Por que ir além dos benefícios exigidos na legislação trabalhista?

por-que-ir-alem-dos-beneficios-exigidos-na-legislacao-trabalhista

Para se ter uma empresa de sucesso, além da produtividade e qualidade do serviço, os funcionários são uma das chaves mais importantes. Felizmente, algumas empresas já estão percebendo isso e investindo na qualidade de vida de seus profissionais para além dos benefícios exigidos pela legislação trabalhista.

Mas você sabe quais sãos as verdadeiras vantagens desse procedimento? Se não, acompanhe este post que nós explicamos. Confira:

Traz aumento da motivação na rotina de trabalho

Com investimento em benefícios que melhoram a vida dos funcionários, eles se sentem valorizados. Quanto melhor o trabalhador se sente ao exercer a sua função, mais ele passa a enxergar o ambiente de trabalho como um ambiente acolhedor e propício para se sentir motivado e engajado. E você, como gestor, deve saber que motivação e produtividade andam juntos.

A criação de um clube ou espaço de lazer da empresa, por exemplo, pode resultar em maior integração entre o funcionário e a empresa, resultando em maior engajamento. Muitas empresas como a Ericsson possuem retornos positivos investindo nesse investimento que vai além dos benefícios visados na legislação trabalhista.

Causa atração e retenção de talentos

A insatisfação com as condições de trabalho em uma empresa gera alta rotatividade na empresa, o que torna maiores os gastos para uma empresa por precisar estar sempre treinando novo pessoal e a faz perder lucros no mercado competitivo. Para atrair e manter funcionários na empresa é importante investir no capital humano, oferecer benefícios e outros atrativos.

Aumento da licença maternidade, auxílios para bolsa de estudos, vale alimentação, auxílio-creche, são alguns dos muitos benefícios flexíveis que algumas empresas estão, com sucesso, empregando e se tornando alguns dos melhores lugares do mundo para trabalhar. A Netflix, uma das empresas em que se pode estender a licença maternidade, permite licença de um ano para novos pais e mães.

Maior capacitação de funcionários

Os funcionários não buscam só um bom lugar para trabalhar, mas também a possibilidade de desenvolvimento e maior aprendizado para crescer na carreira. Além de se ter benefícios na empresa, é importante que o funcionário não se sinta estagnado dentro dela.

Oferecer cursos ou intercâmbios para funcionários, bolsas de estudos, e outras formas de capacitação de trabalhadores, pode trazer retorno satisfatório para a empresa ao gerar um funcionário mais capacitado e também mais motivado.

Petrobras é uma das empresas que investe em capacitação: os funcionários que tiverem interesse em cursos superiores na área de petróleo e gás recebem incentivos financeiros, e, além disso, os filhos de funcionários recebem incentivos escolares, mostrando que as empresas podem ir além dos benefícios na legislação trabalhista e até mesmo do próprio funcionário, para ajudar também a família dele.

Redução de atrasos e faltas

A motivação pode ser um importante fator para redução de atrasos e faltas. Mas, além disso, o investimento em saúde e segurança do trabalho é importantíssimo para minimizar os riscos de doenças e outros fatores debilitarem funcionários, o que nunca é bom no mercado competitivo. A qualidade de vida no trabalho e uma boa gestão de saúde contribuem para reduzir incidência de doenças.

Os benefícios como planos de saúde, seguro de vida, auxílio psicológico, academia, entre outros, são hoje em dia muito procurados por trabalhadores. O Facebook é uma empresa que chama atenção por oferecer assistência médica, odontológica, seguro de vida e reembolso de 50% da mensalidade de academias frequentadas pelos funcionários, além de cobrir alguns gastos com colaboradores que têm filhos pequenos.

Melhoria do clima organizacional

Além da motivação, um fator decisivo na produtividade dos funcionários é o clima da organização. Gerar uma boa relação interpessoal entre os funcionários é importante para manter um clima leve no ambiente de trabalho.

É possível promover isso por meio de benefícios, como áreas compartilhadas de lazer, clubes, entre outros. O Google é uma empresa conhecidíssima por promover uma grande interação entre seus funcionários a partir de benefícios como áreas para lanche (gratuito), clube, academia, salão de jogos etc.

Ir além da legislação trabalhista em relação aos benefícios para seus funcionários, com certeza, é um diferencial competitivo no mercado. E se você quer se destacar ainda mais, assine nossa newsletter e receba primeiro nossas novas notícias e posts relacionados ao tema!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos