Por que o reconhecimento de funcionários é tão importante em PMEs?

162644-por-que-o-reconhecimento-de-funcionarios-e-tao-importante-em-pmes

Cada vez mais, vivemos em um cenário acirrado e competitivo no mercado. Portanto, as empresas devem buscar formas de se destacar e se tornarem mais desejadas por seus consumidores. Uma das formas de fazer isso é investir no público interno e desenvolver práticas de reconhecimento de funcionários.

Independentemente do tamanho da empresa é fundamental que os empregados se sintam valorizados e reconhecidos. Isso, certamente, refletirá em resultados positivos para a companhia, incluindo a redução de custos e a possibilidade de aumento do faturamento.

A seguir, você verá o porquê deste investimento ser tão vantajoso.

Aumenta a produtividade o reconhecimento de funcionários

Uma das grandes vantagens da empresa apostar no reconhecimento de funcionários é torná-los mais produtivos. Isso acontece porque o colaborador precisa de motivação para executar suas tarefas diárias e sentir que seu trabalho é valorizado pela organização.

Engana-se quem acredita que apenas um aumento de salário é o suficiente para que o empregado trabalhe satisfeito. É fundamental mostrar que a organização precisa dele e acredita em suas competências e habilidades.

Portanto, a empresa precisa desenvolver programas e políticas que destaquem funcionários que tenham realizado grandes feitos pela organização e que celebrem as vitórias e objetivos alcançados, mostrando que o papel de cada um é fundamental para o sucesso da corporação.

Quanto mais investimentos nesta área, melhores serão os resultados da organização. Afinal, o colaborador se sente parte da empresa e se dedica cada vez mais para realizar seu trabalho de forma ainda mais satisfatória.

Contribui para reter talentos

Além de aumentar a produtividade, o reconhecimento de funcionários também ajuda a manter bons profissionais na equipe. Isso acontece porque quando o empregado se sente reconhecido e a empresa oferece boas práticas de valorização, menor a probabilidade dele desejar trabalhar em outro local.

Assim, a organização reduz a taxa de turnover e, também, as despesas envolvidas nos processos de desligamento e novas contratações. Dessa forma, é possível perceber que reconhecer seus colaboradores também é uma forma de economia para a organização.

Ainda, a companhia passa a ser melhor vista pelo mercado, pois as vantagens oferecidas aos trabalhadores passam a ser de conhecimento comum, o que torna a empresa mais interessante para os funcionários de outras empresas, ou seja, ela passa a ser desejada pelos profissionais.

Conheça algumas práticas que sua empresa pode aplicar

São muitas as formas de valorizar os colaboradores da empresa. A seguir, vamos citar algumas que podem ajudá-lo a implementar esta prática na sua organização.

Um delas é oferecer benefícios aos empregados. Por mais que seja comum, é muito bem-visto pelos colaboradores. Porém, lembre-se que é bom sair do tradicional para ser percebido como um diferencial.

Planos de assistência médica e odontológica são valorizados, mas convênios com academias, farmácias e outros estabelecimentos são percebidos de forma diferente pelos trabalhadores.

Também é interessante criar programas que valorizem ideias e projetos de colaboradores. Isso ajuda a criar o sentimento de pertencimento. Esta prática pode premiar os empregados que inovaram dentro da organização com bônus em dinheiro pago através de cartão presente, brindes ou viagens pagas pela organização.

Ainda, é possível utilizar os canais de comunicação interna para destacar atuações de áreas e profissionais que tiveram algum feito diferenciado e contribuíram, mais do que o esperado, com os objetivos da empresa.

Além disso, deve-se aproveitar estes canais para celebrar as conquistas da organização e as datas comemorativas, como aniversários, Dia dos Pais, Dia das Mães e Natal.

Por fim, pode-se adotar a política de participação nos resultados da empresa como forma de motivação e incentivo.

Como você pôde ver, são muitas as opções de investimento no reconhecimento de funcionários. Sugerimos que você comece com os benefícios e baixe nosso e-book para entender melhor como funcionam e quais são os melhores para seus trabalhadores!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos