Desenvolvimento de pessoal

O que o RH pode fazer pelo treinamento empresarial?

15/02/2018

Estamos vivendo uma época em que o mercado está cada vez mais competitivo. Portanto, é fundamental que as organizações estejam dispostas a investir no seu público interno e oferecer condições para que eles melhorem seu desempenho no trabalho. Uma opção é o treinamento empresarial.

Algumas empresas acreditam que apostar em treinamentos é muito arriscado. Existe a insegurança do colaborador sair da empresa a qualquer hora e o investimento “ter sido em vão”.

Porém, as capacitações podem ser mais vantajosas do que muitos gestores imaginam e os profissionais de RH devem estar aptos para realizarem estes procedimentos nas corporações.

Por que investir em treinamento empresarial?

Quando a companhia decide apostar no treinamento empresarial, ela mostra para seus funcionários que se importa com eles e acredita que podem melhorar ainda mais em suas funções.

Esta atitude serve de estímulo para os colaboradores e aumenta a produtividade da equipe, pois sabem que todo o conhecimento adquirido em cursos e capacitações contribuirá para seu crescimento profissional e, em alguns casos, pessoal.

Além disso, os treinamentos são vistos como um benefício e podem gerar mais entrosamento entre todos, fazendo com que os empregados trabalhem de forma mais integrada e em um ambiente mais harmonioso. Isso, certamente, fará com que tenham prazer em trabalhar na companhia e não queiram trocar de local de trabalho tão cedo.

Ainda, mesmo sendo óbvio, é importante ressaltar que a qualidade das entregas será ainda melhor. Afinal de contas, os funcionários aprenderão formas de melhorar suas atividades e buscar novas soluções para atender os objetivos da empresa.

Como realizar o treinamento empresarial?

Existem muitas maneiras de realizar treinamentos na empresa, mas é importante que os responsáveis pelo RH procurem a forma que melhor se encaixa à cultura da organização e às necessidades do público interno.

Treinamentos internos são bastante comuns. Neles, um profissional com expertise em determinado assunto conduz a capacitação para os colaboradores dentro da companhia e os ensina como aplicar o aprendizado no trabalho.

Também existe a possibilidade de oferecer oportunidades externas, como bolsas de estudos e cursos em escolas especializadas, sempre em categorias que estejam ligadas à função do empregado.

Ainda, o e-learning tem sido muito utilizado pelas corporações. Neste formato, o aprendizado acontece de forma virtual, sendo que a organização oferece ao público interno plataformas online de treinamentos, vídeos e outros conteúdos da web que proporcionam conhecimento.

Quais são as principais tendências?

Existem algumas formas de treinamento empresarial que são tendência na área de educação corporativa. Uma delas é o aprendizado informal, no qual os funcionários buscam formas de adquirirem conhecimento fora de um ambiente formal, quase sempre pela internet.

Por isso, diversas organizações optam por implantar uma rede social corporativa, que ajuda a multiplicar e facilitar a troca de informações entre o próprio público interno.

Outra forma é a customização de conteúdo no processo de aprendizagem. Para isso, os gestores ou responsáveis pelos treinamentos devem identificar quais assuntos são mais atrativos para os empregados da empresa e utilizá-los como temática para conduzir os treinamentos. Com certeza o aprendizado será mais fácil com este método.

Por último, mas não menos importante, temos a gamificação. Um formato que tem sido muito usado atualmente e consiste na utilização de jogos com pontuações e premiações para despertar o interesse do funcionário e facilitar o aprendizado de determinado assunto.

Esse método deve ser usado de forma lúdica e se houver possibilidade de utilizar a tecnologia para torná-lo mais interessante, não pense duas vezes.

Agora, aproveite que você está mais informado sobre treinamento empresarial e aumente seu conhecimento como gestor. Baixe agora mesmo nosso Guia do Gestor de RH e descubra como o seu setor pode ser mais estratégico!

Você também pode gostar

Share This
Navegação