Manutenção dos benefícios empresariais como ferramenta positiva

post_thumbnail-898005ce1b249094f812c02ea9f47cae-1110x430

A manutenção de benefícios empresariais é um cuidado indispensável para qualquer negócio. Não basta definir um bom pacote uma só vez: é preciso acompanhá-lo e avaliar seus resultados, visando sempre ao alinhamento com as suas metas e com a produtividade do time.

Investir em soluções diferenciadas e buscar inovação são apenas algumas das ações mais importantes. Neste post, vamos mostrar alguns passos fundamentais nesse processo, além de dar dicas para tornar a sua gestão ainda mais eficiente. Continue a leitura e saiba mais!

O que os benefícios empresariais representam?

Os benefícios fazem parte da estratégia de uma empresa. Eles devem estar alinhados com a cultura organizacional e com o perfil dos funcionários, refletindo os valores da corporação, promovendo a satisfação e, portanto, contribuindo para o melhor desempenho possível. O pacote de benefícios faz parte da gestão de pessoas, impactando diretamente o dia a dia e os processos em médio e longo prazo.

Quando as escolhas são bem-feitas, os resultados são otimizados: os profissionais se sentem mais reconhecidos, pertencentes e engajados com a organização, favorecendo a produtividade e a retenção de talentos. As suas necessidades e demandas são atendidas, permitindo que foquem da melhor forma em seu trabalho.

Quando algo não está adequado, porém, os impactos são revertidos: a empresa perde facilmente seus integrantes, que partem em busca de outras oportunidades. Assim, ela se torna menos competitiva, deve arcar com maiores custos e todo o fluxo de trabalho é prejudicado.

Os benefícios mais comuns, atualmente, estão ligados ao bem-estar e à qualidade de vida, assim como à humanização e à gestão financeira. O vale-alimentação, o vale-refeição e a assistência à saúde são alguns dos mais visados, pois contribuem para uma vida mais saudável e aliviam o orçamento do usuário. 

Para tomar as melhores decisões, no entanto, é preciso considerar as particularidades da sua empresa, além de realizar a manutenção adequada do pacote. Confira algumas dicas sobre esse assunto no próximo tópico!

Como fazer a manutenção de benefícios empresariais?

O pacote de benefícios pode e deve se transformar, sendo atualizado sempre que for necessário. As demandas, prioridades e interesses dos indivíduos mudam, assim como o mercado e os objetivos da empresa. Logo, o que era uma grande vantagem no ano passado pode não ser mais tão viável agora. 

Até mesmo os serviços mais importantes, como o vale-alimentação, ganham novas versões mais vantajosas. Assim, é essencial ficar atento e não ficar estagnado. Isso não significa, porém, aderir a qualquer tendência. Confira a seguir como fazer a manutenção estratégica!

Acompanhe indicadores e o cenário atual

Acompanhar os índices de satisfação, engajamento, motivação e rotatividade, por exemplo, é uma parte essencial das rotinas do RH. É isso que vai apontar demandas e necessidades, inclusive em relação aos benefícios. 

Realize pesquisas internas sempre que achar necessário, permita que os funcionários opinem sobre o pacote atual e avalie o quanto ele ainda está alinhado. Leve em conta o estilo de vida e o momento presente da equipe, já que o contexto externo influencia nas prioridades. Com a pandemia do coronavírus, por exemplo, o auxílio de home office ganhou destaque para muitos, até mesmo para quem nunca tinha o considerado.

Considere os objetivos da empresa

Para além das demandas da vida dos funcionários, é importante avaliar se os benefícios contribuem para os planos do negócio. Se a empresa quer se tornar mais flexível, por exemplo, com maior foco no bem-estar, será que está oferecendo as vantagens que incentivam esse cenário? 

Ela conta com cartões que dão liberdade de escolha e uma ampla rede credenciada ou limita seus funcionários com poucas possibilidades? Uma análise das próprias metas, em conjunto com os efeitos dos benefícios fornecidos, pode fazer toda a diferença, trazendo insights e ideias inovadoras.

Acompanhe as normas e a legislação

O pacote de benefícios deve ir além das questões obrigatórias, fornecendo vantagens realmente diferenciadas para os funcionários. No entanto, é essencial acompanhar a legislação e as definições sindicais, respeitando os direitos das categorias profissionais que compõem sua empresa.

Manter-se atualizado quanto às normas dos benefícios é fundamental para evitar processos para o negócio. Acompanhe as atualizações na CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), assim como os acordos e as convenções coletivas. Dessa forma, será possível fazer os devidos ajustes, quando necessário, e manter a gestão otimizada.

Acompanhe as novidades do mercado

Como já comentamos, os benefícios estão sempre se transformando. A tecnologia vem trazendo novas versões mais práticas e vantajosas, além de novas modalidades e alternativas. É o caso, por exemplo, do VB iFood Benefícios: um cartão que une os vales de alimentação e refeição, tanto para compras em lojas físicas quanto pelo aplicativo. 

Com inovações como essa, o seu negócio ganha ainda mais destaque no mercado. Você conta com um melhor custo-benefício e maior satisfação dos funcionários, devido à facilidade e ao conforto proporcionados. Assim, vale a pena se manter atualizado e estudar as tendências, selecionando aquelas que realmente combinam com o seu time e se adéquam à companhia.

Estude seus concorrentes

As decisões sobre os benefícios não devem ser baseadas apenas no que as outras empresas fazem, já que as vantagens devem refletir a identidade do seu negócio. No entanto, informar-se sobre a concorrência ajuda a se manter atento, compreendendo o que tem sido atrativo para os profissionais e o que é necessário para sua competitividade.

Encontre bons parceiros

Para finalizar, não poderia faltar essa dica. Afinal, bons parceiros são essenciais para a gestão de benefícios: eles facilitam os processos e trazem condições alinhadas com a sua empresa. Portanto, busque um fornecedor com experiência de mercado, que entenda suas demandas e tenha serviços diferenciados. Assim, você oferece o melhor para os colaboradores com um bom custo-benefício.

Essas são as melhores práticas para a manutenção de benefícios empresariais. Lembre-se de que esse é um trabalho contínuo, que exige um bom planejamento e um olhar estratégico. Dessa forma, sua empresa conseguirá os melhores resultados.

Como é sua experiência com a manutenção de benefícios? Deixe um comentário sobre as vivências da sua gestão e aponte o que achou do nosso conteúdo!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos