7 passos para fazer uma job description completa

post_thumbnail-419432502a46c8ed22e3dad7105b9549-780x430

O processo de recrutamento e seleção é uma das etapas mais importantes da gestão de pessoas. É por meio dele que novos profissionais podem integrar o quadro de trabalho, além de compor equipes de alta performance. Para tanto, a job description é essencial.

Job description consiste na descrição do trabalho, isto é, do cargo que será ocupado. Ela deve deixar claro quais são as competências técnicas e comportamentais ideais ao candidato. Assim, além de orientar o processo de contratação, pode engajar os profissionais certos.

Adiante, apresentamos 7 passos para fazer uma job description completa e garantir que as pessoas corretas para vaga sejam atraídas pelo trabalho. Continue atentamente com a leitura!

1. Lembre-se do seu público-alvo

Para escrever a job description, o primeiro passo é ter clareza sobre seu público-alvo. Sem isso, seu processo de descrição pode ser desorientado, talvez até moroso demais. Em geral, há dois públicos:

  1. o recrutador;
  2. o profissional.

O recrutador (ou selecionador) é basicamente quem vai conduzir o processo de aquisição do novo talento. É importante que ele tenha uma clara descrição da vaga, pois suas decisões de rejeição ou aceite dependerão exatamente do que está sendo demandado pela empresa.

Tão importante quanto é o candidato. A job description deve ser suficientemente chamativa para estimular a candidatura, bem como informativa para que ele avalie se tem aderência ao cargo e/ou empresa. Do contrário, pode se sentir desconfortável com a vaga.

2. Reflita sobre as competências técnicas necessárias

Um segundo passo é olhar para o cargo e refletir sobre as competências técnicas exigidas do seu ocupante. Elas se referem a certificações e/ou habilidades consideradas indispensáveis ao ocupante. Ou seja, sem elas, nada feito!

Imagine, por exemplo, o cargo de contador. Obter bacharelado em ciências contábeis e credenciamento no Conselho Regional de Contabilidade (CRC) são competências básicas. Sem elas, o profissional pode ficar impossibilitado e não deve se candidatar à vaga.

Existem muitas outras habilidades técnicas, como o conhecimento de um software ou a fluência em um segundo idioma. É preciso, porém, ter cuidado. Quanto mais competências técnicas você exige, mais restringe o cargo e limita o número de potenciais candidatos.

3. Nunca esqueça as habilidades comportamentais

Um erro grave (e muito cometido) é não incluir as competências comportamentais na descrição do cargo. Elas consistem nas atitudes, hábitos e crenças que o profissional necessita para ocupar o cargo, mas que são mais difíceis de avaliar.

Pense, por exemplo, em um vendedor. A habilidade de negociação é crucial e deve estar presente na job description. Se o profissional não souber conduzir sua venda até um resultado do tipo ganha-ganha, dificilmente é apto para aquele cargo ou empresa.

Há muitas outras competências comportamentais, como o espírito de equipe, a boa comunicação e a habilidade em liderança. Há testes específicos, comumente psicológicos, que permitem a análise e identificação de tais habilidades comportamentais.

4. Seja claro sobre a vaga de trabalho

Como pode observar, além de foco, a job description precisa ser clara quanto às competências técnicas e comportamentais demandadas. Porém, isso não é suficiente. Você também precisa esclarecer qual é o cargo e quais suas principais atribuições ao longo do expediente.

Essa descrição da vaga é essencial para que o talento avalie se ele realmente tem interesse no cargo e nas suas atribuições. Sendo assim, é um mecanismo de triagem dos profissionais certos. Quanto melhor a descrição da vaga, mais provável que a triagem seja bem-sucedida.

Agora, que fique claro: sua descrição deve ser muito breve, ir direto ao ponto. Nenhum profissional gosta de gastar muito tempo na descrição da vaga, então deixe apenas o que é realmente relevante e pode determinar a decisão de aplicação à vaga do profissional.

5. Mostre os benefícios de atuar na empresa

Ao fazer uma boa job description, você também precisa saber “vender seu peixe”. Ou seja, evidenciar o porquê de sua empresa ser um ótimo lugar para trabalhar. Sem isso, torna-se mais difícil atrair os verdadeiros talentos e engajá-los ao longo de toda a contratação.

Um excelente começo é oferecer benefícios especificá-los bem, sejam eles financeiros, sejam não financeiros. O vale-transporte, vale-alimentação e vale-refeição são bons exemplos disso, além de eventuais comissões ou bonificações financeiras.

Outra coisa interessante é mostrar que a empresa conta com um plano de benefícios. Ou seja, à medida que o profissional cresce na empresa e ocupa novos cargos, ele pode ter acesso a benefícios mais atraentes. Assim, fica ainda mais fácil conquistar talentos.

6. Seja bastante objetivo nas palavras

Se você conta com todas as informações anteriores e tem dados suficientes para criar uma descrição de cargo realmente completa, a questão é: não adianta só colocar as palavras no papel, é preciso fazer isso de maneira objetiva, concisa e atraente.

Para tanto, não pense na job description como um documento burocrático. Pense nela como um recurso estratégico que pode simplificar e até potencializar sua seleção. Ela deve reunir as palavras certas em uma cadeia lógica de informações, de forma enxuta.

Quanto mais palavras sua job description fornece, mais esconde o que realmente importa e mais energia exige. Isso implica dois problemas:

  1. aumenta o erro de triagem, visto que não esclarece o que importa;
  2. desestimula a candidatura de alguns talentos.

7. Ajuste tudo ao meio de divulgação

Uma última dica é ter atenção ao meio pelo qual sua vaga (e, consequentemente, job description) será divulgada. É preciso selecionar o meio certo e capaz de levar sua mensagem até o candidato almejado, do contrário seus resultados serão inferiores aos desejados.

Os meios digitais são os mais populares. É possível destacar as redes sociais, páginas de carreira e sites de emprego. Em geral, eles são bastante flexíveis e permitem que você crie e fale à vontade do seu cargo. Mas lembre: menos é mais, seja objetivo e atraente.

Agora você sabe o que é job description e quais os passos mais relevantes dela. Não esqueça que a descrição do cargo é um recurso estratégico, afinal, facilita todo o processo de recrutamento e seleção, bem como ajuda a engajar os talentos apropriados para o cargo.

Gostou do nosso artigo, certo? Veja, agora, como utilizar seus benefícios empresariais como diferencial competitivo e alavancar os resultados do seu empreendimento. Vamos lá!

Destaques

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
Sem Parar Empresas: Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema
8 - Junho - 2020

Síndrome de burnout: tudo o que você precisa saber sobre o tema

Trabalhar bastante, se preocupar com entregas e prazos, respeitar seus próprios limites e ainda lidar com o estresse do dia a dia — o que tu…

Receba nossa newsletter

Gestão de veículos