10 vantagens de oferecer um plano dental para funcionários

Sem Parar Empresas: 10 vantagens de oferecer um plano dental para funcionários

Todo mundo está ciente da importância da saúde bucal, que vai muito além de uma questão estética e reflete até mesmo na autoestima. Percebendo isso, muitas empresas passaram a incorporar entre os benefícios pagos aos colaboradores um plano dental, que garante acesso a tratamentos dentários.

Além disso, ao contrário do que muitos gestores pensam, esse tipo de benefício tem um custo bastante acessível, impactando pouco a folha de pagamento. Sem contar que a falta de colaboradores por problemas bucais pode sobrecarregar a produção e comprometer a qualidade dos produtos e serviços.

Para reforçar como oferecer esse tipo de benefício aos colaboradores, listamos neste post algumas vantagens que a sua empresa usufruirá ao ter essa assistência. Tenha uma boa leitura.

1. Aumenta a satisfação dos colaboradores

Está cada vez mais claro para a maioria das empresas, independentemente do setor e do tamanho, que funcionários satisfeitos rendem mais, elevando a produtividade, o que impacta positivamente os resultados.

Outra vantagem é que isso ajuda a reter os melhores profissionais, permitindo que eles se desenvolvam dentro do seu negócio. Diante do alto custo para contratar e capacitar novos colaboradores, essa retenção pode gerar uma economia de recursos importante.

2. Traz vantagem competitiva diante da concorrência

Por se tratar de um benefício não obrigatório, o plano dental pode se transformar em um diferencial competitivo na hora de disputar a contratação de um novo colaborador.

Ao saber que a sua empresa oferece tal benefício, a pessoa candidata à vaga tende a priorizá-la diante de outra oportunidade de emprego que não conte com tal opção entre os auxílios oferecidos.

3. Aumenta o bem-estar e a autoestima

A prevenção e o tratamento dentário garantido pelo plano odontológico melhora o fator psicológico da equipe. Isso porque dificilmente uma pessoa consegue sorrir com naturalidade na falta de algum dente. Do mesmo modo, indivíduos que sofrem com halitose (mau hálito) podem sentir desconforto em se relacionar dentro e fora, comprometendo seu desempenho social.

A instrução adequada de um profissional, aliada às medidas preventivas, pode evitar constrangimentos e elevar a autoestima dos colaboradores. Esse resultado deixa a equipe mais confiante e segura de si. Vale muito a pena oferecer esse sentimento de bem-estar ao time.

4. Apresenta baixo custo

Você pode estar pensando que a inclusão de um plano dental entre os benefícios oferecidos elevará muito os custos da sua empresa. Muito pelo contrário! Diante das vantagens desse recurso, o custo efetivo se mostra relativamente baixo.

E isso acontece por diversos motivos. Primeiro, pelo fato de os planos odontológicos terem preço bastante baixo, principalmente se comparados aos planos de saúde. Em um segundo momento, há vários ganhos indiretos, que, ao menos em parte, garantem o retorno do dinheiro investido. Exploraremos esse aspecto nos tópicos a seguir.

5. Aumenta a renda indireta do funcionário

Os valores de visitas odontológicas são elevados e dificilmente estão previstos no orçamento do seu colaborador. E ainda que ele tenha um aumento salarial, isso nem sempre levará ao aumento das medidas preventivas associadas à qualidade de vida e à saúde.

Ao investir em um plano dentário empresarial, você aumentará a renda dos seus funcionários de forma indireta, pois alguns não conseguiriam arcar com os custos de intervenções corretivas, como um tratamento de canal, por exemplo.

6. Diminui as chances de afastamento por problemas na saúde bucal

Tratamentos dentários são custosos. Sem a cobertura do plano, muitos funcionários não teriam condições de arcar com os procedimentos, fazendo com que os problemas dentais se compliquem.

Com a saúde prejudicada, aumenta o número de faltas ao trabalho, o que prejudica o desenvolvimento das atividades e, por consequência, os resultados obtidos.

7. Facilita o acesso ao tratamento odontológico para a família

Por ter custos acessíveis, o plano odontológico para empresas pode até incluir familiares. Isso é um diferencial e tanto, pois deixa a equipe ainda mais contente e leal à companhia em que trabalham. Dessa forma, toda a família terá uma boa percepção da empresa, expondo isso a outras pessoas. Eles sentirão prazer em falar bem das políticas internas da organização, destacando os pontos positivos.

8. Permite a dedução do Imposto de Renda

O valor pago pelos planos dentais pode ser incluído nas declarações de IR das pessoas jurídicas — mais um motivo que torna o oferecimento desse benefício bastante vantajoso para as empresas.

Essa dedução não é exclusividade dos planos odontológicos: planos de saúde, vale-alimentação, vale-refeição e outros tipos de auxílio também permitem o abatimento do imposto a ser pago.

9. Retém talentos

Não se engane: um ambiente de trabalho saudável e um salário compatível com a realidade do mercado profissional não são suficientes para reter talentos. Imagine que um colaborador exemplar não é valorizado na sua empresa e recebe uma proposta do concorrente.

A remuneração é idêntica e as expectativas profissionais também, mas a outra empresa concede benefícios atraentes, como o plano odontológico. Diante disso, é bastante provável que o funcionário aceite a oferta.

De forma resumida, o incentivo que um talento busca para permanecer na sua companhia está justamento no oferecimento de bonificações vantajosas. Se você, gestor, ainda não atentou para esse detalhe, mude de atitude e adote uma postura estratégica para não perder talentos que fazem a diferença.

10. Melhora a imagem da empresa

Ao oferecer o plano dental, a percepção positiva do funcionário e de seus familiares diante da empresa aumentará. Com isso, aos poucos, cria-se uma imagem positiva sobre trabalhar naquele lugar.

Assim, certamente, a empresa será motivo de comentários elogiosos, por se preocupar com um benefício que não é obrigatório, mas que oferece inúmeras vantagens a quem usufrui deles.

Como você viu, é sempre um bom negócio oferecer um plano dental aos colaboradores. Para não ter surpresas na hora de contratar esse benefício, verifique se a empresa que oferece o plano tem autorização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para operar, quais são as coberturas oferecidas e quais são as regras para uso, o que inclui o período de carência.

Uma sugestão é o plano odontológico VB Dental. Com ele, seus colaboradores têm acesso a uma vasta rede credenciada, que conta com mais de 10 mil clínicas e especialistas dentários em todo o Brasil. Acesse nossa página para conhecer outras vantagens e solicitar um orçamento!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos