Você sabe o que é headhunter? Conheça mais sobre esse profissional!

Sem Parar Empresas:Você sabe o que é headhunter? Conheça mais sobre esse profissional!

Um processo de recrutamento e seleção bem estruturado é fundamental para todas as empresas, pois possibilita a formação de equipes com os melhores profissionais do mercado, além de diminuir a rotatividade e aumentar a retenção de talentos. No entanto, nem sempre é simples encontrar os mais adequados ao perfil do seu negócio. É aqui que entram os headhunters.

Se você não sabe o que é headhunter, qual é a sua função e como ele pode ajudar na hora de contratar, acompanhe este conteúdo até o final. Vamos mostrar a atuação desses profissionais. Boa leitura!

O que é headhunter?

A tradução literal do termo é um pouco assustadora. Seria algo como “caçador de cabeças”. Mas não precisa se preocupar, não estamos falando de nenhum vilão de filme de terror aqui. O papel de um headhunter é ser, na verdade, um caçador de talentos. Ou seja, ele sai a procura dos melhores profissionais de acordo com determinadas características para vagas específicas.

O que faz um headhunter?

Vamos entender melhor a atuação de um headhunter? Não é uma regra, mas, normalmente, ele sai à caça de profissionais para postos executivos, em cargos que exigem qualificações muito específicas ou que ainda não tenham sido preenchidas por processos seletivos convencionais.

Por isso, a lógica de trabalho desse tipo de profissional é diferente da atuação do setor de RH de uma empresa. Enquanto em recrutamentos e seleções tradicionais os candidatos enviam seus currículos, os quais são avaliados a partir de determinados parâmetros, o caçador de talentos vai atrás dos melhores profissionais do mercado.

Dessa forma, a sua atuação é marcada, sobretudo, pela flexibilidade e autonomia, porque não precisa ficar esperando para analisar os candidatos que chegam até ele.

A fim de alcançar esse objetivo, o headhunter lança mão de vários recursos, podendo garimpar talentos em redes sociais profissionais (como o LinkedIn,) em eventos corporativos ou por meio do boca a boca — ao perguntar entre outros profissionais se eles conhecem alguém ideal para preencher a vaga em aberto. Logo, quem desenvolve melhor o seu networking tem maiores chances de ser “caçado” para uma dessas oportunidades.

Não é raro que headhunters abordem pessoas já empregadas (inclusive em empresas concorrentes no mesmo segmento) para saber se elas têm interesse na nova oportunidade de trabalho.

Com os candidatos em potencial em mãos, faz-se uma abordagem para ter certeza que eles se enquadram no perfil desejado. Para isso, são realizadas entrevistas com objetivo de ressaltar os principais aspectos do profissional e, até mesmo, convencê-lo das vantagens da vaga oferecida.

Depois dessa triagem, os perfis de destaque serão apresentados à empresa contratante, a qual decide quem será o contratado a partir dos talentos levantados pelo headhunter.

Qual é a relação entre o headhunter e o RH?

Como já mencionado, esse profissional tem um trabalho diferente do que podemos chamar de RH “convencional”. Mesmo que a tecnologia no RH tenha evoluído muito e os processos de recrutamento estejam cada vez mais eficientes, nem sempre é possível preencher as vagas disponíveis com os perfis desejados.

Por conta disso, ter o auxílio de um headhunter otimiza o trabalho do setor de RH. Processos de seleção são trabalhosos, e é frustrante terminá-los sem encontrar o profissional ideal ou ter a necessidade de contratar alguém com características aquém da expectativa apenas por falta de opção.

Visando a contornar tais problemas, o caçador de talentos atua por conta própria para suprir as lacunas. Enquanto o setor de RH se dedica às atividades de rotina (que já são muitas) e a recrutar profissionais dentro de um perfil não tão específico, ele seleciona pessoas altamente qualificadas — com mais chances de satisfazer as necessidades da empresa naquele posto em aberto.

Em suma, um headhunter se torna um importante complemento ao setor de RH, solucionando demandas específicas que costumam aparecer no dia a dia da gestão de qualquer negócio.

Quais são as características de um bom headhunter?

Não há cursos que garantam a formação para atuar como headhunter. Portanto, deve-se reunir algumas características a fim de atingir seus objetivos. Elas dizem respeito, sobretudo, a habilidades interpessoais — afinal, o trabalho desse profissional gira em torno de lidar com pessoas de perfis variados.

Além disso, é preciso ter uma boa capacidade de observação, tanto para analisar os potenciais candidatados quanto para avaliar o mercado todo. Saber trabalhar o networking também é indispensável.

Entre outras habilidades interessantes estão a proatividade e uma capacidade de argumentação afiada, pois ele deve ser capaz de atrair profissionais que muitas vezes já estão ocupados.

Por fim, todo o trabalho de um headhunter deve ser conduzido com base nos altos princípios éticos. Um profissional que exerce essa função pode ter acesso a informações sensíveis de diversas empresas e pessoas, portanto ele deve atuar sempre cautelosamente, de modo a garantir o sigilo delas.

Vale a pena contar com um headhunter?

Como tudo, ter o apoio de um headhunter traz suas vantagens e desvantagens. Então, é importante conhecer ambos os lados a fim de pesar o custo-benefício e definir se a contratação desse profissional é a melhor saída para a sua empresa.

Já citamos algumas das vantagens: uma atuação ativa em busca de talentos capazes de preencher as vagas disponíveis na sua companhia conforme o perfil desejado. Ele tem mais chances de atingir esse objetivo por contar com uma rede ampla de contatos.

Por outro lado, tratando-se na maioria das vezes de profissionais autônomos, eles não vivem a realidade da empresa. Sendo assim, pode não ser tão fácil alinhar as necessidades do negócio. Todavia, esse é um problema contornável, seja por meio da contratação de um headhunter fixo, seja de alguém com experiência no seu ramo de atuação.

Considerando todos os pontos citados neste post, entender o que é headhunter e como ele pode ajudar sua empresa mostra a importância desse profissional na condução de processos seletivos aprimorados e efetivos, levando a uma melhoria dos resultados obtidos.

Já contou com os serviços de um caçador de talentos ou está cogitando a ideia? Deixe um comentário aqui no post contanto a sua experiência.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos