Os 7 passos para o sucesso na retenção de talentos

original-b38e1fd8a1971260a1dbd2ab45960ce7-768x450

A maioria das empresas apresenta um discurso ativo de valorização de seus colaboradores, mas nem todas investem em práticas ou políticas que visam a permanência deles na organização. É por isso que a retenção de talentos continua sendo um dos maiores desafios enfrentados pelos gestores de Recursos Humanos.

Desse modo, é importante visualizar os benefícios de se colocar em prática instrumentos que reduzem a rotatividade de funcionários. Somente assim, sua política de retenção de talentos poderá ser bem-sucedida.

Neste post, você aprenderá os principais passos para que sua equipe seja engajada com o negócio e trabalhe com muita motivação!

Por que a retenção de talentos é importante?

O plano de retenção de talentos é uma estratégia de gestão que objetiva a permanência dos colaboradores a longo prazo. Ele é colocado em prática por meio de políticas voltadas ao capital humano da organização, por exemplo:

  • oportunidade de crescimento dentro da empresa;
  • incentivos à capacitação profissional;
  • projetos que visam o desenvolvimento pessoal do colaborador.

Como é bastante difícil encontrar um profissional que, além de capacitado, também esteja alinhado à cultura e aos objetivos do negócio, torna-se indispensável criar mecanismos para que ele fique na empresa a longo prazo. Nesse sentido, os esforços para retenção de talentos são importantes porque:

  • reduzem a taxa de rotatividade de funcionários;
  • a empresa dispõe de funcionários qualificados e que conhecem os processos da organização;
  • os colaboradores trabalham com a alta motivação;
  • é mais barato manter um bom profissional do que buscar por outro no mercado;
  • uma equipe motivada e engajada contribui para o crescimento e sucesso da empresa.

Quais são os principais desafios?

É fato que uma política eficiente de gestão e retenção de talentos é fundamental para o sucesso de qualquer empresa. Contudo, como você provavelmente já imagina, nem sempre é fácil colocá-la em prática, uma vez que existem vários motivos que podem levar o funcionário a se demitir.

Por isso, é importante estar atento a algumas variáveis em sua organização:

  • observar o comportamento e tentar compreender os seus colaboradores;
  • prestar atenção ao ambiente de trabalho e analisar se há sobrecarga de tarefas;
  • verificar se a cultura de sua organização desmotiva o trabalhador;
  • entender se a empresa oferece o devido treinamento quando a pessoa começa a exercer sua função;
  • checar se existe abertura para que o funcionário expresse suas considerações e receba feedbacks periódicos.

Como criar um bom plano de retenção de talentos na prática?

Para ajudá-lo a ter sucesso, listamos, a seguir, 7 dicas para você implantar agora mesmo o seu plano de retenção de talentos. Acompanhe!

1. Elabore um plano de carreira, cargos e salários

Toda boa estratégia de retenção de talentos começa com a criação de um plano de carreira, de cargos e de salários, pois, essa é uma prática que permite o funcionário visualizar suas oportunidades dentro da empresa.

Aqui, tenha em mente que oferecer remuneração abaixo do praticado no mercado ou em desacordo com as responsabilidades do funcionário é um dos principais motivadores da busca por novas oportunidades

2. Estabeleça uma política de contratação

A ligação entre a retenção de talentos e os processos de recrutamento e seleção é bem estreita. Quando a empresa consegue atrair aqueles candidatos mais alinhados com seus objetivos, requisitos e cultura, ela tem maiores chances de acertar na contratação e garantir um talento que permanecerá a longo prazo.

Sendo assim, nesse momento, além de considerar as habilidades do candidato, estabeleça uma política de contratação que considere se o funcionário vai ou não se adaptar à cultura da empresa. Não vale a pena contratar um profissional amplamente capacitado, mas que não está em sintonia com a forma que a organização trabalha.

Assim, as chances de que ele permaneça no negócio são mínimas, — enquanto os gastos para a sua empresa só aumentam. Pense bem: será preciso arcar com custos relacionados ao seu desligamento, à contratação de um novo colaborador para exercer o cargo, a treinamentos etc.

3. Crie um ambiente de trabalho propício ao desenvolvimento

Uma estratégia relevante quanto à retenção de talentos está ligada diretamente ao desenvolvimento dos colaboradores. Por isso, é fundamental criar um ambiente de trabalho harmônico, aberto à comunicação e que estimule o aprendizado contínuo, — fornecendo, aos times, oportunidades iguais de crescimento.

Tudo isso faz com que o funcionário se sinta parte importante da empresa e, consequentemente, dê sempre o seu melhor na produção e qualidade de entregas. Um ambiente de trabalho sadio é uma ótima forma de mostrar a cada colaborador como ele é essencial para que o negócio tenha sucesso e seja próspero.

4. Mantenha a comunicação aberta e honesta

Valorize a importância de se comunicar de forma aberta e honesta. Essa atitude é indispensável para criar uma relação transparente com os colaboradores, seja para ouvir o que eles têm a dizer ou mesmo para transmitir quais as expectativas que a empresa deposita neles.

Acredite: sua empresa pode estar perdendo talentos para a concorrência ao não compreender os seus anseios. Imagine que, entre as maiores expectativas dos colaboradores, está o oferecimento de benefícios como vale-alimentação, vale-refeição etc.

Caso a organização não esteja disposta a entender o que os times desejam, da mesma forma que informa o que é esperado deles, ela deixa passar oportunidades importantes de melhorias que gerariam a retenção de talentos. Sendo assim, manter um canal de diálogo se faz fundamental.

5. Forneça oportunidades de crescimento

Ofereça oportunidades de crescimento e aprendizado, pois, essa é uma prática que, além de contribuir para capacitar seus empregados, estimula a permanência dos profissionais mais talentosos. Eles estão sempre em busca de desafios e oportunidades para capacitação!

Sendo assim, identifique possíveis necessidades de treinamento ou até mesmo aposte em cursos que visam desenvolver habilidades. Esses investimentos sempre trazem bons retornos, pois, agregam conhecimento, eliminam dúvidas que geram gargalos na produção e, como falamos, atuam na retenção de talentos.

6. Implemente a cultura do feedback

A sua empresa já adotou a cultura do feedback? Antes de explicarmos esse conceito, pense conosco: ninguém gosta de ficar sem receber retorno sobre o trabalho feito, —seja uma crítica, para que consiga evoluir e se desenvolver, seja um elogio, para se sentir reconhecido —, concorda?

Justamente por esse motivo, o parecer dos gestores sobre as tarefas realizadas é mais do que essencial. Isso é feito por meio de feedbacks frequentes, que guiam o fluxo de trabalho, permitem a identificação de melhorias a tempo, contribuem com os resultados empresariais e, é claro, auxiliam na retenção de talentos.

Aqui, é importante ressaltar que os feedbacks devem ser oferecidos de forma adequada, ou seja, funcionando como uma via de mão dupla: e não um monólogo no qual apenas o líder tem voz. O funcionário deve ter seu espaço de fala e, junto ao gestor, conseguir pensar em formas de aprimorar o trabalho. Sentindo essa confiança, ele trabalhará com mais motivação e tem tudo para continuar na empresa.

7. Valorize os times

Times que recebem a devida valorização pelas funções prestadas não só produzem mais e melhor, como também continuam na empresa a longo prazo. Isso porque sentem nela a segurança e a motivação que desejam (e precisam) para continuar trabalhando por lá.

Por outro lado, quando esses colaboradores não são valorizados, os resultados corporativos são impactados por aspectos como:

  • baixa produtividade;
  • altos índices de faltas e atrasos;
  • mais retrabalhos;
  • menos qualidade nas entregas;
  • crescimento da taxa de rotatividade.

Sendo assim, um passo importante a ser tomado é adotar políticas que valorizem o funcionário, como a criação de uma boa carteira de benefícios. Para começar, faça uma pesquisa na empresa e veja quais são os mais interessantes na visão dos colaboradores: vale-refeição? Vale-alimentação? Vale-combustível? Plano odontológico? Vale-presentes?

Em seguida, busque por uma empresa terceirizada e especializada para fazer o oferecimento e a gestão desses benefícios. Essa é a melhor forma de valorizar os colaboradores e, ao mesmo tempo, economizar tempo e esforços em outras questões que necessitam do foco da organização.

Como foi possível perceber, a adoção de práticas que visam a retenção de talentos é fundamental para o sucesso e para o crescimento da empresa. Isso porque é preciso ter em mente que o capital humano é um dos recursos mais valiosos da organização, então, não deixe de investir em estratégias que priorizem a permanência de seus melhores funcionários.

Gostou das dicas sobre retenção de talentos? Caso tenha restado qualquer dúvida, ou até mesmo para compartilhar experiências, deixe o seu comentário abaixo. Vamos adorar conversar com você!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos