quais os benefícios dados a um trabalhador com carteira assinada quais os benefícios dados a um trabalhador com carteira assinada

Quais são os benefícios dados a um trabalhador com carteira assinada?

6 minutos para ler

Saber quais os benefícios dados a um trabalhador com carteira assinada — aqueles previstos em lei — pode evitar problemas junto ao Ministério do Trabalho e ao próprio colaborador. Há benefícios que são obrigatórios no regime CLT e outros que são facultativos.

Esses benefícios são direitos do trabalhador, dados como garantia para que os empregadores cumpram com o seu dever e viabilizem, por exemplo, o deslocamento dos seus funcionários e períodos de férias para descanso.

Alguns gestores ainda têm dúvidas sobre quais são os benefícios obrigatórios segundo a Consolidação das Leis do Trabalho e quais são aqueles não obrigatórios. Acompanhe este artigo e confira os que são de direito dos profissionais com carteira assinada.

Qual é a importância dos benefícios corporativos?

Além de alguns serem obrigatórios, os benefícios empresariais têm a capacidade de melhorar o engajamento, a motivação e toda a relação entre colaborador e empresa. Assim, fortalece o employee experience. Para que tenha uma ideia, esse é também um fator decisivo para um profissional se candidatar e aceitar uma proposta na empresa.

Você sabe tudo sobre a lei do vale-transporte? Faça o teste e descubra!

Quais são os impactos dos benefícios corporativos na empresa?

Muito se fala da importância dos benefícios, para além daqueles que são obrigatórios a um trabalhador com carteira assinada. Descubra, a seguir, quais são os ganhos da sua empresa.

Empresas que não têm uma boa gestão de benefícios e não se preocupam com esse assunto têm funcionários mais desmotivados e infelizes, pois essa falta de auxílios e vales é interpretada como desvalorização do colaborador.

Em contrapartida, os negócios que se preocupam em garantir bons benefícios e, até mesmo, aqueles facultativos, conseguem fortalecer a imagem perante o mercado e o quadro de funcionários.

Essa valorização e fortalecimento na relação entre empresa e colaborador resulta em profissionais mais satisfeitos, felizes no trabalho e engajados com os resultados — e não somente que buscam acatar ordens. Em linhas gerais, a felicidade no trabalho e a satisfação são dois principais pilares para ter um bom clima organizacional e conseguir ter uma boa gestão de talentos.

Quais são os benefícios dados a um trabalhador com carteira assinada?

De acordo com a Consolidação das Leis de Trabalho (CLT), é prevista a obrigatoriedade de alguns benefícios dados a um trabalhador com carteira assinada. Além do direito ao salário, há direitos que os gestores se confundem se são facultativos ou não. Veja quais são os obrigatórios.

Fundo de Garantia por Tempo de Serviço

O FGTS é um benefício obrigatório para o trabalhador de carteira assinada. Ele deve ser depositado todos os meses, na porcentagem de 8% do salário do colaborador. Esse valor não pode ter descontos de IR, contribuição sindical ou qualquer outro tipo.

Essa é uma espécie de poupança que somente pode ser sacada nos seguintes casos:

  • término do contrato com tempo determinado e sem justa causa;
  • campanhas e ações do governo;
  • acometimentos de doenças graves, como câncer e AIDS.

Férias

Saber quais são os benefícios dados a um trabalhador com carteira assinada evita multas e, até mesmo, ações judiciais. Seguindo com os obrigatórios, temos as férias remuneradas. A cada 12 meses trabalhados, o colaborador tem direito a 30 dias. Porém, os prazos e a segmentação podem ser negociadas, desde que não seja inferior a 14 dias.

Transporte

O vale-transporte é um é dos benefícios e direitos obrigatórios do colaborador. Ele é voltado aos profissionais que precisam utilizar o transporte público para se deslocar até a empresa; e da empresa à sua residência. Para isso, a companhia pode descontar até 6% no salário do colaborador.

Aviso prévio

O aviso prévio deve ser informado com 30 dias antes da data de saída. Esse é um direito essencial para o funcionário organizar o seu currículo e buscar novas oportunidades de emprego. Por isso, também é garantido que o profissional saia duas horas antes do seu expediente e de finalizar o aviso prévio até sete dias antes, sem qualquer prejuízo no acerto.

13º salário

O 13º deve ser proporcional ao número de meses trabalhados dentro dos 12 meses. Ele pode ser pago de duas vezes, sendo a primeira até o dia 30 de novembro e a segunda até 20 de dezembro.

Quais são as vantagens de oferecer benefícios corporativos?

Podemos destacar duas principais vantagens de oferecer benefícios corporativos: a potencialização da produtividade e a redução de custos. Entenda como isso é possível.

Melhora a produtividade

Profissionais felizes e satisfeitos com as políticas da organização são profissionais produtivos, ou seja, funcionários que estão bem em seus cargos, trazem mais soluções e resultados para as suas empresas.

Reduz custos

A soma entre produtividade e satisfação é a redução de custos e índices importantes do negócio. Os benefícios corporativos podem ser responsáveis por quedas importantes nos indicadores de turnover e de absenteísmo. Também é possível reduzir custos com falhas, erros, gargalos e desperdícios.

Como fazer a gestão de benefícios corporativos?

Além de entender quais os benefícios dados a um trabalhador, é importante fazer a gestão deles. Se trata de um conjunto de ações e estratégias para estruturar e oferecer outros incentivos.

Os benefícios, além dos obrigatórios, são grandes diferenciais competitivos e mecanismo de valorização dos colaboradores. Para começar a implementar esse processo na organização, o primeiro passo é estruturar uma política de benefícios alinhada às equipes e à liderança.

Isso é importante para que, desde o processo de seleção, os candidatos sejam informados sobre todas as garantias do negócio. Com isso em mente, também é necessário investir em empresas e tecnologias especializadas.

A VB é uma empresa especializada em benefícios corporativos. O objetivo é facilitar e viabilizar a sua gestão de benefícios. Você conseguirá oferecer benefícios importantes, além daqueles previstos em lei, como:

Por meio da nossa plataforma que garante a gestão e serviços exclusivos, você consegue ter uma estratégia de grande diferencial competitivo para ganhar mais agilidade e perder menos tempo em processo de benefícios e de despesas.

Agora você já sabe quais os benefícios dados a um trabalhador com carteira assinada e pôde perceber como é importante ir além das Leis da CLT. Por meio da gestão dos benefícios, perceberá que os ganhos em produtividade, valorização e satisfação serão importantes diferenciais para os negócios.

Precisando organizar e melhorar sua gestão de benefícios? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudar!

Posts relacionados