A qualidade da relação empregatícia é determinante para que as duas partes envolvidas — empregador e empregado — sejam capazes de alcançar os resultados esperados. Neste âmbito, o programa de benefícios desponta como uma poderosa ferramenta para alinhar expectativas, motivar os colaboradores e alavancar o desempenho operacional do negócio.

Se você ainda tem dúvidas a respeito da efetividade de criar e nutrir um plano consistente de benefícios, encontrou o conteúdo certo!

Neste post, você entenderá com mais propriedade qual é a importância de oferecer um programa consistente e terá acesso a algumas tendências relevantes no mercado a respeito dos benefícios oferecidos aos colaboradores. Preparado? Vamos lá!

Qual a importância da gestão de benefícios?

Qualquer empresa, independentemente do porte ou do segmento em que atua, precisa contar com colaboradores engajados.

Somente ao dispor de uma equipe motivada, ciente de suas responsabilidades funcionais e dedicada à consecução de objetivos individuais e coletivos, é possível atingir (e, em alguns casos, até mesmo superar) as metas estabelecidas.

Diante da intensa competitividade do mercado, os gestores precisam estar atentos à qualidade de seus processos internos. No esforço de atrair e reter talentos, extraindo o máximo potencial do quadro de funcionários, a gestão de benefícios figura como uma ferramenta essencial à satisfação do time.

Diante deste cenário, não seria equivocado reafirmar a importância de construir um programa de benefícios aderente e adequado.

Ao oferecer bonificações que, além de contentar, estimulem a performance dos colaboradores, a empresa passa a contar com uma equipe mais motivada e produtiva — o que acaba por gerar, em curto e médio prazo, uma performance mais expressiva.

Quais são as principais tendências relacionadas ao programa de benefícios?

Agora que você já está convicto da importância de investir em um programa de benefícios, chegou a hora de avançar praticamente rumo à efetiva construção de uma carteira sólida e atrativa, certo?

Antes, porém, certifique-se de atentar às tendências que têm movimentado o setor. Algumas delas são:

1. Avaliação de demanda

Para formatar um programa de benefícios que seja realmente capaz de engajar os colaboradores, os gestores não podem se limitar a uma avaliação fria e distante. O contato direto com o público interno, no esforço de entender as expectativas e anseios, é essencial à construção de um plano que satisfaça, mas que também motive e encante.

2. Personalização da carteira

É importante que o gestor tenha sempre em mente que, muito embora haja semelhanças entre os integrantes de uma equipe coesa, muito provavelmente também haverá dissonâncias relacionadas às necessidades e aos desejos dos colaboradores.

Por isso, a personalização da carteira de benefícios é uma premissa que deve ser constantemente observada e praticada. É bastante comum que o funcionário solicite pequenas alterações, substituindo, por exemplo, o vale-refeição pelo vale-alimentação.

3. Reestruturação e atualização periódica

Em um mundo dinâmico, não é impossível (e nem mesmo estranho) que haja uma mudança de preferências ou de necessidades.

Para garantir que o programa de benefícios seja o mais aderente possível, atendendo às demandas dos colaboradores com mais consistência, é indispensável que haja uma revisão periódica da carteira, validando e ajustando as vantagens oferecidas.

4. Terceirização da gestão

Por reduzir burocracias, otimizar processos e maximizar resultados, a terceirização da gestão de benefícios tem ganhado cada vez mais relevância no mercado contemporâneo.

Ao optar por transferir a responsabilidade inerente à concepção e à manutenção do programa de benefícios, o gestor confere mais profissionalização, rapidez e assertividade ao processo, assegurando a satisfação do colaborador e, assim, extraindo resultados operacionais mais positivos.

Quer entender mais sobre o tema e saber como é possível potencializar o desempenho da sua equipe por meio dos benefícios empresariais? Então baixe o nosso Guia de Benefícios agora mesmo!