6 dicas para medir a produtividade dos funcionários

O sucesso de qualquer negócio depende, em grande parte, da produtividade dos funcionários. A motivação deles é fundamental para que as metas sejam alcançadas, mas nem sempre é fácil contar com o engajamento de todos. Para que os melhores resultados sejam alcançados, é necessário medir a produtividade dos funcionários.

Mensurar a produtividade dos seus colaboradores é uma maneira eficaz de controlar o sucesso do negócio, o alcance das metas e o respeito à cultura organizacional. Apesar da remuneração financeira ser um bom estímulo, não é a única alternativa. Certamente, quanto maior for a satisfação do funcionário, mais chances a empresa tem de conquistar o engajamento dele.

A seguir, listamos 6 dicas para medir a produtividade dos funcionários. Acompanhe!

1. Defina metas

Os desafios costumam estimular os profissionais, mas é preciso respeitar os limites deles e os recursos disponíveis da própria empresa. Também não podem ser metas muito simples, pois os mais talentosos poderão se julgar menos valorizados.

Na verdade, é possível estimar metas conforme o potencial de cada grupo, setor ou profissional. Essa medida ajudará, inclusive, a mensurar com mais exatidão a performance do funcionário, já que ele será avaliado nos limites de sua própria capacidade.

2. Estabeleça critérios

Outra dica para medir a produtividade dos funcionários é estabelecendo critérios de avaliação. Nesse sentido, alguns indicadores numéricos que podem ser analisados são:

  • captação de novos clientes;
  • trabalhos por cliente;
  • tempo dedicado a cada cliente;
  • quantidade de vendas ao dia;
  • elogios por atendimento.

Há diferentes maneiras de aplicar essa métrica, dependendo do tipo de empresa e da área em que ela atua. Para estabelecer critérios sólidos é importante que os objetivos e as metas já estejam bem definidos.

Uma forma eficaz de medir a produtividade dos funcionários é usando o critério do aumento na receita total da empresa.

3. Acompanhe os indicadores periodicamente

Os indicadores permitem a obtenção de resultados mais precisos, mas convém usá-los com regularidade. Não adianta medir a produtividade dos colaboradores apenas de forma intuitiva. Os números ajudam na obtenção de dados efetivos, mais seguros.

Cada setor empresarial tem um indicador específico. O setor financeiro, por exemplo, considera os lucros, a taxa de endividamento e outros pontos importantes a serem acompanhados. O setor de vendas leva em conta o ticket médio, a taxa de conversão e outros.

Para cada meta definida no planejamento estratégico, um indicador deve ser definido para mensurá-la.

4. Observe qualidade e quantidade

Para medir a produtividade dos funcionários com eficiência, é fundamental entender que isso está ligado a dois fatores: a qualidade e a quantidade.

Esses dois pontos precisam ser bem trabalhados, da mesma forma que as metas. A quantidade se relaciona às metas definidas pela empresa em números, como a quantidade de mercadorias que devem ser vendidas em uma semana ou em um mês. Inclui-se também o valor financeiro que deve ser alcançado.

A qualidade se refere ao padrão que será seguido pelos funcionários nas atividades de rotina. A quantidade jamais deve sobressair sobre a qualidade. É importante otimizar a qualidade do grupo por meio de treinamentos, que mostrem de forma clara a cada funcionário o padrão da empresa.

5. Faça benchmarking

Procure empresas do mesmo segmento e que tenham processos parecidos aos do seu negócio. Avalie as práticas saudáveis de outras organizações que exercem atividades similares às suas e ponha em funcionamento aquilo que for compatível com o perfil da sua empresa.

6. Busque o suporte tecnológico

A tecnologia também desempenha um papel importante no controle da produtividade. Muitas ferramentas podem ser usadas, sendo uma das mais importantes o controle de ponto — deve ser feito o monitoramento de toda a carga horária do trabalhador.

A tecnologia facilita o trabalho do gestor. A produtividade melhora porque os sistemas automatizados cuidam da burocracia, permitindo que seja dada mais atenção a outras atividades, mais importantes.

Medir a produtividade dos funcionários é uma forma de melhorar não apenas os resultados do negócio, mas otimizar o relacionamento com os colaboradores, que se sentem mais valorizados pela empresa e acabam produzindo mais e melhor.

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então aproveite para entender como motivar a sua equipe de funcionários!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos