Saiba por que manter os benefícios corporativos em tempos de COVID-19!

Sem Parar Empresas: Saiba por que manter os benefícios corporativos em tempos de COVID-19!

A pandemia do COVID-19 trouxe mudanças profundas para nossos hábitos, comportamentos e, como não poderia deixar de ser, nossa rotina de trabalho. Com a transição para o modelo home office, as angústias e adaptações do isolamento, manter os benefícios corporativos para os colaboradores é uma iniciativa mais do que recomendada.

Em momentos de crise (com destaque para o atual cenário, que envolve questões de saúde e incertezas), é fundamental que a gestão dos negócios seja um ponto de apoio para a equipe.

De fato, trazer tranquilidade não apenas amplia a confiança dos funcionários na empresa, como também fortalece positivamente a marca no mercado. Descubra por que continuar a investir nos benefícios para seu quadro de funcionários!

Tempo de repensar a relação (de apoio!) com o colaborador

O atual momento é uma oportunidade valiosa para repensar os benefícios oferecidos e priorizar determinadas frentes. É importante, por exemplo, focar na área de saúde ocupacional, considerando tanto os colaboradores expostos ao COVID-19 quanto aqueles com comorbidades crônicas e distúrbios psicológicos.

Nesse cenário, muitas empresas estão oferecendo sessões de terapia online para o time, além de maior aproximação entre o gestor de benefícios e a operadora de saúde, esclarecendo eventuais dúvidas.

Para funcionários contaminados ou com pacientes de coronavírus na família, alguns RHs estão oferecendo pagamento extra para folgas, além da necessária dose de compreensão para aqueles que trabalham com crianças em casa.

Manter outros benefícios considerados “básicos” (como o vale-refeição e alimentação, além de observar a Lei do Vale-Transporte e compensar possíveis perdas) também faz toda a diferença para garantir mais estrutura, bem-estar e engajamento por parte da equipe.

Trata-se, enfim, de um momento crítico para alinhar o discurso com a prática: os colaboradores realmente vêm em primeiro lugar na sua empresa?

5 razões para manter os benefícios corporativos na crise do COVID-19

Motivação dos colaboradores

Funcionários que se sentem valorizados são, por via de regra, funcionários mais motivados. Vale lembrar, nesse sentido, que o nível de motivação dos colaboradores tem impacto direto na qualidade do trabalho, na produtividade e na entrega de resultados em geral.

Em qualquer cenário, a oferta de bons benefícios corporativos é um dos fatores mais decisivos para o aumento da motivação e da valorização do funcionário. Nos períodos de crise, essa importância é potencializada.

Estamos, afinal, diante de uma realidade de muitas angústias, incertezas e preocupações. Ao se perceber apoiado pela empresa, que se posiciona para ajudá-lo em momentos difíceis, o colaborador tende a se sentir mais seguro, focado e motivado para alcançar suas metas diárias de trabalho. Isso, por sua vez, também impacta nos rendimentos positivos da organização.

Bem-estar da equipe

Como mencionamos, esta é a hora em que as empresas realmente colocarão à prova sua missão relativa aos seus recursos mais preciosos: as pessoas. É preciso ter em mente que este momento, que alia uma crise sanitária a grandes desafios econômicos e sociais, desperta muitos sentimentos de medo e angústia.

Isso exige empatia por parte dos líderes e demais figuras que podem garantir mais bem-estar em larga escala. Manter os benefícios corporativos, nesse sentido, é uma forma significativa de minimizar os receios da sua equipe, de dizer “estamos aqui para você”, “somos um apoio”, “atravessaremos tudo isso juntos”.

Employee Experience

Já ouviu falar em employee experience? Reflexo de um setor de RH estratégico, o conceito diz respeito à “experiência do colaborador”. Em poucas palavras, trata-se de um conjunto de ações e interações entre o funcionário e a empresa desde o momento da sua admissão até um potencial desligamento.

Podemos afirmar, nesse cenário, que o mesmo foco dado para a experiência do consumidor (visando atraí-lo, retê-lo, garantir sua satisfação e incentivar recomendações) é dado para o funcionário da empresa. Trocando em miúdos, isso quer dizer encarar os colaboradores como verdadeiros clientes internos.

Vale destacar que os resultados de ações eficientes de employee experience incluem atração/retenção de talentos, produtividade, mais engajamento da equipe e promoção da marca do empregador.

Não por acaso, manter os benefícios corporativos em tempos de COVID-19 é uma ação poderosa para fortalecer a estratégia de employee experience, destacando os esforços da empresa em permanecer ao lado dos seus talentos em momentos difíceis.

Melhoria no engajamento do time

O chamado “engajamento profissional” é outro pilar valioso da motivação, da produtividade e de melhores resultados e rendimentos para a empresa.

Refletindo a conexão entre o colaborador e seu trabalho, o engajamento acontece quando há alinhamento entre os objetivos da organização e do funcionário, o que resulta em mais empenho, produtividade e qualidade nas entregas.

Durante períodos turbulentos e desafiadores, o nível de estresse e preocupação com o qual lidamos todos os dias tendem a prejudicar a concentração e a performance nas tarefas profissionais.

Nessa perspectiva, mais uma vez, a iniciativa de manter os benefícios corporativos entra em cena para tranquilizar e apoiar os funcionários, reforçando o elo dos mesmos para com a empresa e promovendo uma alta no engajamento em relação à rotina de trabalho e às metas e demandas da organização.

Branding positivo: fortalecimento de marca em tempos de crise

É claro que o bem-estar proporcionado, a empatia e o caráter humano do apoio aos funcionários falam mais alto e já são motivos suficientes para justificar a continuidade dos benefícios corporativos.

É interessante mencionar, porém, que prosseguir investindo em mais qualidade de vida e segurança para os colaboradores é uma ação valorizada e incentivada pelo público geral em meio à pandemia.

Enquanto muitos negócios cortam custos e aplicam demissões em massa para sobreviver à crise, aqueles que têm condições de se manter no mercado devem continuar a oferecer os recursos que auxiliam nas necessidades cotidianas dos colaboradores (como alimentação, despesas e assistência de saúde).

Essa iniciativa por parte do setor empresarial não só é cobrada pela sociedade, como também valorizada e celebrada no mercado, o que se reflete em grandes benefícios para a marca.

E então, gostou do conteúdo? Como sua organização tem se movimentado para dar assistência aos colaboradores nesses tempos tão desafiadores? Caso você precise de ajuda nesse momento, a VB tem a melhor estratégia para te auxiliar a implementar e manter os benefícios corporativos que fazem a diferença.

Entre em contato conosco e vamos conversar sobre os melhores caminhos para seu negócio!

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