Devo pagar vale transporte em dinheiro? Conheça os riscos

Sem Parar Empresas: Devo pagar vale transporte em dinheiro? Conheça os riscos

Todos os colaboradores têm direito ao vale-transporte, garantido pelo empregador, para se locomover até ao trabalho e voltar para casa. A maioria das empresas insiste no método antigo e tradicional de realizar o pagamento do vale-transporte em dinheiro.

A justificativa dessa prática pode ser o comodismo por seguir o mesmo modelo há um determinado período. No entanto, existem algumas desvantagens que fazem com que os gestores de RH duvidem sobre a rentabilidade desse método antigo.

Será que realmente vale a pena pagar vale-transporte em dinheiro? Fizemos uma seleção com informações importantes para ajudar a identificar a melhor opção para a empresa e para o colaborador. Observe a seguir!

Quais as principais desvantagens de uma empresa pagar o vale-transporte em dinheiro?

O benefício do vale-transporte proporcionado ao colaborador segue a lei 7.418/85 regulamentada pelo decreto 95.247/87. Ao fornecer o valor, o empregador desconta na folha de pagamento do trabalhador 6% sobre o valor do salário.

Esse benefício garante o acesso a todos os meios de transporte coletivos que sejam públicos, tanto urbano quanto intermunicipal. Geralmente, não há restrição de linhas executivas ou de horários.

Há um trecho do artigo 5º no decreto 95.247/198 que trata de algumas restrições no pagamento do vale-transporte: “é vedado ao empregador substituir o vale-transporte por antecipação em dinheiro ou qualquer outra forma de pagamento (..)”. Entretanto, há algumas restrições, como em situações emergenciais, que vão de encontro a essa afirmação.

Para tomar a melhor decisão sobre a forma de pagamento do vale-transporte é necessário estar consciente das desvantagens. Somente assim podemos descobrir se essa alternativa é realmente a mais viável e eficaz para os empreendedores.

Segundo a regulamentação do decreto mencionado anteriormente, pagar vale-transporte em dinheiro é uma prática ilegal, gerando riscos para a organização. Separamos os principais motivos para você jamais optar por esse tipo de pagamento.

Aumento da carga tributária

O pagamento do valor mensal dos gastos com vale-transporte não deve ser incorporado ao salário. Além de colaborarem com a ilegalidade, os empresários terão que arcar com mais taxas a pagar — considerando que esse benefício não faz parte da base de cálculo de rendimentos do trabalhador. Logo, esses valores não afetam os valores no FGTS, INSS e IR.

Desse modo, quando o pagamento é feito em dinheiro, o empregador deve lidar com mais pagamentos de impostos. No fim das contas, são prejuízos para ambas as partes. Não há vantagens nessa forma de pagamento e, portanto, a melhor opção é ter um cartão de vale-transporte. Se for possível, contrate uma empresa gestora de benefícios para o seu negócio.

Gestão de valores prejudicada

As chances de uma organização ser prejudicada por causa do pagamento do vale-transporte ser feito em dinheiro são muitas. Nenhum empreendedor gostaria de passar por problemas financeiros, por isso, é importante seguir as normas e evitar situações constrangedoras. Com esses pagamentos feitos à parte, não há um sistema apropriado para realizar um controle minucioso dos gastos.

Além dessas desvantagens, precisamos ressaltar a possibilidade do uso indevido por parte dos funcionários e até o risco de processos trabalhistas. Sendo assim, é altamente recomendado oferecer o cartão disponível na sua cidade e evitar pagar vale-transporte em dinheiro.

Algumas empresas ainda oferecem a opção de gerenciar o benefício do vale-transporte por meio um sistema inteligente, o que facilita o controle e evita gastos desnecessários.

Como esses problemas afetam a empresa e o colaborador?

A lei sobre o vale-transporte deixa claro que o pagamento desse benefício não deve ser feito em dinheiro, somente em ocasiões específicas. Mesmo que elas aconteçam por questão de força maior, essa prática não deve ser mantida. Ainda que pagar o vale-transporte em dinheiro seja mais fácil para os empregadores, eles precisam saber dos riscos que estão envolvidos nisso.

Os momentos específicos, principalmente aqueles de emergência, estão mencionados no decreto. Sendo assim, o mais adequado é contar com recursos que facilitem o processo em vez de arriscar ter problemas jurídicos.

Afinal, imagine ter que enfrentar problemas corporativos que poderiam ter sido evitados? Siga o nosso conselho e opte pela maneira legal e econômica de arcar com esses valores.

Quais as vantagens de contratar uma gestora de benefícios?

Agora sim podemos falar nas vantagens de ter um cartão de benefícios para os seus colaboradores. Existe uma otimização da gestão do vale-transporte que os empreendedores adoram, pois permite que eles tenham total controle dos valores gastos mensalmente, facilitando o acesso a um cartão para todo o quadro de funcionários. Dessa forma, tanto o empregador quanto os empregados não terão preocupações para garantir o uso desse recurso.

Ao contratar uma gestora de benefícios, os empregadores também são beneficiados com a diminuição de gastos. Encontre uma empresa renomada que ofereça vantagens e descontos para os seus funcionários, pois, com essa ajuda, não haverá o risco de o pagamento ser depositado de maneira reduzida ou duplicadamente.

Entretanto, não é apenas o vale-transporte que pode ser pago com o cartão de benefícios. Algumas gestoras oferecem vantagens inacreditáveis, como descontos exclusivos em lojas parceiras e a possibilidade de pagar faturas de serviços. Tudo depende do plano adequado para a empresa e dos valores que são disponibilizados aos colaboradores.

Somente com gestoras de benefícios é que as empresas podem ter um controle eficaz dos valores envolvidos e evitam quaisquer problemas judiciais. Chega de se envolver com erros de cálculo e deixar seus colaboradores insatisfeitos. Com esses serviços, os empreendedores têm mais tempo para fazer a gestão de outros setores importantes e economizam seus recursos que podem ser investidos onde há mais necessidade.

Como podemos ver, pagar vale-transporte em dinheiro não parece ser a melhor opção para as empresas, independentemente do porte delas. A melhor maneira de evitar os riscos mencionados, como as taxas e as falhas no controle financeiro, é contar com uma parceira especializada. O serviço de uma gestora de benefícios facilita o pagamento do vale-transporte e garante vantagens para ambas as partes.

Esperamos que tenha gostado deste texto. Essas informações são valiosas para as equipes de RH das empresas. Se você gosta do nosso conteúdo, aproveite que terminou esta leitura e nos acompanhe nas redes sociais.

Siga a gente no Facebook e no Instagram para ficar por dentro de mais informações!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos