A definição de metas é fundamental para o bom andamento de qualquer empresa, pois é a partir desse ponto que uma organização consegue atuar no mercado com maior segurança, delimitando, com clareza, um planejamento estratégico eficiente.

Boa metas empresariais devem perpassar toda a cadeia de colaboradores, indo da gerência aos estagiários, mas tomando diferentes formas para cada conjunto de funcionários.

E é justamente nesse contexto que os colaboradores de RH assumem maior importância, uma vez que são eles que gerenciam as relações entre as diversas pessoas que trabalham para o sucesso da empresa, avaliando e orientando cada funcionário.

Veja, a seguir, algumas dicas de como auxiliar na definição e no monitoramento dos planos de metas de sua corporação, possibilitando seu desenvolvimento e crescimento no mercado!

Realize um bom diagnóstico

Qualquer objetivo tem de ser fundamentado em bons diagnósticos. Assim, é imprescindível que, antes de se definir as principais metas da empresa para o próximo ciclo, sejam realizadas pesquisas quantitativas e qualitativas sobre sua situação naquele momento.

Contrate uma boa agência de pesquisas, defina as questões principais, relacionadas tanto ao desempenho comercial quanto ao funcionamento interno da organização, e somente estabeleça as metas de cada setor após estudar, cuidadosamente, o relatório de pesquisa.

Para o setor de RH, a investigação deve atentar, principalmente, às questões de relacionamento entre os funcionários, além de mapear suas motivações para o trabalho naquele ambiente.

Defina as metas da empresa

A partir deste diagnóstico, um conjunto de metas deverá ser definido para a empresa. As metas devem dialogar com a situação da empresa no mercado, com análises macroeconômicos e com a organização interna da corporação.

Podem ser metas mais gerais, como “dobrar de tamanho no período de um ano”, ou mesmo aquelas mais específicas, como “melhorar o relacionamento entre o setor de marketing e o setor de produção”. São estas diretrizes básicas que informarão os objetivos setoriais.

Estabeleça diferentes metas para diferentes setores

Será papel dos Recursos Humanos definir, a partir das diretrizes mais amplas, as diversas metas para os diferentes setores. É importantíssimo que estes objetivos sejam definidos em parceria com os colaboradores, pois somente desta forma eles verão sentido em seu esforço para atingir cada meta.

É necessário lembrar que uma das principais funções do desenvolvimento de metas é motivar os funcionários. Deste modo, tais objetivos devem dialogar com as aspirações de cada setor da empresa.

Elabore bons programas de incentivos

A melhor forma de levar os funcionários a cumprirem suas metas é recompensando-os por atingirem objetivos predefinidos. Dessa forma, torna-se fundamental que seja elaborado um programa de bonificação adequado, que conte com metas claras e eficientes, e valorize a cooperação entre os funcionários, melhorando a produtividade, comprometimento e motivação.

É a gestão adequada de um programa de incentivo, que dialogue diretamente com cada funcionário, que trará, de fato, o melhor retorno para a empresa. Os tipos de bônus podem ser vários: desde participação nos lucros, até a premiação para o cumprimento de algum objetivo específico.

Monitore o andamento do seu plano de metas empresariais

É fundamental que o plano de metas esteja, sempre, sob monitoramento. Fique atento ao cumprimento de seus diferentes objetivos, observando o andamento do cronograma da empresa.

Não deixe de verificar se as metas estão melhorando as condições produtivas e de Recursos Humanos da empresa, pois é justamente pelo entendimento de que estas duas áreas se complementam que a definição deste tipo de planejamento se torna essencial.

Se tudo tiver sido feito corretamente, nem será necessário cobrar os funcionários por sua produtividade, pois, motivados e comprometidos, eles se esforçarão para alcançar seus objetivos!

Esperamos que, com estas informações, você tenha maior clareza de como estabelecer e monitorar metas empresariais da sua organização.

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