Mães em home office: como ajudar suas colaboradoras neste cenário?

Sem Parar: Mães em home office: como ajudar suas colaboradoras neste cenário?

Ainda que o cenário da pandemia da Covid-19 tenha arrefecido, muitas empresas mantiveram esquemas de trabalho remoto, uma vez que perceberam a série de vantagens desse modelo. Ainda assim, alguns grupos têm mais dificuldade em ajustar sua rotina. Esse é o caso das mães em home office.

Logo, as empresas devem ser preocupar com os desafios que essas profissionais enfrentam e adotar medidas que facilitam seu dia a dia, sem comprometer a produtividade e a qualidade de vida no trabalho. Pensando nisso, separamos algumas sugestões do que pode ser feito. Boa leitura!

Quais os desafios das mães em home office?

Não é apenas uma impressão de que o home office é mais difícil para mulheres e mães. Dados parciais de uma pesquisa feita pela startup Pin People indica que 40% das colaboradoras atuando de casa nessas condições não estão com a saúde emocional em dia.

A pesquisa ouviu mais de 30 mil trabalhadores de 100 empresas e levou em conta métricas da experiência do colaborador, conforto e clareza nas atividades do dia a dia, suporte do gestor, nível de produtividade e até mesmo o modo de comunicação relativa às medidas em relação à Covid-19.

Tais números são apenas reflexo de uma realidade com as quais as mulheres, que são mães, precisam conviver: a sobrecarga de trabalho causada pela dupla (e até mesmo tripla) jornada que envolve não apenas as obrigações do trabalho, como também os cuidados com os filhos e com a casa.

Ainda que a sociedade tenha evoluído e a divisão da tarefa entre os membros do casal seja mais frequente, não é raro que as mulheres assumam a dianteira na maioria dessas responsabilidades. No longo prazo, isso compromete a qualidade de vida, a produtividade e até mesmo a saúde mental de quem precisa se desdobrar para dar conta de tudo.

Como as empresas podem ajudar na jornada de trabalho dessas mães?

Além da conscientização para que os homens também assumam suas responsabilidades em relação aos filhos, as empresas também podem contribuir para o bem-estar das mães em home office. Veja algumas das medidas mais eficiente.

Flexibilidade nos horários

Adotar horários mais flexíveis costuma ser a medida com resultado mais imediato para que as mães consigam equacionar suas obrigações da melhor forma.

Dessa forma, o ideal é, sempre que possível, oferecer alternativas de jornadas diferentes das tradicionais 8 horas feitas em um ou dois blocos de tempo. Períodos mais fragmentados ou horários de trabalho fora do horário comercial podem ser uma boa opção.

Fortalecimento do diálogo com os gestores e o RH

Colaboradores, gestores e o setor de RH devem também ajustar suas expectativas com relação à produtividade das mães em home office. Para isso, é fundamental manter canais de comunicação abertos sempre, de forma a permitir ajustes na maneira como o trabalho é entregue.

Melhores benefícios

Como não poderia deixar de ser, os benefícios ajudam bastante a rotina de quem precisa não apenas trabalhar de casa, como cuidar dos filhos. Por isso, considere sempre as necessidades das colaboradoras na hora de definir o seu plano de benefícios. Cartões para alimentação e acesso a serviços de saúde (inclusive mental) são boas recomendações.

O desafio das mães em home office é enorme, mas isso não significa que elas precisam passar por isso sozinhas ou ainda ter suas carreiras prejudicadas por essa circunstância. Por isso, as empresas devem estar atentas para adequar suas práticas e oferecer o suporte necessário.

Aproveite e veja como nosso guia ajuda seus colaboradores a terem um home office produtivo sem abrir mão do bem-estar.

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos