Programa de remuneração variável: entenda o que é e quais os benefícios

Sem Parar Empresas: Programa de remuneração variável: entenda o que é e quais os benefícios

Os funcionários são valiosos para qualquer empresa, por isso é importante manter uma boa relação com sua equipe, demonstrando o reconhecimento pelo trabalho que fazem e remunerando com justiça seu desempenho.

Nesse sentido, há diferentes maneiras de manter os funcionários satisfeitos. Uma forma eficaz é implementando o programa de remuneração variável. É sobre esse tema que vamos falar na sequência. Acompanhe!

O que é o programa de remuneração variável?

A remuneração variável (RV) consiste em um programa de incentivos que complementa o salário do funcionário. É uma renda associada à performance de um trabalhador individualmente ou de toda uma equipe. Como ela se relaciona com os resultados que o profissional oferece, é uma oportunidade de estimular o crescimento do negócio por meio do engajamento dos trabalhadores.

Mesmo diante de crises econômicas, internas ou externas (ou ambas), o programa de remuneração variável é uma boa opção. Não é um contrassenso, como muitos podem pensar. Isso porque, quando a organização não tem boas estratégias de engajamento e retenção, a tendência é que muitos funcionários deixem a empresa em busca de outras melhores quando a economia se estabilizar. A política de recompensas trabalha, portanto, com dois objetivos definidos:

  • recompensar o funcionário da forma como ele merece;
  • evitar a perda de talentos.

Conforme aponta Susan Heathfield, especialista em RH, o objetivo da ação é o reconhecimento dos colaboradores e a remuneração de seu trabalho caso alcancem os objetivos da empresa.

Quais são as vantagens do programa de remuneração variável?

Vamos considerar agora os principais benefícios de um programa de remuneração variável:

  • motiva a equipe e estimula o maior esforço dos colaboradores;
  • incentiva bastante a busca da qualidade total;
  • ajuda no crescimento e no desenvolvimento da cultura da meritocracia;
  • diminui gastos fixos e despesas empresariais;
  • otimiza o engajamento para que haja participação individual ou em grupo dos ciclos PDCA.

Quais são os tipos de remuneração oferecidos?

Quando pensamos em remuneração variável, há várias opções para implementar em seu negócio. Confira as principais na sequência:

  • bônus: as bonificações podem ser vale-presentes destinados a lojas e restaurantes, ingressos para cinemas, viagens ou até recompensas em dinheiro;
  • comissão: é um tipo de remuneração mais usado no setor comercial e representa a compensação destinada aos representantes de vendas (o valor muda conforme a efetivação de metas das vendas);
  • campanhas de incentivos: se relacionam com o desempenho de um grupo, ou seja, as metas de premiação são definidas com base nos objetivos de produção das equipes;
  • remuneração por competências: trata-se de um prêmio que acontece anualmente para contribuições individuais (o valor desse prêmio se fundamenta em critérios como análise da performance do profissional e o modo como o funcionário executou suas atividades de acordo com as metas definidas no início do ano);
  • participação nos lucros e resultados (PLR): conforme a Lei nº 10.101/2000, é preciso que todos os funcionários sejam partícipes do programa de PRL (os valores pagos são definidos em convenção coletiva, correspondendo a um percentual em cima do resultado do negócio ou a um valor fixo que a empresa define para distribuir entre os colaboradores);
  • participações acionárias: gera bons resultados em médio e em longo prazos, apesar de sua complexidade. Por meio das participações acionárias, os funcionários se sentem como parte da organização e estabelecem um relacionamento duradouro, estimulando o engajamento com as métricas e os resultados.

Como implementar o programa de remuneração variável em sua empresa?

Para implementar o programa de remuneração variável de forma eficiente em sua empresa, é importante seguir alguns passos. Veja quais são a seguir!

Conheça a legislação em vigor

O primeiro passo para implementar um programa de remuneração variável é compreender as normas legislativas a respeito do programa, pois assim ficará garantida uma implementação correta sob as condições legais.

Defina indicadores (KPIs)

Para colocar o programa de RV na ativa, é preciso determinar métodos e indicadores que permitirão analisar o desempenho dos funcionários, os quais devem estar alinhados a métricas e objetivos. Como exemplos de indicadores, citamos:

  • EBTIDA: é um acrônimo de Earnings Before Interest, Taxes, Depreciation and Amortization, ou seja, Lucros antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização;
  • EVA: é a sigla para Economic Value Added, ou Valor Econômico Adicionado.

Estabeleça objetivos e metas

Após decidir quais serão as ferramentas que devem ser usadas para avaliar o desempenho, estabeleça as metas e os objetivos de cada funcionário e quais serão efetuados em equipe. Cada meta tem uma importância, um percentual que definirá, na soma, o quanto ela foi atingida ao fim de um período específico.

Determine critérios e regras

Na hora de definir o valor do bônus, é importante:

  • considerar valores máximos e mínimos;
  • determinar o prêmio baseando-se em porcentagem do salário;
  • definir os critérios de elegibilidade (colaboradores que já trabalham há muitos anos na empresa, aqueles que se encontram em licença médica, os que apresentam uma taxa zero ou muito baixa de absenteísmo, aqueles que produzem mais e assim por diante).

Acompanhe a estratégia

Após a definição dos indicadores para a estratégia colaborativa e individual, das metas e da relevância de cada objetivo e dos parâmetros e da validade do programa de remuneração variável, você deve monitorar o desempenho e a realização das atividades de todos os colaboradores. Nessa etapa, os gestores precisam marcar presença no dia a dia da equipe para:

  • estimular os funcionários no alcance das metas;
  • acompanhar os resultados.

Tal processo é fundamental para que, na empresa, todos compreendam qual é o melhor caminho a seguir e alcancem, assim, os resultados mais satisfatórios.

O programa de remuneração variável pode ser usado em todos os setores da empresa e em qualquer ramo de atividade, influenciando o desempenho dos funcionários e contribuindo para a retenção de talentos, já que a satisfação em receber reconhecimento e remuneração é uma experiência gratificante para qualquer pessoa.

Já implementou o PRV na empresa em que trabalha? No mercado atual, a VB é a melhor solução nesse sentido, pois oferece as melhores opções de benefícios — vantagens que tanto estimularão o funcionário a se engajar mais quanto ajudarão a diminuir a rotatividade deles, principal inimiga da retenção de talentos.

Então, não perca tempo! Aproveite para conhecer mais sobre nossas soluções! Entre em contato hoje mesmo com a VB!

 

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos