Presente de Páscoa para funcionários: como acertar na escolha?

original-46f89ac68dfaf4a0403f2c3cb46decb6-780x450

Seja por motivações religiosas, seja para reunir a família ou mesmo para saborear ovos de chocolate, a Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes do nosso calendário de feriados.

Com sua aproximação, as empresas devem se preparar para lembrar a data junto aos colaboradores. Por isso, neste post, daremos algumas dicas do que considerar para acertar em cheio na escolha do presente de páscoa para funcionários e quais outras atividades podem ser desenvolvidas para celebrar essa comemoração. Boa leitura!

Qual é a importância de presentear os funcionários em datas comemorativas?

Se não é hábito da sua empresa dar presentes para funcionários em datas comemorativas, talvez seja hora de repensar essa prática e incluir esse agrado dentro do plano de benefícios concedido.

Tal atitude reforça o reconhecimento dos colaboradores, principalmente aqueles com bom desempenho no desenvolvimento das suas atividades. Além disso, recompensar com presentes parte dos serviços prestados ajuda a manter os funcionários engajados e a tornar sua empresa mais atrativa para novos talentos a disposição no mercado.

As oportunidades mais adequadas para a entrega dessas lembranças são as datas comemorativas reconhecidas por todos (além da Páscoa, as festas de fim de ano e o aniversário, por exemplo), mas podem ir além e englobar premiações por desempenhos excepcionais.

Presentear os filhos dos colaboradores (como no dia das crianças, por exemplo), também pode fazer parte dessa estratégia de engajamento, motivação e promoção do bem-estar de todos, visando sempre melhorar a percepção positiva da empresa diante do público interno.

De forma geral, existem diferentes formas de oferecer esses presentes para os funcionários. Eles podem ser entregues por meio de cartões presente (vales com valor predeterminado e com o qual o colaborador pode escolher o que comprar), dias de folga, viagens e, até mesmo, cursos e treinamentos.

Como acertar na escolha do presente de Páscoa?

Mas o que fazer na Páscoa? Esta data conta suas particularidades e diversas simbologias que podem ser utilizadas durante as comemorações no ambiente de trabalho. Pensando nisso, listamos abaixo algumas ideias de como celebrar e presentear os funcionários nesse feriado.

Chocolates personalizados

É impossível separar a páscoa do chocolate. Por isso, sempre que a comemoração dessa data vem a mente, as primeiras opções de presentes são os chocolates, seja em forma de ovos, bombons, barras ou cestas temáticas.

Logo, para sair do tradicional, caso a opção da sua empresa seja oferecer isso como presente de páscoa, é interessante investir na personalização da lembrança, distribuindo os doces com embalagens com temas que lembrem a empresa ou a data comemorada.

Outra forma de personalização envolve decorar os ovos com características de algum país, por exemplo. Cartões também são uma ótima forma de agregar valor ao chocolate a ser entregue como presente.

Para incrementar a celebração, se sua empresa tiver um clima descontraído, vale até mesmo organizar uma caça aos chocolates! Basta alguém os esconder e depois dar dicas de como encontrar. Se alguém se oferecer para entrar na brincadeira pode até mesmo se fantasiar de coelho!

Na hora de escolher os chocolates a serem distribuídos, considere o perfil dos seus funcionários e lembre-se sempre que é possível que haja entre eles, pessoas com doenças que exigem dietas especiais (como diabetes) ou com restrições alimentares (intolerância à lactose, entre outras).

Celebração conjunta

Uma celebração conjunta temática também pode ser uma alternativa interessante para integrar todos os funcionários em torno dessa data. Isso pode ser feito em um almoço, um lanche da tarde ou mesmo em um happy hour após o expediente.

Nesse caso, os quitutes servidos podem ser temáticos para lembrar a ocasião. Por isso, invista em chocolates e tudo aquilo que remeta a páscoa para que todos os colaboradores tenham um momento agradável enquanto comem.

Amigo oculto de páscoa

Cada vez o amigo-oculto (também chamado de amigo-secreto, dependendo de que local do país você está) está deixando de ser uma celebração exclusiva do final de ano para ser feito também em outras datas comemorativas, incluindo a Páscoa.

A dinâmica de um amigo-oculto de Páscoa é aquela com a qual todos estão mais ou menos acostumados: todos os interessados em participar colocam seu nome em uma lista, é feito um sorteio e cada participante deve entregar um presente para o nome que retirou, sem que ele saiba.

Por ocasião da data, é comum que chocolates sejam escolhidos como presente. Para evitar problemas, vale definir um valor para a lembrança e utilizar plataformas online para organizar a troca de presentes.

Jogos e gincanas

Para esse tipo de atividade se pode usar a criatividade para desenvolver dinâmicas divertidas. Além da caça aos ovos, vale criar concursos culturais, brincadeiras de adivinhação, ou mesmo, sorteios que premiem os participantes com chocolates.

Passeios

Se o local em que sua empresa está localizado conta com uma atração relacionada a Páscoa nas proximidades, que tal organizar um passeio cultural com os colaboradores para celebrar a data? Eles podem visitar uma fábrica de chocolates e ver de perto o processo de fabricação do doce, por exemplo, o que pode ser bastante divertido.

Páscoa solidária

Páscoa também é hora de pensar em quem precisa. Por isso, as comemorações também podem envolver campanhas solidárias. Uma forma de fazer isso é escolhendo uma instituição de apoio e organizar campanhas de arrecadação e distribuição de chocolates para as pessoas atendidas por ela.

Além disso, verifique as necessidades da instituição. Muitas delas precisam de alimentos, roupas e produtos de higiene para manter suas atividades. Uma campanha promovida pelos colaboradores da sua empresa pode ajudar bastante nessa situação e dar um apoio importante às pessoas assistidas por esses locais.

Cartão presente

Por fim, quem quer combinar mais facilidade na distribuição no presente de páscoa com maior flexibilidade para que o colaborador possa escolher aquilo que mais lhe agrada, o ideal é recorrer aos cartões presente.

Eles funcionam como um vale e vem carregados com um valor predeterminado. Assim, quem o recebe pode escolher no que gastará esse benefício, o que aumenta não só a satisfação direta dos colaboradores como de seus familiares, o que, sem dúvida, ajuda a melhorar a reputação da empresa.

Diante da importância da data, entregar um presente de Páscoa para funcionários deve fazer parte dos seus benefícios de forma a tornar a convivência no ambiente de trabalho agradável, motivante e inspiradora.

Aproveite agora, veja mais detalhes sobre como funciona o cartão presente e tenha uma Feliz Páscoa.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos