a equipe precisa para continuar trabalhando e ter certeza de que está fazendo progresso.

Visão clara sobre o desempenho

Algo que contribui para a motivação de equipe em médio e longo prazo é o feedback do desempenho. Após a conclusão de um projeto, os colaboradores precisam saber qual foi a qualidade de sua atuação.

É uma oportunidade boa para corrigir erros, além de motivar a manutenção de bons hábitos. Isso seria impossível sem ter determinado um objetivo que o time deveria ter alcançado naquele período.

Agora que você entende como as metas podem influenciar na motivação de equipe, é hora de maximizar a eficiência dos seus colaboradores. Tem alguma dúvida ou experiência positiva? Então, deixe um comentário com sua pergunta e nos conte sua história!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos