4 dicas de organização de tempo para otimizar seu trabalho

Sem Parar Empresas: 4 dicas de organização de tempo para otimizar seu trabalho

Você tem a impressão de viver uma luta constante contra os ponteiros do relógio? Parece impossível encaixar todas as atividades do seu trabalho na jornada prevista? Tudo isso é sinal de que é preciso melhorar a organização de tempo.

Por isso, neste conteúdo, trouxemos algumas dicas de como fazer isso. Dessa forma, seu dia a dia de trabalho terá mais organização, será mais produtivo e até mesmo mais saudável, já quer fazer tudo no seu devido tempo reduz as pressões. Portanto, acompanhe as dicas de como colocar tudo em ordem.

1. Tenha um planejamento

Ter um planejamento, ainda que elaborado com bases em linhas gerais, ajuda bastante a determinar o que precisa ser feito no dia a dia. Para isso, o primeiro passo é pensar com antecedência em todas as demandas a serem supridas a curto, médio e longo prazo.

Nessa hora, as listas são excelentes aliadas para organizar as obrigações. Aponte cada uma delas, indicando o que precisa ser feito e qual o prazo máximo. Com isso, fica mais fácil dividir o tempo sem que nada importante seja deixado de lado.

2. Organize o ambiente do trabalho

A falta de organização do ambiente de trabalho também é uma inimiga do melhor aproveitamento do tempo disponível. Pense, por exemplo, nos minutos (ou mesmo horas!) perdidos por não se saber onde foi parar tal documento fundamental para o desenvolvimento de determinada atividade.

Além disso, a manutenção de um ambiente organizado ajuda na melhoria do foco naquilo que realmente importa, eliminando distrações do campo de visão. Por mais que pareça insignificante, isso poupa tempo e o esforço exigido para manter a atenção no trabalho de forma satisfatória.

3. Estabeleça prioridades

Em meio ao dia a dia de trabalho, é normal que surjam várias demandas ao mesmo tempo. Contudo, resista à tentação de ser multitarefas e sempre determinar quais são as prioridades.

É comum ter que passar tarefas mais urgentes na frente da lista de prioridades, por exemplo. Com isso, será possível ter atenção ao que está pendente e precisa ser resolvido com mais agilidade e organizar melhor aquilo a ser feito nos próximos dias e semanas.

Esse estabelecimento de prioridade evita a perda de prazos, permite que tudo seja feito com a atenção necessária ao seu momento e aumenta a qualidade do trabalho entregue, evitando retrabalhos frequentes.

4. Conte com o auxílio da tecnologia

Diante da necessidade de colocar tudo em ordem para aproveitar cada minuto da melhor forma possível, muitas pessoas ainda recorrem a agendas e outros itens de papel. Embora isso funcione melhor para alguns, vale sempre conferir as ferramentas tecnológicas que facilitam essas tarefas.

Aplicativos online podem manter sua agenda sincronizada, por exemplo. Além disso, há blocos de nota virtuais e cronômetros que ajudam você a dividir seu tempo em pequenos blocos, melhorando a concentração (conhecida também como técnica pomodoro). De qualquer forma, é importante conferir aquilo que melhor se adapta às suas necessidades e traga os resultados esperados.

Uma melhor organização de tempo pode exigir algum esforço, principalmente no começo. Porém, à medida que tudo é ajustado, os resultados são perceptíveis: desde a melhoria no ambiente de trabalho até o ganho nos resultados obtidos, são muitas as vantagens de não estar a todo o momento brigando com o relógio.

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