Novembro Azul: um alerta para a saúde masculina

Sem Parar Empresas: Novembro Azul: um alerta para a saúde masculina

Depois do Outubro Rosa, que marca a conscientização para a prevenção do câncer de mama, chega o Novembro Azul para alertar os homens sobre o câncer de próstata. O dia 17 desse mês é reservado, justamente, para marcar o dia mundial do combate a essa moléstia.

De acordo com o Inca (Instituto Nacional de Câncer), o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, atrás somente do câncer de pele não-melanoma. No universo de homens e mulheres, é o quarto mais comum.

Veja como fazer uma campanha de Novembro Azul na empresa para engajar seus colaboradores nessa ação tão importante para garantir saúde e qualidade de vida.

Quais os principais sintomas do câncer de próstata?

Na fase inicial, o câncer de próstata evolui de forma silenciosa. Em muitos casos, o paciente não apresenta nenhum sintoma. Quando apresentam, são sinais parecidos com os do crescimento benigno da próstata.

Entre eles, podemos citar dificuldade em urinar e necessidade de ir mais vezes ao banheiro. Em estágio avançado, o paciente pode apresentar dor óssea, sintomas urinários ou infecção generalizada e insuficiência renal.

Como funciona o tratamento para o câncer de próstata?

O tratamento adotado dependerá, sobretudo, do estágio de evolução da doença. Enquanto o câncer estiver localizado apenas na próstata, as saídas adotadas envolvem cirurgia de remoção, radioterapia ou somente o acompanhamento do estado do paciente.

Para estágios em que a doença já avançou localmente no organismo, geralmente, são feitas cirurgias em combinação com tratamentos hormonais ou radioterapia. Em caso de metástase (quando a doença se espalha por outras partes do corpo), a principal indicação é o tratamento hormonal.

Obviamente, a orientação de tratamento é feita por um médico capacitado, que avalia a condição geral de saúde do paciente. Além disso, quanto antes o câncer for detectado, mais chances de sucesso no combate a ele.

Por que é sempre melhor prevenir?

Considerado um câncer da terceira idade, o risco da doença é maior em homens a partir dos 45 anos. Mas nem por isso os homens mais jovens devem deixar de se cuidar, especialmente, se na família tiver históricos de casos da doença. Isso passa por combinar bons hábitos com acompanhamento médico adequado.

Uma alimentação equilibrada, variada e sem exageros ajuda a diminuir o risco do câncer. Outros hábitos saudáveis são recomendados também, como incorporar atividades físicas regulares em sua rotina, diminuir o consumo de álcool e não fumar.

A Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) recomenda que os homens fiquem atentos com a saúde da próstata a partir dos 50 anos. Afro-brasileiros e aqueles com a doença no histórico familiar devem se preocupar desde os 45 anos.

Além dos hábitos citados acima, um importante e eficaz modo de prevenção é realizar o exame de PSA. Apesar de o toque retal ser mais conhecido, quando o assunto é o câncer de próstata, o PSA é recomendado como uma primeira análise.

O que é o exame de PSA?

A sigla para Prostate-Specific Antigens (antígenos específicos da próstata, na tradução para o português) é o teste frequentemente usado para detectar esse tipo de câncer precocemente. O PSA nada mais é do que um exame de sangue como qualquer outro. Uma amostra é retirada e enviada para análise.

O PSA não faz o diagnóstico, ele classifica o risco da doença. Quanto maior for o seu valor, maior é a probabilidade de o câncer existir. Uma vez identificado, não significa que o paciente deve receber alguns dos tratamentos indicados no tópico acima.

Cabe ao médico avaliar a situação e indicar o que deve ser feito . Em alguns casos, é preciso apenas um acompanhamento.

O que pode ser feito na empresa para conscientizar sobre o assunto?

Toda empresa, junto ao trabalho do setor de RH, tem papel importante na conscientização da mensagem do Novembro Azul e ajudar na prevenção dessa doença, que pode gerar complicações graves. Por isso, veja o que pode ser feito para engajar todos nessa campanha, indo além da decoração azul a das mensagens nas redes sociais.

Promova palestras e distribua material informativo

Assim como para muitas outras doenças, a informação é um elemento chave na luta contra o câncer de próstata. Isso ganha ainda muita força quando pensamos no estigma que existe em torno desse problema de saúde.

Por isso, a empresa pode ajudar a oferecer aos colaboradores melhores informações sobre o assunto, principalmente, desmitificando muitos pontos que atrapalham no diagnóstico precoce.

Organize palestras com profissionais de saúde e faça circular materiais informativos sobre o tema, como cartilhas e vídeos. É importante que haja espaço para que dúvidas sejam sanadas de forma certeira e acolhedora.

Promova o Dia da Saúde

Homens procuram menos os serviços de saúde que as mulheres, por uma série de fatores, que vão desde a falta de acesso até o medo. Contudo, isso traz reflexos sérios, principalmente, no caso de doenças nas quais o diagnóstico precoce é essencial para aumentar a chance de recuperação, como é o caso do câncer de próstata.

As campanhas de conscientização do novembro azul na sua empresa podem focar isso para promover uma melhor qualidade de vida entre todos os colaboradores. Para isso, coloque em prática o Dia da Saúde, reservado para que os homens procurem atendimento médico, façam exames e se informem a respeito da doença.

Se sua empresa oferece plano de saúde ou algum tipo de assistência médica, indique quais consultórios, clínicas e laboratórios fazem os exames (tanto de toque quanto o PSA) indicados para o diagnóstico da doença nas fixas etárias recomendadas. Esse pode ser um primeiro passo para que esses cuidados se tornem um hábito.

Agora que você viu como fazer uma campanha de Novembro Azul na empresa, que tal começar a se organizar para colocar as dicas em prática? Como mostramos no post, fornecer informações precisas e reforçar a necessidade de procurar assistência médica devem ser o foco dessa iniciativa, que pode trazer excelentes resultados na promoção da saúde e do bem-estar de todos.

Quer entender quais são as vantagens de oferecer benefícios para os seus funcionários, como planos de saúde e de assistência odontológica? Confira as principais vantagens dessa política.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos