Melhores empresas para trabalhar: o que elas oferecem? Confira!

GettyImages-1084174518-1-1-780x450

As melhores empresas para trabalhar são aquelas que enxergam muito além do presente e oferecem bem mais do que benefícios, valorizando cada profissional, suas habilidades e competências com união de esforços para alcançar resultados que sejam vantajosos para ambas as partes.

Em um novo mundo onde a tecnologia e suas soluções inovadoras se integram aos processos e pessoas, é notável que as características do passado já não são suficientes para manter uma empresa em evidência e reter talentos. É preciso inovar para alcançar vantagem competitiva.

O objetivo deste post é listar as principais características das melhores empresas para trabalhar no Brasil e explicar como desenvolver cada uma delas estimulando a permanência dos profissionais competentes e, assim, alcançar bons resultados!

Por que buscar diferenciais pode tornar uma empresa melhor para trabalhar?

Os bons profissionais da atualidade estão em busca de oportunidades de trabalho em que possam demonstrar seu talento em um ambiente agradável e colaborativo. A empresa precisa inspirar confiança e propor ideias inovadoras dentro do espaço corporativo.

Há um volume crescente de empresas que mantêm o capital humano e sua capacidade produtiva no centro do progresso empresarial. Para ter o empreendimento como uma das melhores empresas para trabalhar, quem estiver à frente do negócio deve observar as práticas concorrentes e aderir o quanto antes a esse formato.

Quais as características essenciais para uma empresa ser considerada entre as melhores?

Estar entre as melhores empresas para trabalhar é um desafio que muitos empreendedores enfrentam desde a concepção do negócio. Muitas empresas amargam um alto turnover sem saber ao certo os motivos da migração dos profissionais.

É possível que seja uma decisão pessoal ou por objetivos de carreira, mas é fato que, em diversos casos, a empresa pode ser a responsável por não oferecer um ambiente de incentivo à permanência dos profissionais.

Veja alguma das características mais relevantes que podem ser consideradas no processo de implantação de um novo modelo de gestão!

Criação de uma cultura de inovação

É comum ouvir a frase “sempre foi assim” e perceber alguns processos que poderiam ganhar um formato mais moderno acabarem engavetados ou limitados ao modo de operação do passado.

A inovação faz parte das soluções propostas pelo avanço tecnológico e muitos profissionais estão em sintonia com essa nova versão corporativa. Implantar uma cultura de inovação é permitir que as ideias se desenvolvam e uma nova maneira de fazer negócios seja explorada.

Com a inovação é possível aperfeiçoar processos e obter resultados mais satisfatórios, além de fortalecer o vínculo e o engajamento dos profissionais envolvidos. A atuação integrada, participativa, com alto senso de colaboração é um diferencial capaz de colocar a empresa em evidência no mercado.

Incentivo ao crescimento profissional e pessoal do funcionário

Quanto um empreendedor deve estar disposto a investir nos profissionais que atuam na sua empresa? Essa é uma pergunta que deve estar no topo da avaliação de gestão sobre os resultados esperados da equipe e do negócio.

Quanto maior o conhecimento de um profissional, melhor o seu desempenho. Incentivar o crescimento profissional é permitir que as melhores características sejam desenvolvidas e se tornem habilidades e competências diferenciadas.

Contudo, é fundamental atentar para a qualidade de vida dos colaboradores, para que haja equilíbrio entre a dedicação ao trabalho e a qualidade da vida pessoal. Um profissional que tenha o potencial reconhecido dentro da empresa, mas que também tenha tempo para o lazer, tende a sentir uma disposição contínua.

Plano de carreira estruturado

Incentivar o crescimento é essencial, mas a empresa deve proporcionar condições para que isso aconteça — ter um plano de cargos e salários, com planejamento de carreira vai despertar nos profissionais o interesse de permanecer na empresa e demonstrar o potencial necessário para aproveitamento gradativo.

As gerações da atualidade são compostas por perfis que desejam oportunidade rápida de ascensão. Os profissionais são mais impacientes e estão sempre focados em subir degraus. Ter um programa de plano de carreira vai manter a atenção voltada para as atividades da empresa com o objetivo de melhorias internas.

Pacotes de benefícios alinhados ao bem-estar do colaborador

O pacote de benefícios — embora não seja mais o único recurso de retenção de uma empresa — não deve ficar de fora das estratégias. Eles representam, em algum momento da carreira, a segurança e a comodidade para manter um funcionário vinculado à empresa.

Alguns benefícios são motivo suficiente para um colaborador decidir se manter na empresa por longo período e julgá-la a melhor de todas para trabalhar. Veja!

Licença-maternidade estendida

Independentemente de ser o primeiro filho, toda mãe deseja passar os primeiros meses ao lado do bebê. A empresa que compreende a necessidade desse momento de uma profissional competente e concede uma licença maior que o permitido por lei está um passo largo à frente da concorrência.

As mulheres têm uma força de trabalho incrível e contribuir para que a colaboradora exerça seu papel de mãe sem pressa fará com que, no retorno, em agradecimento, ela se dedique muito mais à empresa e desempenhe um trabalho ainda melhor.

Horário flexível

A passagem acelerada do tempo, o trânsito caótico, a administração das responsabilidades na vida pessoal e profissional — esses são alguns motivos para que muitos profissionais tenham dificuldade para serem pontuais.

Adotar horários flexíveis pode eliminar os problemas de atrasos constantes e, ao mesmo tempo, manter a motivação. O profissional com flexibilidade chegará mais tarde, mas permanecerá um pouco mais além do horário para compensar os minutos faltantes.

A empresa que facilita esse comportamento não perderá em eficiência e dedicação.

Home Office

O formato de trabalho em casa ainda é um tabu para muitas empresas, mas está cada vez mais frequente e comum para aqueles profissionais que não têm necessidade específica de ir à empresa para executar suas funções e entregar resultados.

A atuação em Home Office pode reduzir despesas do funcionário com deslocamento e alimentação e ainda aumentar o grau de satisfação, por permitir que ele desempenhe as atividades dentro do prazo estabelecido, mas sem a pressão do ambiente corporativo.

Apoio jurídico, psicológico e financeiro

Muitos profissionais passam por situações complexas que carecem de um apoio ou orientação. O baixo desempenho pode ter a ver com algum problema de ordem jurídica, psicológica ou financeira e cabe à gestão de pessoas observar e intervir em momento oportuno para dar suporte.

Pode ser que o profissional esteja passando por um momento de dificuldade financeira, por exemplo, e que a empresa possa auxiliar com alguma orientação sobre as providências a serem tomadas, aliviando a tensão e permitindo o resgate da excelência de trabalho.

Nem todas as pessoas conseguem falar abertamente dos seus problemas, e a empresa que se antecipa, percebe que algo não vai bem e interage com o colaborador, a ponto de apresentar soluções viáveis, estabelece uma relação de confiança, gratidão e reciprocidade.

Reformular a gestão e avaliar todos os motivos de perda de talentos ou dificuldades de retenção pode ajudar a formar um diagnóstico e conceder elementos importantes para implementar um processo de reinvenção e, assim, merecer o título de uma das melhores empresas para trabalhar.

Se você gostou deste post e percebeu o quanto algumas características são importantes para fazer parte do seleto grupo de melhores empresas para trabalhar, saiba mais sobre a gestão de benefícios e se torne ainda mais especialista no assunto!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos