Liderança resiliente: entenda a importância para líderes e gestores

Muito se fala sobre a liderança resiliente e é fato que esse tipo de liderança tem sido muito buscado nos últimos tempos. Afinal, um bom líder hoje em dia deve estar pronto para lidar com as adversidades, trabalhar sob pressão e, ainda assim, motivar a sua equipe.

Para conseguir dar conta de tudo isso, a resiliência é uma habilidade imprescindível para líderes e gestores. Mas se você ainda não se sente um líder resiliente, não se preocupe, pois essa habilidade pode ser desenvolvida ao longo da sua carreira.

Se você quer saber um pouco mais sobre liderança resiliente e como desenvolver essa habilidade, continue lendo este post!

O que é resiliência?

A resiliência é um termo que foi originado na física, significando a capacidade que um corpo tem de voltar ao seu estado normal após uma deformação. Quando trazemos esse conceito para o mundo dos negócios, a resiliência é traduzida como a capacidade que um profissional tem de lidar com os problemas, superá-los e até mesmo enxergá-los como uma oportunidade de aprendizado e crescimento.

Em outras palavras, um profissional resiliente não desiste de suas metas e objetivos. Além disso, sempre encontra uma maneira viável de contornar as adversidades e os desafios, sem deixar que a situação abale seu rendimento.

Por que é fundamental que os líderes sejam resilientes?

Considerando o cenário corporativo atual, sabemos que as mudanças são constantes dentro das empresas. Os avanços tecnológicos que não param de acontecer, inclusive, tem bastante responsabilidade nesse caso.

Por isso, é fundamental que os líderes da empresa sejam resilientes, demonstrando capacidade de enfrentar os desafios, tomar decisões, lidar com seus erros e de sua equipe, além de saber lidar com os momentos de crise. Também entendem que as falhas são oportunidades de aprendizado e sempre dão feedbacks construtivos quando necessário, contribuindo para o amadurecimento de todos.

Afinal, o líder deve dar o exemplo — ele é o responsável por inspirar e motivar sua equipe a adotar uma atitude resiliente também. Dessa forma, é capaz de aumentar a confiança de seus membros e promover sua adaptabilidade, construindo um ambiente calmo e saudável.

Quais são as principais características de um líder resiliente?

Certas características costumam ser percebidas nos líderes resilientes e, abaixo, listamos algumas delas para você se identificar. Veja!

Autoconfiança

Quando o profissional confia em sua capacidade de resolver uma tarefa ou solucionar determinadas situações, ele não se desespera com os imprevistos e trata logo de buscar uma nova maneira de fazer o serviço. Ou seja, ele tem convicção de que vai superar esse momento e driblar os desafios com seu bom trabalho

Persistência

A persistência é uma característica dos líderes resilientes, pois eles não se cansam ao ir atrás do objetivo proposto. São aquelas pessoas que não desistem após as dificuldades — em alguns casos, elas servem até mesmo como um fator motivante.

Otimismo

O otimismo de um líder resiliente não se trata de acreditar que tudo vai dar certo sempre, mas sim saber que para toda situação pode haver um plano B, além de saber tirar um aprendizado de cada adversidade.

Empatia

Saber se colocar no lugar do outro também é algo comum em uma liderança resiliente. Afinal, isso facilita a comunicação e o entendimento de ambas as partes, para que todos possam chegar a uma solução juntos.

Como vimos, a resiliência proporciona diversos benefícios para uma empresa. Investindo em gestores e líderes com essas características, a tendência é que toda a equipe fique mais motivada e produtiva.

Você também acha que uma liderança resiliente é fundamental para gestores? Deixe aqui seu comentário e compartilhe sua opinião conosco!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos